terça-feira, junho 09, 2009

Complexo Esportivo às escuras






Os Vereadores em Ação estiveram ontem visitando o Complexo Esportivo junto ao Ginásio de Esportes Vilson Custódio e descobriram que o complexo está às escuras.

Segundo o presidente da Câmara João Evangelista os moradores daquela região reclamaram do problema alegando que o local está abandonado e que se tornou um ponto de uso de drogas.

O que mais impressionou os vereadores foi a força de vontade dos jovens apodienses, que mesmo em condições adversas, como esta, ainda assim procuram ter um momento de lazer com a prática de esportes.

Vários jovens estavam jogando bola mesmo com a escuridão que estava o complexo esportivo.

Histórias como a de Letícia são comuns no nosso município

Felipe e Kainan gostariam de morar com os pais


A história de Letícia pode ter tido um final feliz, mas infelizmente ela não era a única com enredo triste entre tantas que acontecem diariamente no nosso município. Felipe, de 10 anos e Kaianan, de 7 anos são irmãos e têm em comum com Letícia a vontade inabalável de mudar de vida através do estudo.

Todos os dias, eles percorrem 2 km de bicicleta, para chegarem ao sítio Traíras, onde freqüentam a sala de aula. O difícil percurso a ser percorrido em estradas esburacadas e enlameadas nesse período de inverno, já é motivo suficiente para sensibilizar as pessoas, mas existe um ingrediente a mais: para que o percurso seja mais curto, eles precisam morar separados dos pais.

Filhos do casal Fabinho e Jucineide, que moram no sítio Rapé, os garotos precisam passar a semana na casa dos avós maternos, para poderem ter acesso à escola, já que o transporte escolar não vai até o sítio dos seus pais. Para que a família pudesse ficar junta durante toda a semana, seria necessário aumentar o percurso do transporte escolar em 4 km.

Vivendo num ambiente de muitas dificuldades, seria considerado normal que essas crianças optassem pela evasão escolar, engrossando as estatísticas que colocam a educação do nosso município num índice abaixo da média nacional, mas esses meninos têm mais um ponto em comum com Letícia: a vontade de estudar. “Tenho que aprender”, resume Felipe, quando perguntado por que quer tanto ir à escola.

Vereadores Acompanham trabalhos realizados no Município de Severiano Melo

Paulo de Telecio e Chico de Marinete observam os trabalhos

Chico de Marinete acompanhando os trabalhos

Piçarra doada

Os Vereadores em Ação visitaram o Município de Severiano Melo e acompanharam um trabalho de Planejamento realizado com algumas estradas. O Prefeito da referida cidade já iniciou os trabalhos cavando a piçarra, pois no verão é impossível realizar tal trabalho.
Os trabalhos estão sendo realizados na comunidade de São Dimas, município de Apodi. A piçara usada foi doada pelos proprietários. Estavam presente na visita os vereadores Evangelista, Paulo e Chico de Marinete.
Fica então uma idéia para o poder executivo de Apodi, já que nosso município é dotado de muitas estradas que geram muitos problemas no período do inverno.

Final feliz para a história de Letícia

Uma boa notícia para os que torceram pela garotinha Letícia, da Lagoa do Feijão, que sai de casa todos os dias de 6h da manhã e pedala três quilômetros de bicicleta, para poder freqüentar a escola e realizar seu sonho de aprender a ler.

Segundo informou o responsável pelo transporte escolar do município de Apodi, Vilcimar Morais, o problema de Letícia já foi resolvido, com a contratação de uma moto para transportá-la até o local onde o carro vai pegar os demais alunos e que a levará até a escola.

Letícia agradece e todos aplaudem a atitude da Secretaria de Educação do Município, que se sensibilizou com o problema dessa garota de 06 anos que dependia de uma atitude muito simples para realizar seu sonho de estudar.