quinta-feira, março 04, 2010

Audiência da Saúde tem pouca participação



Secretário reconhece que participação dos vereadores nas audiências é fundamental porque eles são os legítimos representantes dos anseios da população


Com uma participação popular muito reduzida, aconteceu ontem pela manhã, na câmara municipal, a Audiência Publica Trimestral das ações da secretaria de saúde em cumprimento a lei Nº 8.689-93 artigo 12.

O secretário Ivanildo Lima falou que atualmente a prefeitura transporta pacientes para Natal, Alexandria, Caraubas, Mossoró e Russas, mas que existe uma luta para a efetivação de um consórcio para que a cirurgias eletivas sejam feitas em Apodi. Segundo ele, participariam de consórcio as cidades de Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú, além de Apodi.

Na opinião de Dra. Solange, teria alguém que atrapalha a concretização desse consórcio e o presidente da câmara, Evangelista Menezes perguntou se essa pessoa seria de Apodi, mas ela não citou nomes e sugeriu que poderia ser de outras cidades.

O secretário reconhece que a assistência básica é deficitária em Apodi, mas disse que trabalhos estão sendo feitos e adiantou que dois PSFs serão implantados e que existe o Plano Municipal de Saúde que envolve UBSs e também citou a regionalização do SAMU.

Estiveram presentes os vereadores Evangelista Menezes, Junior Carlos, Chico de Marinete, Ângelo Suassuna, Paulode Telécio e Genivan Varela, além de funcionários da secretaria de Saúde e da diretora do Hospital, Dra. Solange Noronha.

Diretora do Hospital participou da audiência pública da saúde



A diretora do Hospital Hélio Morais Marinho, Dra. Solange Noronha esteve na audiência pública que o secretário de Saúde do município realizou ontem, na câmara para prestar contas da aplicação dos recursos do último trimestre de 2009.

Após elogiar a audiência, que considera um avanço para o município, Solange falou das dificuldades enfrentadas no hospital, alegando que não existe autonomia financeira e que isso é um complicador para que alguns problemas sejam solucionados.

Para ela, os principais problemas a serem combatidos no hospital seriam: uma reforma na estrutura, a montagem do Aparelho de raio X, realização de cirurgias eletivas e pelo menos duas ambulâncias.


Projeto do executivo é aprovado com emenda modificativa




Foi aprovado com emenda modificativa, o Projeto de lei nº 041/2009 de autoria do poder executivo que adota o Diário dos Municípios do Rio Grande do Norte, instituído e administrado pela FEMURN - Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, como meio oficial de comunicação dos atos normativos e administrativos do município de Apodi.



Vereadores Gilson, de Severiano Melo, pede apoio à câmara para que a comunidade da Floresta volte a pertencer a Severiano Melo


O vereador Gilson Carvalho, de Severano Melo usou a tribuna da câmara e iniciou o seu discurso dizendo sentir-se tocado com as palavras de Chico de Marinete sobre a luta pelo campus da UERN. "Na última sexta, contamos com a presença de Angelo e Evangelista que abriram o leque dessa discussão e somos a favor que o campus seja construído próximo ao Bico Torto.

Com relação à disputa pela entre os dois municípios pela comunidade da Floresta, Gilson disse que foi feito um levantamento e 95% dos moradores daquela comunidade prefere pertencer a Severiano Melo. "É uma conquista que ainda está longe de ser consolidada, mas pedimos o apoio dos vereadores desta casa, nessa luta, porque beneficiará mais o município de Severiano Melo do que o de Apodi", analisou.