quinta-feira, maio 20, 2010

Vereador Genivan Varela recebe cumprimentos pelo aniversário





O vereador Genivan Varela recebeu o cumprimento dos vereadores, na sessão de hoje, pelo seu aniversário. Todos ressaltaram a amizade e o companheirismo de Genivan, que é muito querido também pelos funcionários da Câmara, devido a sua simpatia e humildade. PARABENS!!!!



Evangelista diz que revista distribuída na campanha de Goreti é a maior mentira que Apodi já viu






A tônica dos discursos na sessão de hoje, girou em torno das dificuldades que Goreti Pinto tem para administrar Apodi e o presidente da Câmara, Evangelista Menezes, foi enfático ao mostrar a revista distribuída pela prefeita na campanha de 2008: "Foi a revista mais mentirosa que já vi ; e o pior é que fui tolo o bastante para acreditar no que está escrito aqui",

O presidente disse concordar com Arnaldo Costa, com relação aos prefeitos terem dificuldades de administrar suas cidades, mas mesmo assim, alguns se destacam, porque têm espírito empreendedor. "Estou diante de uma mentira elaborada  por uma equipe que já estava há 16 anos no poder e sabia que eram promessas que não podiam ser cumpridas. Apodi não merece mentiras como essa", avaliou.

"Essas ações são utopia? Não são possíveis de serem realizadas?" Questionou mostrando o presidente, mostrando a revista.  "Os vereadores da situação estão tentando nos convencer de que diante das dificuldades, não é possível cumprir com as promessa feitas na campanha; então concluimos que a prefeita foi leviana ao elaborar essa revista,  porque ela fazia parte dessa administração que tanto coloca a culpa por não poder realizar as ações", criticou.

O presidente continuou seu discurso dizendo que Apodi precisa de políticos que tenham vergonha e que não admitam mentiras como essa nas ruas. "A prefeita só sabe culpar a administação passada e parece esquecer que a equipe é a mesma. Então, quem deixou Apodi nestas condições? Como esperar que essas mesmas pessoas recuperem Apodi?", desafiou.

Ao questionar se houve mudança na condução dos destinos de Apodi, o presidente cedeu sua fala ao vereador Ângelo, que disse existir uma grande diferença entre as duas administrações: Esta administração  é travada, sem que os secretários possam resolver qualquer problema a não ser com a ordem do secretário de gabinete. Ele está em Brasília e nada pode ser resolvido porque ninguém tem autonomia. para liberar qualquer coisa", concluiu o vereador.

Projetos de Lei aprovados na sessão de hoje:





Projeto de Lei n 012/2010, de autoria de Angelo Suassuna, dá o nome de Odésio Brilhante a uma rua localizada no bairro Rodoviária. "Foi um pedido de, Márcio Valdevino, grande empreendedor da área da construção civil, neto do Sr. Odésio", justificou o vereador que aceitou pedido de Chico de Marinete para subscrever o projeto.




De autoria de Evangelista, o Projeto de Lei de número  013/2010, que dá nome de Bento Tito, a uma rua localizada no bairro Bico Torto. Neste mesmo bairro, foram aprovados ainda  o  Projeto de Lei 014/2010, que dá nome de João Cabral dos Santos  a outra rua e o Projeto de Lei 015/ 2010 que dá nome de João Tito.



Alunos participam da sessão




Alunos acompanham o debate


Se mantiveram firme, até o momento da votação do relatório da CPI


O presidente cumprimenta cada aluno



Uma cena que tem se tornado comum na câmara: um grupo de alunos do Ensino Fundamental da Escola Fonte do Saber acompanhandos pelas professoras e pela diretora do colégio, participalram da sessão de hoje, ouvindo atentamente os discursos dos vereadores, numa demonstração de que lições de democracia e de cidadania devem ser ensinadas desde cedo.



Câmara aprova parecer da CPI dos Royalties





Após meses de expectativas, a população de Apodi finalmente pode acompanhar a conclusão de uma CPI, com a votação e aprovação do parecer da CPI dos Royalties, que investigou a aplicação desses recursos pelo poder executivo, no período de janeiro a novembro do ano passado.

O vereador Nilson Fernandes tentou impedir que o parecer fosse votado, sob alegação de irregularidade no prazo, o que foi contestado pelo presidente da Câmara, Evangelista Menezes, que assumiu o risco de estar cometendo uma infração. "Estou seguro com relação à legalidade do prazo", garantiu.

Ao colocar o parecer em votação, o relator da CPI, Júnior Carlos, declarou que a conclusão das investigações traz alívio para os que participaram da comissão, porque esse processo se tornou um tormento na vida desses vereadores,  por serem  muito cobrados pela sociedade.

"Pela primeira vez, uma CPI em Apodi teve início, meio e fim. Confesso a nossa inexperiência, com  relação a colher depoimentos e impressões sobre documentos apresentados e para isso,  precisávamos de técnicos especializados que elaborassem um laudo pericial sobre os valores das obras" reconheceu o relator, ao justificar as  dificuldades para uma melhor avaliação dos fatos apresentados.

O relator pediu que os vereadores usassem da consciência votando a favor e entregou o parecer ao presidente da comissão, Genivan Varela. Cabe agora ao Ministério Público apurar de forma mais técnica os dados contidos nesta pilha de documentos, mas a CPI não terminou em "pizza", e o orgão competente irá julgar todo o material recolhido e dar um veredito final", disse.

O parecer foi aprovado com quatro votos a favor e dois contra. O vereador Paulo de Telécio não participou da sessão e Nilson Fernandes não pode votar porque depôs na comissão, no período em que era secretário de Obras. O presidente não vota.