quinta-feira, março 18, 2010

Trinta por cento do dinheiro gasto em obra pública alimentam a corrupção

A Polícia Federal e o Tribunal de Contas da União realizaram uma investigação que retrata o tamanho da corrupção no Brasil.

De cada 100 reais aplicados em obras públicas, 29 reais são desviados para atender a fome dos corruptos. A conclusão é da Polícia Federal e do TCU.

O dado é chocante mas nem de longe é surpreendente, não é novidade. Nós estamos acostumados a ver no horário nobre da TV cenas de puro descaramento, falta de vergonha, protagonizadas por agentes públicos de todos os níveis e de todos os poderes.

É dinheiro na cueca, na bolsa, nas meias, nas malas, em qualquer lugar em que a grana caiba. Isso sem falar nos paraísos fiscais, coisa para corrupto rico, de primeiro escalão, viajante de primeira classe.

Ao ver esse dado da Polícia Federal e do TCU, eu lembrei de uma conversa com o deputado João Maia, que é economista, ex-secretário executivo do Ministério da Economia (hoje, Fazenda).

E ele me dizia que de 30 a 40% do Orçamento da União são desperdiçados em esquemas de corrupção e má gestão. É o tal custo Brasil, me dizia o deputado.

Você já imaginou quantas escolas, hospitais, estradas e casas populares poderiam ser construídas com essa dinheirama que vai para o bolso de gente desonesta, safada, pilantra?

Pois é. Dava pra fazer muita coisa. Mas, não. Vamos continuar assistindo os mensalões, os cuecões e os os propinodutos.

Um advogado amigo meu me contava dia desses que um prefeito apareceu no escritório dele e foi logo dizendo:

- Doutor, na minha Prefeitura não tem essa de roubo, não. Eu só quero meus dez por cento e pronto. Só quero meus dez por cento - disse o prefeito.

Dá até vontade rir, mas ninguém deve achar graça, não. O negócio é sério e não é coisa apenas de prefeito. O buraco é mais em cima. Há tubarões de todos os tamanhos.

Precisamos nos informar sobre trabalhos como esse da Polícia Federal e do Tribunal de Contas da União. Afinal, quem paga essa farra toda somos nós em forma de impostos, taxas e contribuições. Sem medo de errar dá para dizer: o desperdício e a corrupção são os principais entraves para que possamos reduzir nossa carga tributária, uma das maiores do mundo.

Como diria o Bóris Casoy, ISSO É UMA VERGONHA!

Por Diogenes Dantas

Evangelista destaca 175 anos de emancipação política de Apodi



O Presidente João Evangelista começou enaltecendo a união entre a governadora Wilma de Faria, e a prefeita Goreti Pinto, pois segundo ele, e em seu discurso a prefeita foi excelente para Apodi, citando várias obras, que a mesma executou e outras que a mesma deverá trazer, ponderando que a governadora e a prefeita só terão quinze dias para executar tudo isso.

João Evangelista destacou outro ponto no discurso da prefeita, quando a mesma afirmou que em Apodi acabou-se bicudo e bacural, e o que importa a partir de agora é a cidade de Apodi.

Evangelista enfatizou que o grande presente que Apodi poderia ganhar no dia de sua emancipação seria a libertação das cores.

Chico de Marinete aborda questão da agricultura



No uso da palavra no grande expediente o Vereador Chico de Mariente abordou o dinheiro investido no Girassol, mamona e que deveria ser revertido em outras áreas que necessitam de investimento, e nunca tiveram incentivo do Poder Público em todas as esferas.

Ele ainda destacou a presença popular, agradecendo a presença de todos, e abraçando a todos que ouvem através das rádios que transmitem a sessão.

Arnaldo cobra que seja colocado em ação plano diretor




O Vereador Arnaldo Costa cobrou da prefeita a execução do plano diretor da nossa cidade por parte do Poder Público, já que foram gastos segundo ele mais de 80 mil reais, citando o caso do posto Gonzaga Melo, que não deveria continuar no meio da rua como se encontra atualmente ocasionando vários acidentes.

Hélio destaca questão dos Correios



O Vereador Hélio Machado, o Hélio da ambulância cobrou da direção local dos correios agilidade na entrega das correspondências dos cidadãos apodienses, afirmando que os apodienses estão sendo prejudicados por conta da ineficiência do órgão, pois Apodi precisa ter uma agencia que atenda bem a todos, que haja pontualidade na entrega das correspondências.

Hélio ainda quebrou equidade da assessoria da Câmara Municipal de Apodi, que colocasse o nome dele, na questão do pedido feito ao Capitão Elias, para que os policiais apodienses viessem trabalhar em nossa cidade.

O Vereador cobrou portanto que a Assessoria de comunicação da CMA, analisasse essa questão e promovesse mais igualdade na divulgação das postagens, e atividade da Câmara.

No pequeno expediente Genivan diz que prefeita precisa resolver pequenos problemas



No uso do pequeno expediente o Vereador Genivan lamentou a inoperância da prefeita na resolução dos pequenos problemas, que segundo ele são de fácil resolução, citando a questão do abatedouro público, da caixa dágua entre outros. Pra ele é hora da prefeita começar a resolver estes problemas.

Sobre a questão do abatedouro público ele lamentou a não prestação de contas, mas afirmou que ela virá nem que seja aos trancos e empurrões, pois é uma obrigação da mesma prestar contas do dinheiro público.

Ângelo cobra viveiro de mudas




Fazendo uso do pequeno expediente o Vereador pelo PV, cobrou ao secretário de Agricultura do município Eron Costa, que esteve presente na sessão a reativação do viveiro de mudas que existia em nosso município. Ele ainda parabenizou a governadora pela instalação do Restaurante Popular, e ainda cobrou um estudo de viabilidade para construção de uma caixa elevada na comunidade de Poço de Isauro. Finalizando ele destacou eu voto favorável ao doação do terreno para os produtores do Vale.

Vereador Junior Carlos reclama de morosidade


O Vereador Junior Carlos usou do pequeno expediente para parabenizar inicialmente o jovem Roque que foi aprovado em primeiro lugar em medicina na UERN, desejando sucesso ao mesmo no seu projeto. Ele ainda destacou a inauguração do Restaurante Popular, fazendo um convite a todos para experimentar da comida ali servida, que segundo o Vereador é de ótima qualidade.

Ele mais uma vez pediu que o Poder Público que resolvesse o problema da caixa dágua do Sitio Retiro.

Sessão ordinária é iniciada

Teve inicio nesse instante mais uma sessão ordinária da CMA, o auditório está lotado, principalmente de produtores de arroz do vale do Apodi que aguardam aprovação dos projetos de Lei que doa terreno.