sábado, junho 13, 2009

Deu na Coluna de César Santos

César Santos

A verdade sobre a Ufersa

Hoje, em Apodi, será realizado um ato público para “velar” o campus da Ufersa no município. A morte de um projeto que nunca teve vida. Certamente, os mais radicais e com interesses políticos e individuais vão “descascar” em cima de desafetos. Discurso do tipo “a culpa é de fulano que não lutou” ou “de cicrano, que não teve força política”. No meio do “velório”, o povo enganado. Basta. Neste momento, é preciso fazer um relato do tema, de forma clara e responsável, para acabar com o volume de equívocos, mentiras e de agressão ao cidadão apodiense. O ponto de partida é: Apodi não perdeu o campus da Ufersa porque nunca teve. O que teve, na verdade, foi um projeto elaborado e promessas políticas irresponsáveis, que fizeram a população sonhar com o improvável. Falta seriedade. A partir do reitor da instituição, Josivan Barbosa, que chegou a “garantir” a instalação do campus. Depois, a bancada federal do Rio Grande do Norte (três senadores e oito deputados), que se “engajou” na luta pelo nada. Todos, sem exceção, sabiam que a instalação do IFRN no município, instituição federal com perfil próximo à Universidade Federal, eliminava a possibilidade de Apodi receber o campus da Ufersa. O mesmo serve para Pau dos Ferros, que igualmente elaborou um projeto, bem embasado, mas esbarrou na instalação da unidade da IFRN. Isso é fato. É a realidade. Agora, os interesses políticos fabricaram as ilusões. O jovem Flaviano (PC do B), sonhando com o cargo de prefeito, fez do projeto uma bandeira de sua campanha a prefeito em 2008. Enganou. A prefeita eleita Gorete Pinto (PMDB), para não ficar atrás, também jurou em praça pública que iria levar a Ufersa para o município. Enganou. O ex-prefeito José Pinheiro usou o mesmo expediente. Outras lideranças políticas fizeram o mesmo jogo da irresponsabilidade. Iludiram o povo, faltaram com a verdade. O ato público de hoje deveria servir para essa classe assumir uma postura séria, sem mentiras, sem ilusões, e relatar a verdade ao povo. Bom seria a bancada federal também presente, assim como o reitor Josivan Barbosa. Apodi, certamente, seria grata a um ato de verdade.

4 comentários:

leberdade abra asas sobre nós. disse...

INFELISMENTE É VERDADE. FINALMENTE UMA PESSOA SENZATA. PARABENS CEZAR SANTOS E DOA A QUEM DOE... ESSA É A VERDADE.GORETE MENTIU, FLAVIANO OMITIU E PINHEIRO O SEGUIU....

Anônimo disse...

omi esse cara eh um pilantra , a questao daqui ter IFRN nao q dizer q nao possa ter ufersa ,
e as cidades q tem as duas ??????

paulo disse...

moro em santa cruz,sou apodiense e aqui tem universidade federal e IFRN(CEFET)

fabio disse...

essa materia é paga,exatamente amigo para iqualar todos,e só assim amenizar as culpas de pinheiro e gorete,flaviano não era poder executivo nessa história,e quem levou para caraubas foi a habilidade do poder executivo,O PREFEITO.