terça-feira, setembro 22, 2009

CNI/IBOPE: Ciro Gomes passa Dilma. Serra cai, mas mantém liderança

BRASÍLIA - Na pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira, apenas o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) subiu na preferência do eleitorado. A ministra Dilma Rousseff (PT) caiu de três a quatro pontos percentuais, dependendo do cenário, e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), quatro pontos. No cenário mais provável para as eleições presidenciais do ano que vem, com quatro candidatos (Serra, Dilma, Ciro e Marina);

O tucano lidera as pesquisas de intenções de votos, com 35%;Ciro aparece em segundo, com 17%;Dilma, com 15%;E Marina, 8%.Somam 24% os que não sabem e os brancos e nulos.

Na análise da pesquisa, o Ibope diz que o crescimento de Ciro pode ter sido influenciado pela propaganda política do PSB no rádio e na TV, nos dias que antecederam a pesquisa. Sobre a queda de Dilma e de Serra, não tem elementos para analisar, porque o quadro é instável, considerado muito volátil neste momento e o eleitor não tem preferência consolidada por candidato.
Dilma perde de três a quatro pontos percentuais nos cenários que podem ser comparados, sem a Marina, em relação à pesquisa de junho. A ministra oscila, hoje, entre 14% e 18% das intenções de votos. Serra também perde quatro pontos percentuais nos cenários que podem ser comparados, em relação à pesquisa de junho, variando agora entre 34 a 35%. Ciro teria hoje entre 14% e 28% - ele lidera, com o percentual máximo, quando o candidato tucano é Aécio Neves e não Serra.

No cenário com Serra, Ciro sobe cinco pontos percentuais, em relação à pesquisa de junho, ficando com 17%, e supera Dilma, que fica com 15%. Neste cenário, Marina Silva fica com 8%. Todos melhoram seu desempenho quando o candidato tucano é Aécio: Ciro fica com 28%, Dilma, 18%; Aécio, 13%; e Marina, 11%.

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 11 e 14 de setembro em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: O Globo

3 comentários:

estudantes do zenilda gama disse...

sei que voces vereadores em ação chegarão ao fimde mandoto,comindices maiores de aprovação doque todos esses ai da pesquisa do ibope,pois o povo gosta da honestidade e trasparencia,e voces estão ótimos nesse quesitos,e o melhor sempre aprovando o que é de bpm para a nossa cidade,parabens.

angelo disse...

concordo,esses vereadores em ação ,serão todos eles os vereadores mais bem votados de apodi,e ja tem gente nova que mereçe ser corado do pedaço,pois querem só defender o deles ,o interresse do povo nada,aguardem ,apressado come cru.,olha vereador que vota contra o povo saber a quantia de dinheiro de convenio,mereçe o que?voto secreto,e precisa ser em aberto,neste caso?

luis carlos disse...

genivam e onde vai ficar o caso dos combustiveis?junior carlos,o caso do processo seletivo? e chico de marinete o caso dos PSF?estamos aguardando.