Apodi - Ao combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição - qualidade, economia e sabor - o programa Cozinha Brasil, do Serviço Social da Indústria (SESI/RN) - ensina à população a preparar alimentos de forma inteligente e sem desperdício.
Cerca de 150 mulheres de Apodi no Médio Oeste vão participar do projeto, executado a partir de uma parceria com a Prefeitura do Apodi, oferecido aos beneficiários de Programas Sociais. O programa capacita pessoas para utilizar melhor os alimentos de baixo custo promovendo mudanças de hábito, e também oferece a possibilidade de aprendizado para geração de renda.
O município está formando o Balcão de Emprego e Renda, cujo objetivo é capacitar e qualificar a mão-de-obra da população, como meio de buscar mais desenvolvimento para a cidade que conta com mais de 35 mil habitantes.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, no centro da cidade. O Curso vai de 30 de novembro a 3 de dezembro e acontecerá na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde o SESI montará sua estrutura, que conta com nutricionistas, auxiliar de cozinha e um ônibus adaptado com todos os equipamentos de uma cozinha.
Os cursos de educação alimentar para o público geral têm 10 horas de duração. A outra modalidade, com carga horária de 24 horas, é dirigida à formação de multiplicadores. Além de aplicar o aprendizado no dia-a-dia, eles passam adiante os conceitos de comer bem e gastar pouco.
O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais.
A iniciativa, em andamento desde 2004, foi inspirada no programa Alimente-se Bem, do SESI de São Paulo. Desde então, combinando alimentos e temperos a um novo modo de preparo, o Cozinha Brasil introduz na vida da comunidade industriaria cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo.
Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. São 30 unidades móveis em todo o país, equipadas com cozinha experimental e didática, onde instrutores e nutricionistas ministram cursos gratuitos.
Fonte: Jornal de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário