terça-feira, dezembro 29, 2009

Cratera em rua vai completar um ano

Apodi - Os efeitos destruidores dos últimos invernos ainda são sentidos em todo o interior do Rio Grande do Norte. No Vale do Açu ainda se contabilizam os prejuízos no agronegócio e na zona urbana de vários municípios. No Oeste, a situação se repete, deixando muitos moradores revoltados com a falta de ação dos órgãos públicos para superar os problemas ainda visíveis.

Em Apodi, uma cratera, de mais de três metros de profundidade e trinta de diâmetro, que se formou durante o período invernoso deste ano na Avenida Moésio Holanda, que liga o centro da cidade ao bairro Bacurau I, principal via de acesso ao sítio Córrego, um dos mais importantes produtores de mel e amêndoa de castanha de caju do Oeste, continua sem solução.

A avenida foi construída sobre um canal natural da lagoa do Apodi. Com a força da água, os bueiros que possibilitam a passagem da correnteza não resistiram, estourando um enorme buraco no lado direito da rua - sentido Centro da cidade.

Segundo o zelador Paulo Sérgio, conhecido como "Paulo do Poço", morador do bairro, o buraco se formou há mais ou menos um ano. "Faz um ano que aquele buraco está ali e ninguém fez nada. Já reclamamos na prefeitura, eles prometem concertar, mas até agora, nada", disse. Pelo menos duas pessoas de moto já se acidentaram no local. "Um ainda ficou gravemente ferido, mas por sorte ninguém morreu", acrescentou Paulo.

O ex-presidente do conselho comunitário do bairro Bacurau, Marcos Aurélio, que atualmente está morando em Mossoró, disse que a comunidade já falou em realizar um protesto fechando a rua. "Vamos usar o que tivermos: carnaúba, ferro, pregos, arames e tudo que 'empate' a passagem das pessoas, principalmente da prefeita. Se ela quiser ir para o Centro, que vá de lancha pela lagoa", determina Marcos Aurélio, se referindo à prefeita Goreti Pinto, que também mora no bairro Bacurau.

A preocupação aumenta ainda mais no período noturno, principalmente pela falta de iluminação na Avenida. No local, não há uma sinalização específica que alerte aos passantes sobre a anomalia provocada pela água. As famílias temem a repetição de novos acidentes.

Empresa já foi contratada

O secretário de Obras da Prefeitura de Apodi, Nilson Fernandes, informou que o problema da Avenida Moésio Holanda foi informado pela Defesa Civil do Município no Relatório de Avaliação de Danos (AVADAN), que foi encaminhado para a Defesa Civil do Estado. "A responsabilidade da restauração da Avenida cabe à Defesa Civil do Estado", informou Nilson.

Segundo ele, há mais de 60 dias a obra foi licitada e, a expectativa é que se resolva nas próximas semanas. "Queremos que a empresa aumente para três o número de bueiros no local, para facilitar o escoamento de água e evitar a repetição do problema", complementou o secretário.

O subcoordenador de estudos e projetos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Paulo Tarcísio, disse que a empresa Enteco Engenharia, foi contratada para realizar a recuperação dos danos causados pelas chuvas em todos os municípios do Estado. "O contrato com a Enteco é até março de 2010, mas acreditamos que já na próxima semana os trabalhos em Apodi serão iniciados", disse Tarcísio.

O subcoordenador informou ainda que a empresa foi contratada para recuperar os bueiros e o tráfego de veículos, mas não será responsável pela pavimentação - de asfalto ou paralelepípedo - da Avenida.

Fonte: Jornal de Fato

2 comentários:

tulio disse...

a responsabilidade é do municipio,porem esse não assumiu,e repassou ao estado,mais danos dentro na area da municipalidade é de responsabilidade da prefeita,que votei.

tulio disse...

a prefeitura tem dinheiro de roialdes para que? ou é para quem? cratera da avenida é sim de responsabilidade do municipio,porem querem fazewr uma administração só com recursos federais e estaduais,e o do MUNICIPIO? orçamento de 49 milhões em 2009...mesmo tenpo optado por gorete,acho que ela esta abaixo da critica,pessima administração,só fogos não dar para enganar me e pinturas de asfaltos em rua que já tinha,pois afinal digam qual a outra rua que foi asfaltada pela pprimeira fez por completo?NENHUMA,só na relação do jornal.