sábado, março 20, 2010

Câmara sedia audiência sobre igualdade racial



 


Ontem pela manhã aconteceu uma audiência pública, no auditório Bevenuto José de Paiva da Câmara Municipal de Apodi, com o tema, dia internacional de luta pela eliminação da descriminação racial, esse que é comemorado dia 21 de março.

Essa audiência teve como objetivo primordial esclarecer a população acerca do trabalho da secretaria, que é rotulada às vezes como somente secretaria da mulher, onde na verdade é SECRETARIA DA MULHER E DA IGUALDADE RACIAL.

A secretária Itamara Isis deu inicio a audiência explicando o papel da secretaria, em seguida a assessora jurídica da secretaria, Dra. Roxele Gurgel, explicou dados estatísticos das discriminações.

Em seguida foram convidadas alguns segmentos sociais, iniciando com os Ciganos que foi representada por Bruna, já os homossexuais por José, onde ele confessou em um discurso emocionado, dizendo que já sofreu atos de preconceitos e que a discriminação começa já no nascimento.

Carla Janaina: relatou que estava em uma locadora e sofreu ato de preconceito racial por um grupo de familiares, a partir de um mal entendido, ela acionou a justiça e ganhou a causa.

João Paulo, mais conhecido como João Pretinho, vitima de preconceito no dia 1º de março de 2007, apitando um jogo, foi vitima de ato preconceituoso, o mesmo "foi chamado de negro macaco" ele aguardou a pessoa pedir desculpas, ele queria desculpas perante o público, e então ele entrou em uma ação indenizatória contra o autor da frase e o processo rola na justiça.

Capital Carvalho participou explicando qual o caminho que as pessoas devem tomar quando ocorrer um ato de preconceito. Ele disse que é muito importante efetuar a denúncia, pode ser através do 190. “Denuncie não deixe passar em branco, a policia militar estar à disposição de toda população” disse o Capitão.

Dr. James iniciou parabenizando a coragem dos relatos das pessoas que deram seus depoimentos na audiência. Já com relação ao combate racial, destacou dois pontos o que já ocorreu através das elaborações das leis e a questão das denuncias.

O Presidente da Câmara afirmou está feliz com o momento, e principalmente por ter sido nesta gestão a criação da secretaria, e que realmente o desejo dos Vereadores é vê-la funcionando a favor da população.

Por último foram feitas várias perguntas, onde em sua grande maioria foram respondidas pelo Capitão Carvalho e o Dr. James.





Um comentário:

consoelo disse...

vamos ver na pratica será que não é mais uma propaganda enganosa da minha administração publica,digo minha porque votei.