O agente e coordenador de Edemias no município, Damião Xavier de Paiva, convocado pelo vereador Genivan Varela, para esclarecer sobre denúncias de que os agentes de saúde do município,seriam os responsáveis pela apreensão de pássaros que vêm sendo feitas pela polícia ambiental.
"A polícia ambiental está realizando um trabalho no país inteiro e algumas pessoas creditam essas denúncias de irregularidades aos agentes de saúde, o que não tem nada a ver", explicou Damião, classificando o fato como "fofoca" . Ele disse estar à frente do programa há 07 anos e tem recebido elogios pelo trabalho dos agentes no município.
Sobre as dificuldades para realizar o trabalho preventivo com relação às doenças, o coordenador explicou que já foi solicitada a contratação de 10 agentes, mas isso terá que ser através de concursos, mas apesar do reduzido número de profissionais, "este ano, tivemos apenas dois casos de dengue registrados, no córrego, o que é considerado muito satisfatório, mediante o tamanho da população", acrescentou.
O coordenador aproveitou para pedir à população, mediante a chegada do inverno, para que mantenham os cuidados básicos de prevenção ao mosquito da dengue, para manter esses índices quase zerados. Damião citou quais são esses cuidados, alertando a todos para manter o alerta, destacando que o uso da piaba nas caixas e tanques, é muito eficiente.
O município, segundo Damião, dispõe de 21 agentes, mas é o mesmo número que existia há 10 anos, quando o trabalho foi iniciado, o que dificulta as ações, porque o número de domicílios cresceu bastante. Para suprir essa deficiência é feito um trabalho de prevenção, como palestras, para conseguir manter os índices exigidos pela secretaria de saúde.
Um comentário:
eu trabalho na secretaria de saúde municipal e isso é e era verdade
Postar um comentário