sexta-feira, maio 22, 2009

Vereadores aprovam projeto que cria Câmara Mirim de Apodi

Boa participação de populares na sessão de ontem

Estudantes atenderam convite do presidente da câmara

Estudantes atentos às discussões sobre o projeto
Com a presença de um bom número de estudantes das escolas públicas, a Câmara aprovou ontem, por unanimidade, o projeto 020/09, de autoria do presidente da câmara, João Evangelista, que cria a Câmara Mirim de Apodi.

Trata-se de um programa pedagógico que tem como objetivo integrar aluno, escola e poder legislativo, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, sendo capazes de inovar e transformar politicamente a realidade.

“Será uma oportunidade dos jovens estudantes, eleitos vereadores mirins, de aprenderem na prática como funciona o legislativo municipal, vivenciando como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade e poderem avaliar o papel do vereador e sua importância para a comunidade”, justifica o autor do projeto.

O presidente recebeu o apoio e o cumprimento de todos os vereadores, pela iniciativa que irá fortalecer o conceito de cidadania e de responsabilidade política entre os jovens estudantes. “Estaremos contribuindo para a formação de jovens mais atuantes, responsáveis e críticos com relação aos problemas da comunidade”, observa o vereador Chico de Marinete.

Qualquer criança com idade entre 10 e 14 anos, que resida no município de Apodi e que esteja regularmente matriculada numa escola, entre o 6º e o 9º ano, poderá se candidatar a vereador mirim, desde que a escola esteja inscrita no programa.

Serão eleitos 09 vereadores mirins, para um mandato de 01 ano e eles receberão um kit básico de material escolar, passagem de ônibus para deslocamento até a câmara e lanche após as reuniões.

As eleições acontecerão a cada dois anos, coordenadas, conjuntamente, pela Zona Eleitoral da comarca de Apodi, o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Câmara Municipal.

2 comentários:

Anônimo disse...

PODEMOS PERCEBER CLARAMENTE QUE É UM OTIMO INCENTIVO AOS JOVENS, E ESPERAMOS QUE ELES TRATEM O ASSUNTO COM RESPONSABILIDADE E POSSAM TOMAR O SEU "TRABALHO" TAMBEM COMO "TREINAMENTO" PARA O SEU FUTURO...

Anônimo disse...

Isto,é fruto do trabalho árduo,sério,competente e, a luta incessante do nosso grande ex-Prefeito Dr Pinheiro e também,o engajamento arrojado dos 04 (quatro) "Vereadores Independentes" do Apodí: - João Evangelista (Presidente da Câmara Municipal do Apodí); Genivan Varela; Júnior Carlos e; Chico de Marinete.Não esqueçamos a intermediação do Deputado Federal João Maria e;a liberação da verba de R$ 1.200.000,00 (Hum Milhão e Duzentos Mil Reais)pelo nosso Presidente da República - Luiz Inácio Lula da Silva. Só quem ganha com esta obra,é o POVO de Apodí. PARABÉNS,grandes baluartes.