sábado, janeiro 16, 2010

Evangelista é reeleito presidente da câmara





A primeira sessão ordinária do ano, realizada na manhã de ontem, tinha tudo para ser apenas uma formalidade, com a prefeita lendo mensagem anual e sendo aplaudida de pé pelos funcionários da prefeitura, que lotaram o plenário. O que Goreti da Silveira não esperava, nem os seus assessores, que se ausentaram antes do término da sessão, era a renovação do mandato de presidente da Câmara do vereador João Evangelista, que surpreendeu a todos, ao realizar eleição para o segundo biênio, antes da data prevista.


Reeleito com oito votos a favor e um branco, Evangelista confirmou seu prestígio e liderança junto aos vereadores, ao conseguir mais um mandato de forma surpreendente, quando todos esperavam que a eleição fosse realizada somente no final do ano, como costuma acontecer, já que a sua gestão se encerra no último dia do ano. "Aproveitamos a união do grupo que se manteve coerente desde o início, contrariando todas as previsões de que cederíamos às tentações do poder logo no primeiro ano", justificou o presidente reeleito.

"A eleição tem respaldo legal e poderia ser feita a partir da primeira sessão do ano, foi o que fizemos", disse Genivan Varela, mediante os protestos da bancada da prefeita, que ficou surpresa com a realização da eleição, na qual foi permitido um recesso de 15 minutos para a articulação de qualquer chapa que quisesse concorrer com Evangelista, que manteve Paulo de Telécio como vice-presidente.

A reação da bancada da prefeita foi de surpresa e impotência, já que não havia tempo suficiente para a articulação de uma nova chapa e mesmo com toda sua experiência de seis mandatos consecutivos, o vereador Júnior Souza não encontrou qualquer artifício que pudesse adiar ou anular a eleição. "Já que a chapa é única, votaremos em você, mas não fomos avisados dessa eleição", disse o líder da bancada da prefeita ao presidente.

A idéia de realizar a eleição logo na primeira sessão vinha sendo articulada pelo grupo de vereadores denominado Vereadores em Ação, que desde o início tem se mantido firme na fiscalização das ações da prefeita. A decisão foi mantida em segredo para evitar pressão do executivo para desarticular a chapa. "Se não realizássemos essa eleição agora, dificilmente conseguiríamos a reeleição de Evangelista", acredita o vereador Chico de Marinete.

Respaldados pela Lei Orgânica Municipal, que estabelece o mês de novembro como data-limite para a realização da eleição e diz que a mesma pode ser feita a partir da primeira sessão ordinária do ano, o grupo de oposição formado pelos cinco vereadores, faz história em Apodi ao conseguir reeleger um presidente, enfrentando um grupo que se mantém no poder há mais de 20 anos.

O jovem presidente, eleito para o primeiro mandato, surpreende a população de Apodi pela segunda vez, ao assegurar mais um mandato de forma inédita. Na primeira eleição, ele conseguiu unir todos os vereadores em torno da sua candidatura e não teve oponente. Desta vez, se a nova eleição se realizasse somente no final do mandato ele certamente teria concorrente, devido ter se revelado líder nato e um forte candidato a futuros pleitos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Este jovem Vereador(Evangelista), ousado como é, não tenho dúvidas de que será mesmo o verdadeiro lider dessa nova geração. Mas, não podemos esquecer ninguem consegue chegar ao topo da glória, sozinho. Aolado sete jovem,caminham Chico de Marinete,Genivan Varela, Junior Carlos ePaulo de telécio.Isto é fato.

tulio disse...

chico,evangelista,genivam e junior carlos,voces são os feras da politica apodiense ,agora voces irão longe,não existira quem os tire da camara pois vamos reelegermos.

Anônimo disse...

evangelista,o judiciario de apodi esta apurando as denuncias?as ações de fiscalização estaõ andando?ou voces terão de recorrer a outras instancias?é necessario,é possivel?

Anônimo disse...

Ou evangelista nao seja como os outros com manobra para se beneficiar... já estou preocupado pois voces ja está usando as velhas artimanhas dos antigos caciques do apodi. nova geraçao com velhas praticas? como? é só dessa vez ou isso vai continuar pra outras açoes? cadê o legislativo dos estudantes (mirim) que vc propos na campanha?