domingo, abril 05, 2009

vereadores conversam com alunos

visita às escolas

Escolas municipais são visitadas por vereadores

Aproveitando a visita aos postos de saúde, os vereadores também passaram nas escolas municipais das comunidades de Córrego, Santa Rosa, Bamburral e Baixa Fechada, para verificar as condições de funcionamento das mesmas, assim como fizeram nas escolas da sede.

Todos foram unânimes em parabenizar a escola Isabel Aurélia Torres, do Córrego, pela boa estrutura física, a qualidade da equipe de professores e o excelente trabalho da gestão. “Ela deveria servir de modelo para todas as outras do município, pois ficamos felizes em constatar a prazer e o orgulho que aquelas crianças sentem ao estudar naquela escola”, ressalta o presidente da câmara, João Evangelista.

“Infelizmente essa não é a realidade das demais escolas que visitamos”, lamenta o vereador Júnior Carlos, que visitou a escola Valdevino Gomes de Oliveira, da Baixa Fechada I e constatou que a estrutura física é inadequada para uma escola e não existe merenda escolar. A professora contou que comunicou o fato à secretaria e foi informada que ela teria que ir buscar a merenda, porque não tinha carro disponível para isso.

Situação mais complicada ainda foi constatada na escola Feliz Eufrásio, no sítio Bamburral, onde uma única professora trabalha os dois turnos, com alunos de séries diferentes. “Como a professora não dá conta de tudo sozinha, a creche está fechada e a demanda é muito grande”, preocupa-se o vereador Chico de Marinete.

O objetivo dessas visitas, que fazem parte do cronograma de atividades do movimento “Vereadores em Ação” é fazer um diagnóstico de todos os órgãos municipais, para junto ao executivo reivindicar ações que possam melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo município.

Vereadores visitam postos de saúde

Dando continuidade ao movimento Vereadores em Ação, o presidente da Câmara, João Evangelista e os vereadores Chico de Marinete, Ângelo Suassuna, Júnior Carlos e Genivan Varela visitaram os postos de saúde das comunidades Córrego, Santa Rosa, Bamburral e Soledade.

No Córrego, os vereadores constataram que problemas na infra-estrutura do prédio, especificamente na caixa d’água, impedem o bom funcionamento do posto de saúde. “Também constatamos que o médico só atende um dia da semana e que não há medicamentos disponíveis, mas, o atendimento odontológico acontece diariamente”, conta Evangelista.

“Já na unidade de Santa Rosa, tem uma boa estrutura física, existem medicamentos e uma equipe com enfermeira e agentes de saúde, mas não há médico”, relata o vereador Genivan. Ele conversou com pessoas da comunidade e está preocupado com a falta de atendimento médico naquele local, apesar da enfermeira ter adiantado que isso já está sendo providenciado pela secretaria de saúde.

Na comunidade de Bamburral, a situação é mais grave, pois o posto se encontrava fechado desde novembro do ano passado, apesar da reabertura está marcada para o dia da visita dos vereadores. “Trata-se de um local estratégico para atendimento de muitas comunidades e segundo relato de moradores, às 2h da manhã já tinha fila de pessoas para serem atendidas, mas não apareceu ninguém”, disse o vereador Chico de Marinete.

No distrito de Soledade, cujo posto de saúde foi fotografado na semana passada com um amontoado de lixo em frente ao prédio, na sexta-feira, quando os vereadores retornaram para fazer a visita, não havia mais lixo e a comunidade estava sendo atendida por agentes de saúde. “A atendente nos mostrou as rachaduras no teto, com infiltrações e disse que as pessoas tinham medo da parede cair”, diz Ângelo.