sexta-feira, agosto 21, 2009

Realização da EXPOESTE é apoiada irrestritamente por vereadores

Vereador Chico de Marinete atento ao debate

Otomar, representante do IFRN, Terceiro Melo e secretário Segundo de Paula

Vereador Genivan Varela ao lado de Renato Alencar e José Maria

Genivan acompanha depoimento de empresário José Maria Silva

Vereadores Chico de Marinete e Evangelista

Evangelista comenta a importância do evento para a região

Rosibério Dias presidente da ADSERER


O governo do Estado, através do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Segundo de Paula esteve na tarde desta sexta-feira, no auditório da CDL, ao lado de representantes da FIERN, SEBRAE, Câmara Municipal, EMATER, CDL, ACDA, ASFOCO, EMPARN, Banco do Brasil e ADSERER. Apenas a ausência da prefeitura, que foi justificada através de telefone de Dalton Filho ao empresário Terceiro Melo, reiterando apoio às decisões ali tomadas.

A reunião havia sido provocada por Rosibério Dias, idealizador da EXPOESTE, e ainda pelos vereadores Junior Carlos e Evangelista, quando estiveram em Natal com o secretário, há duas semanas.

O motivo primordial foi a realização da Feira de Negócios da Região, que deve sofrer uma fusão com a EXPOESTE, que já está em sua terceira edição, fazendo com que o leque de opções da feira aumente de forma considerável.

Os vereadores Evangelista, Chico de Marinete e Genivan Varela estiveram presentes à reunião, salientando a importância do evento para toda a região, prometendo empenho e esforços necessários para que o evento tenha uma amplitude maior que os outros anos.

Segundo de Paula afirmou que gostou muito do projeto da EXPOESTE e não vê problemas em o estado apoiar a mesma, o que foi corroborado pelos presentes, com uma contrapartida da Prefeitura, havendo um compromisso do Secretário de conversar novamente com a prefeita sobre o assunto.

Outra reunião será realizada, onde se decidirá as questões de apoios de órgãos como PMA, SEBRAE, Banco do Brasil entre outros, onde também serão traçadas todas as diretrizes para o evento.

Para os vereadores presentes ao evento, a feira é uma oportunidade de geração de renda para nossa população, por isso que a Câmara, não deixaria de estar presente e apoiar o mesmo, que independente de qualquer radicalismo, deve ser realizado em prol do benefício geral dos empreendedores de pequeno e médio porte de nossa cidade.

“Demos um grande passo hoje que foi o recebimento do apoio financeiro através da SEDEC, agora vamos agregar mais apoios, para que esta feira seja realmente um sucesso” comenta Rosibério Dias.

Situação da Cal é debatida em reunião

Saúde do Cal ao lado de representantes da EMATER e SEBRAE


Na reunião desta tarde onde se discutiu a realização da feira de negócios de nosso município, outro ponto bastante abordado foi a problemática da produção da CAL em Soledade, através da vice-presidente da ASPOCAL Saúde, que pediu ajuda ao secretário Segundo de Paula no resgate da produção centenária, e principal fonte de renda da Chapada do Apodi.

Saúde teve apartes dos vereadores Chico de Marinete, Evangelista e Genivan, que endossaram as palavras da mesma, informando que o assunto já foi várias vezes debatido, pelo Poder Legislativo, no entanto a execução por parte do órgãos até agora não chegou.

A produtora informou que eles estão sozinhos, isolados, sem ajudas, desde que aconteceu a intensa fiscalização, citando várias vezes a prefeita de Governador Dix Sept Rosado, que empunhou a bandeira, e está ajudando de forma exemplar os produtores daquela região.

Ela ainda tornou público na reunião que a questão do manejo florestal é o último ponto a ser resolvido, mas que para isso a associação precisa da ajuda do governo, já que da PMA, já se foi prometido e até agora não apareceu nada.

O secretário informou que a governadora o pediu que se tivesse um empenho maior nesta questão da CAL, ficando de ser conversado com o gerente do Banco do Brasil local, Robson, presente a reunião, a questão de crédito para ampliação do setor produtivo, e ainda através do SEBRAE, EMATER e INCRA a questão x da problemática, que é o manejo florestal.

Vereadores de Apodi participam de sessão ordinária em Severiano Melo

Evangelista participou das discussões
Ângelo ouve atento as colocações



Hoje pela manhã, os vereadores Evangelista e Ângelo Suassuna participaram da sessão ordinária em Severiano Melo, na qual estavam presentes o presidente da casa, Goitinho e os vereadores Rubens, Derimar, Bruno Melo, Gilson,Getulio e Berg.

Como é permitido pelo regimento da casa, os vereadores de Apodi foram convidados a participar da plenária, onde tiveram direito a voz e discutiram entre outros pontos, sobre a comunidade da Floresta, que pertence ao município de Apodi, mas é assistida por Severiano Melo.

"Temos que colocar a situação dessa comunidade nas mãos da prefeita: ou ela dá assistência básica ou os moradores ficam de fato com Severiano Melo. O que não podemos fazer é dar as costas a essas pessoas que precisam ser atendidas", disse o presidente da Câmara de Apodi sugerindo que juntos eles analisem as leis que delimitam as duas cidades e seus pontos fronteiriços.

Evangelista ressaltou ainda a importância da integração das câmaras da região Oeste e em nome do presidente da Câmara de Felipe Guerra, Paulo Sérgio, convidou os vereadores para participarem da audiência pública sobre segurança naquela cidade que será realizada neste sábado, às 9h da manhã.

Aproveitando a ocasião, o presidente da Câmara convidou os vereadores de Severiano Melo para acompanharem o deputado federal João Maia (PR) que estará amanha em Apodi para prestigiar a vaquejada e será recepcionado por membros do seu partido e simpatizantes.

Secretário de Desenvolvimento Econômico encontra-se em Apodi


Nesse momento, no auditório da CDL, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Segundo de Paula, está reunido com diversas entidades do município, para discutir a realização da III EXPOESTE em Apodi.

O presidente da Câmara, João Evangelista, um dos responsáveis pela vinda da feira de negócios para Apodi, participa da reunião acompanhado dos vereadores Chico de Marinete e Genivan Varela.

Também presentes à reunião, representantes do SEBRAE, EMATER, IFRN, EMBRAPA, CDL, FIERN e associações do município. A Prefeitura Municipal não enviou nenhum representante.

Voltamos com mais informações.

Repasse de recursos da merenda é suspenso para 18 cidades do RN

Os municípios nessa situação são aqueles que ou deixaram de prestar contas corretamente ao Governo Federal ou não renovaram as gestões dos conselhos que fiscalizam o programa

O repasse de recursos do Governo Federal para a compra da merenda escolar foi suspenso em 18 municípios do Rio Grande do Norte neste mês. Isso ocorreu porque suas administrações ou não fizeram a prestação de contas corretamente ou por terem o Conselho de Alimentação Escolar (CAES) com mandato vencido.

As cidades nessa condição são Almino Afonso, Bento Fernandes, Caiçara do Rio do Vento, Campo Redondo, Carnaubais, Ceará-Mirim, Guamaré, João Câmara, João Dias, Lagoa de Velhos, Ouro Branco, Pedra Preta, São José do Campestre, São Rafael, Senador Elói de Souza, Serra de São Bento, Tibau e Viçosa. Nesses locais, verbas próprias ou do governo do Estado terão de ser usadas para evitar a falta de merenda.

Fonte: No Minuto

Nota do blog:
Para que o município de Apodi não aparecesse nessa lista, é bom lembrar que os vereadores participaram ativamente do processo de criação do Conselho da Merenda Escolar, realizando sessão extraordinária, no período de recesso, para votar o projeto.

Vereadores participarão de sessão em Severiano Melo




Os novos vereadores dão a cada dia provas, que querem mesmo desempenhar um trabalho de qualidade nestes quatros anos de mandato, e para isso têm estudado as leis, e ainda visitado outras Câmaras para assimilar o que tem sido positivo em outras cidades.

Nesta sexta-feira, 21 o presidente da casa João Evangelista e o vereador Ângelo Suassuna irão a Severiano Melo acompanhar mais uma sessão ordinária do Poder Legislativo daquele local, a convite de seus colegas vereadores.

“Este tipo de visitas tem nos dado um enorme aprendizado, e não só isso, temos também estreitado os laços de amizades com outros vereadores da região, o que tem sido muito significativo para os nossos mandatos” comentam unânimes os dois vereadores.