quinta-feira, janeiro 27, 2011

Chico de Marinete presidiu Sessão desta quinta-feira



Na Sessão ordinária desta quinta-feira, 27 estiveram ausentes o Presidente Evangelista por está participando do acampamento de férias do 39º grupo de escoteiros de Apodi, e o vice Paulo de Telécio por está em viagem, com isso cabe ao 1º secretário Chico de Marinete, que coordenou mais uma vez a sessão desta quinta-feira.

Os demais vereadores estiveram presentes ao auditório Bevenuto José de Paiva. A sessão terminou por volta das 10h40minh.

No pequeno expediente Ângelo enaltece trabalho do CDP de Apodi


Único inscrito no pequeno expediente desta quinta-feira, 27 o Vereador Ângelo de Dagmar falou da paralisação da obra de reforma da estrada conhecida como ladeira de Doca, informando que a paralisação das obras aconteceu devido as fortes chuvas.

Ele pediu que o secretário Moésio Fernandes retomasse a recuperação das obras, pois ficou tudo alagado, mas agora com a estiagem é possível que o serviço seja concluído, já que está praticamente intransitável.

O Vereador ainda ressaltou o trabalho do CDP, centro de detenção provisória que tem a frente o jovem Airton do Carmo, que vem fazendo um trabalho louvável, a frente do mesmo, pois o local vem melhorando gradativamente oferecendo qualidade aos que ali estão presos.

Finalizando ele falou da problemática das enchentes, da preocupação relacionada a isso, pois as chuvas estão apenas começando e a problemática já começou.

Nilson destaca pavimentação de Ruas em Apodi


O Vereador Nilson Fernandes abriu o grande expediente na manhã desta quinta-feira e falou inicialmente do problema do Vale do Apodi, relacionado às enchentes, pois segundo o Vereador lá a maioria são corredores, são caminho de água, o que dificulta muito o trabalho ali, afirmando que foi a Pindoba participando de um evento lá, e que a estrada estava transitável, e que foi recuperada durante sua gestão a frente da secretaria de obras.

Sobre o trabalho da Câmara Municipal de Apodi ele disse esperar que este ano o trabalho dos Vereadores seja reconhecido de fato pela população, frisando que 2011, tem tudo para ser um ano de boas atividades legislativas.

Nilson ainda frisou que esteve a frente da secretaria de obras, e que varias coisas ficaram encaminhadas, e por isso os frutos começam a ser colhidos, informando que esteve no setor de engenharia da PMA, e visualizou pavimentação de algumas Ruas de Apodi, nominando a Salviano Cabral, Rua projetada, Francisca Marcelina Torres, Vinght Rosado um restante que falta, a Alice Pinto, Amilton Tenório, Jaime Câmara, Francisco Leão da Silveira, ambas Garilândia, Frei Fidelis, no IPE entre outras.

Em aparte Ângelo disse receber com satisfação a pavimentação destas ruas, destacando que algumas sejam também beneficiadas com iluminação e pavimentação asfáltica, inclusive a Vinght Rosado, que sempre foi uma cobrança sua.

Nilson agradeceu o aparte ao colega e encerrou seu discurso.

Junior Carlos parabeniza Blogueiro por matéria sobre o Vale do Apodi


O Vereador Júnior Carlos também usou do grande expediente e pediu desculpas pelo atraso ao Presidente Chico de Marinete, justificando que o fato ocorreu por problemas de saúde.

Em seguida o Vereador fez uma ressalva enfatizando que todas as cobranças feitas na casa do povo são para beneficiar as pessoas, em prol da população mais carente de nossa cidade.

Ele ainda fez inúmeros elogios ao Blogueiro Jerlândio Moreira, do Blog o Marmota apodiense, parabenizado-o pelas fotos publicadas em seu Blog, que relatam exatamente o que vive a população do Vale do Apodi, a situação criticas que as estradas se encontram após as primeiras chuvas em nossa cidade.

“Parabéns a Jerlândio pelas fotos que retratam a realidade do nosso Vale do Apodi, tenho certeza que aquelas imagens falam mais do que palavras” finalizou Júnior Carlos.

Genivan Varela destaca reunião com Robinson e Fábio Faria


No grande expediente o Vereador Genivan Varela parabenizou os que lograram êxito no vestibular, ressaltando que isso aumenta ainda mais a demanda e responsabilidade do município de colocar ônibus a disposição desses novos universitários.

Ele falou de uma reunião com Robson Faria, vice-governador e Fabio Faria, deputado Fábio Faria com uma comitiva formada por ele, Chico de Marinete, Flaviano Monteiro, Zé Maria, entre outros, cobrando empenho do vice-governador para resolver a problemática da UERN em Apodi, garantindo que a emenda colocada por Fabio Faria, seja empenhada e contemple em breve Apodi com uma universidade.

Em aparte Ângelo falou de sua emenda, que beneficia a centenas de universitários, e que é muito importante que esta universidade seja construída em breve.

Genivan falou do Vale do Apodi, a situação enfrentada pela região, louvando a iniciativa de Jerlândio Moreira, Blogueiro apodiense, afirmando que a maioria das estradas foi feita com material de boa qualidade, citando algumas delas, mas já em outras estradas o material colocado é de péssima qualidade, já não se tem mais como transitar como as primeiras chuvas, e que a tendência é piorar, pedindo que se faça um serviço de boa qualidade nas estradas do Vale do Apodi.

Ele ainda relatou sobre bom trabalho de Airton do Carmo, a frente do CDP, centro de detenção provisório de Apodi, trabalho este que segundo o Vereador rendeu ao jovem uma indicação para vice diretor da penitenciária Mario Negocio em Mossoró, prova do seu trabalho. Desejou sucesso e encerrou sua fala.

Arnaldo culpa antiga gestão municipal por Apodi não ter universidade



O Vereador Arnaldo Costa falou de um problema bastante debatido na Sessão de hoje que é a falta de um Campus Universitário para Apodi, ele falou do esforço de Josivan, reitor na UFERSA para construção da universidade em Apodi, frisando que isso já deveria ter acontecido, disse que é um sonho, mas que o prefeito na época não se interessou nem um pouco em comprar o terreno para a construção da UFERSA e que a mesma acabou indo para Caraúbas, comparando essa questão da Universidade para Apodi com a Barragem de Santa Cruz, onde se passou 100 anos, até que fosse concretizada.

Ele ainda parabenizou a prefeita Goreti Pinto e os secretario Eron Costa por ter iniciado o programa de corte de terras na região da areia, pois segundo o Vereador, as outras regiões não têm como se cortar a terra devido ao alagamento, destacando ainda a demora das sementes, pois sempre chega atrasado, pedindo providencias relacionadas a isso.

Chico pauta seu discurso em emenda de Deputado Fábio Faria



O Vereador Chico de Marinete que presidiu a Sessão desta quinta-feira, 27 convidou o Vereador Ângelo para assumir a presidência da casa, enquanto ele fazia uso da palavra, na tribuna.

De inicio ele frisou a capacidade dos jovens de Apodi em passar em vestibulares em grande quantidade, ressaltando um bom numero que obteve êxito em vestibulares recentes, parabenizando o seu colega Vereador Ângelo Suassuna, pela emenda da gratuidade dos ônibus aos universitários, destacando que foi promessa de campanha de Goreti e que já deveria ter sido cumprida.

Chico ainda disse que uma das promessas do PC do B na campanha municipal passada era lutar por uma universidade, ressaltando que o sonho era a UFERSA, mas isso passou agora é UERN, frisando que a casa já aprovou um terreno na Chapada para construção da mesma, falando da reunião de Fabio e Robson, dizendo que esta emenda tem que chegar até o Ministro da educação do governo Dilma para que seja de fato executada rapidamente, e que teve esse empenho do vice-governador Robinson Faria.

Sobre o programa de corte de terra, que na sessão passada ele havia cobrado, ele disse ver uma grande preocupação que é a semente, para plantio do agricultor, informando estaria apresentando um requerimento pra que o secretario Betinho Rosado, coloque sementes urgentemente a disposição dos agricultores para que possam plantar.

Em aparte Ângelo disse que espera que esta emenda seja empenhada para construção da UERN, frisando que venha por Fabio ou qualquer outro, mas o importante é que esta universidade seja construída em Apodi.

Ele agradeceu o aparte do colega e encerrou sua fala, retornando a presidência da casa nesta quinta-feira.

Genivan estuda projeto que beneficia bandas locais




Antes do final do grande expediente o Vereador Genivan Varela informou aos colegas Vereadores e ouvintes que estuda junto a assessoria jurídica da casa, a apresentação de um projeto que beneficia bandas locais durante o carnaval apodiense.

O Vereador explicou que esse projeto determinaria que o município ao contratar as bandas, teria que destinar um percentual de ao menos 30% do valor bruto gasto no carnaval para contratações de bandas locais, ou seja, beneficiando artistas da nossa terra.

Genivan ponderou dizendo que acredita que este projeto não chegue a entrar em vigor já para este ano, mas que junto ao assessor Jurídico da Casa, Dr. Expedito Maia, está elaborando o projeto para ser apresentado aos Vereadores, pedindo o apoio de todos para tal finalidade.

Projeto que autoriza convenio entre PMA e APAMI é aprovado



O Vereador Ângelo Suassuna leu na plenária o parecer favorável da comissão de finanças e orçamento da casa, a aprovação do mesmo, visto viabilidade e necessidade do mesmo, e em seguida foi colocado em discussão.

Todos os vereadores se mostraram publicamente a favor da aprovação do projeto de lei 001/2011 de autoria do poder executivo no valor de R$ 780 mil reais, o que levou o mesmo a ser aprovado de forma unânime pelos Vereadores, indo a sansão.

Projeto de Lei que fixa novo mínimo no município é aprovado


Um projeto enviado a casa ainda esta semana, foi dispensado da tramitação das comissões a pedido do Vereador Chico de Marinete que presidiu a casa nesta manhã de quinta-feira.

O Projeto de Lei 002/2011de autoria do Poder Executivo fixa o salário mínimo dos servidores municipais em 545 reais a partir de fevereiro próximo, garantindo um aumento em relação ao salário anterior, igualando-se ao mínimo nacional. O Projeto foi aprovado de forma unânime.

INDICAÇÃO 001-2011



O Vereador Chico de Marinete apresentou nesta quinta-feira, indicação secretário de agricultura do estado, Betinho Rosado para que sejam enviadas sementes de forma urgente aos agricultores de nossa cidade.

A indicação foi aprovada de forma unânime.

Requerimento de Genivan é rejeitado



O Vereador Genivan Varela apresentou na Sessão desta quinta-feira um requerimento nº 002/2011 onde pede a diretoria da APAMI, Maternidade Claudina Pinto uma planilha detalhada com todas as despesas da entidade, como funcionais, pessoal, medicamento entre outras.

O requerimento causou um mal estar entre situação e oposição, levando os Vereadores Nilson Fernandes, Arnaldo Costa e Hélio Machado a serem contra o requerimento, por entenderem que a funcionalidade da APAMI está boa e é por demais transparente.

Genivan disse se sentir frustrado com os colegas, pois acha justo que a população saiba onde está sendo aplicado todo esse dinheiro aprovado, mas entende que esta não é a vontade da maioria dos colegas.

Em votação o requerimento do Vereador foi rejeitado pelo placar de 4x2, sendo, portanto arquivado.