quinta-feira, abril 15, 2010

Requerimentos apresentados hoje

DENÚNCIA: A primeira discussão se deu por parte de uma denuncia apresentada a Câmara por uma popular, contra a prefeita Goreti Pinto que foi retirada da pauta de votação a pedido de cópias e de analise dos Vereadores Arnaldo Costa e Júnior Souza. Pedido atendido pelo Presidente, e a mesma será votada quinta-feira, próxima.

Requerimento: 011 – 10 – Apresentado pelo Vereador Evangelista para construção de um abrigo de passageiros na comunidade de Melancias, que foi subscrito pelos Vereadores Arnaldo Costa e Paulo Telécio, acompanhado de dotação e aprovado unanimemente.

Requerimento: 012 – 10 – Apresentado pelo Vereador Ângelo Suassuna, convocando o secretário Jairo Cesar para prestar esclarecimentos na casa do povo, sobre o ginásio de esportes e toda funcionalidade da secretaria de esportes. O requerimento foi aprovado de forma unânime.

Requerimento: 013 - 10 - Apresentado pelo Vereador Genivan Varela convocando o secretário de agricultura Eron Costa, para falar da ineficácia do programa corte de terras em Apodi. Aprovado unanimemente.

Requerimento: 014 – 10 – Apresentado pelo Vereador Ângelo Suassuna pedindo a pavimentação com calçamento do Conjunto Novo em Soledade. Aprovado de forma unânime.

Moção de pesar – Apresentada pelo Vereador Júnior Souza ao Senhor Valdomiro Barbosa da comunidade de Água Fria, subscrito por Genivan Varela e aprovados por todos.

“A merenda é tão pouca que não dá nem para um pinto comer” disse Junior Carlos


A frase acima foi dita por um pai de um aluno da comunidade do Sitio Pindoba, que durante a sessão ligou para o Vereador informando que a merenda que foi para escola na comunidade é de péssima qualidade, e que de fato é tão pouca que não dá nem para um pinto comer, foi isso que repassou o Vereador Junior Carlos em um a parte concedida por Evangelista.

Já no grande expediente, na tribuna Júnior Carlos inicialmente enalteceu o Vereador Ângelo por ter levado a tribuna a revista de propostas da na época candidata Goreti, e que a revista aparentemente se parece muito com a revista pequenas empresas, grandes negócios, e disse que é bom que a prefeita tome cuidado, pois ela pode não chegar a fazer 20% do que prometeu. Citando o caso da caixa d’água do sitio Retiro que é uma coisa pequena e ela ainda não fez, imagina as coisas maiores.

Logo após ele reclamou que os Vereadores aprovaram a LOA, o PPA, mas até agora nada está sendo executado pelo poder executivo, citando pontos como as escolas-polos do Vale e do Góis, a sede própria do legislativo, entre outros. Finalizando o assunto ele pediu para que os Vereadores cobrassem unidos, isso da prefeita, pois se ela não fizer isso se caracteriza como um crime.

No tocante as especulações postadas em um Blog que preferiu não citar o nome, o Vereador disse que foi disseminado pelo dono do Blog, que seu tio Simão que é presidente do PSB local, iria assumir uma secretaria da prefeita, conseqüentemente o nome do Vereador estaria atrelado na indicação do futuro ou futura secretario de educação local.

“Não tenho pretensão de fazer parte de um governo péssimo como é esse de Goreti, sou da oposição” completou Júnior Carlos.

Presidente apresenta voto de repúdio à empresa CONSTRAL


O presidente da CMA, Evangelista disse que o motivo principal de está usando a palavra durante a sessão de hoje era um pedido dos moradores da região da areia, onde esteve nessa semana, e acompanhou o drama de perto dos moradores.

“Trago meu repúdio a empresa constral” disse Evangelista. O presidente em seguida disse que a empresa que é de propriedade de Bacurinho e Agostinho conseguiu deixar a estrada pior do que era antes, esse foi o relato ouvido dos próprios moradores, salientando que já tentou o acesso varias vezes a planilha da estrada, mas não obteve êxito.

Sobre a caixa d’água do Sitio Retiro Evangelista disse que vai continuar cobrando, até que a prefeita tome a atitude e resolva este problema que vem de arrastando ao longo 15 meses.

Ele ainda destacou a reunião entre a Promotoria e o Poder Legislativo, enaltecendo a promotora Dra. Daniele, pelo apreço a Apodi, pois na oportunidade se discutiu denuncias contra o poder público local.

Ainda sobre a reunião ele disse que todos os Vereadores foram convidados, e que a mesma agendou reuniões mensais com os Vereadores, louvando a iniciativa inédita dos Vereadores, se comprometendo tirar uma tarde de seu tempo para apreciar os processos.

Finalizando este assunto o Presidente disse: “Queremos correção, esta é a palavra de ordem, não queremos cassação, apenas queremos que se o dinheiro tiver sido gasto de forma errada ela devolva ao povo” completou.

Mudando de assunto ele informou ao plenário que recebeu um abaixo assinado de alunos de Soledade, que tem que ir todos os dias pra aula em Apodi, em um carro super lotado, dizendo que recebeu o documento quando participava de um programa na FM Lagoa em Soledade, e que presenciou o medo de represália por parte dos pais dos alunos.

Evangelista pediu licença e compreensão ao motorista do carro, para que nesta próxima semana ele venha no carro com os alunos, para que possa vivenciar o drama vivido pelos estudantes.

Ao final de seu discurso ele se dirigiu ao Vereador Arnaldo Costa, dizendo que respeita muito os seus seis mandatos, e ainda ele como pessoa, pedindo desculpas publicamente por algo que tenha feito contra o mesmo, pois quem consegue seis mandatos merece respeito. “Desculpe-me Vereador Arnaldo por qualquer coisa que fiz contra Vossa Excelência” finalizou Evangelista.

Vereador muda sua pauta em função de colega



O Vereador Chico de Marinete usou da palavra nesta quinta-feira, 15 informando primeiramente que teria outras pautas para a sessão de hoje, no entanto já que seu nome foi citado pelo seu colega Vereador Arnaldo, ele precisaria explicar a situação.

Chico explicou que pediu para sair da comissão, ninguém o expulsou, sendo interrompido quando falava por Arnaldo ele pediu respeito, e disse a presidência que usasse da mesma para manter a ordem, pois ele estava com a palavra e alguém só poderia falar quando ele concedesse uma a parte, o que foi prontamente atendido pelo Presidente.

Após ele convocou a todos para que após a sessão os Vereadores estariam reunidos em vários lugares discutindo problemas, juntamente com a população.

Se dirigindo ao colega Arnaldo ele disse: “Quero aprender com você Arnaldo”. Citando que ele e Júnior Souza são grandes legisladores e que tem a apreciação de toda casa.

Concedendo uma a parte ao seu colega de partido Genivan, Chico ouviu do mesmo que também respeita muito Arnaldo, no entanto a verdade é que ele pediu para sair da comissão porque não foi eleito presidente que era o que ele queria, salientando que reuniões secretas existe tanto na situação como na oposição, e que as palavras de Arnaldo foram infundadas.

Chico agradeceu ao colega e aproveitou para pedir desculpas a todos pelas a ausência na ultima quinta-feira na sessão, justificada pela ida a Brasília em busca de projetos côo segundo tempo e o estádio de futebol para Apodi.

Ele já no fim do seu discurso lamentou o possível racionamento de energia no ginásio Wilson Custódio e por fim convidou a todos para participarem de um encontro da UJS – União da Juventude Socialista, que acontece sábado e domingo na ACDA e STTR, respectivamente, e agradeceu.

Vereador usa cartilha de campanha para cobrar ações



O Vereador Ângelo Suassuna iniciou seu discurso nesta quinta-feira, 15 parabenizando a Excelentíssima prefeita Goreti por seu aniversário, no dia de ontem quarta-feira, 14 desejando a mesma a realização de seus sonhos.

Ângelo iniciou os debates falando dos jovens que procuraram o ginásio de esportes para praticar uma atividade esportiva no último sábado, mas que segundo ele foram impedidos tanto por Goreti a prefeita, como pelo secretário Jairo César. Ele ainda disse que existem rumores que no ginásio municipal esteja havendo um racionamento de energia, e restrição de horários para a população, e seria necessário para realização dessa atitude um decreto ou uma lei por parte do poder executivo.

No ápice de seu discurso Ângelo usou uma revista de campanha da prefeita, onde existem lá segundo ele centenas de promessas para o povo de Apodi, citando na Tribuna um texto dela, onde Goreti promete destinar 30% dos royalties de Apodi, para a região da Chapada, lembrando ao Vereador Chico de Marinete que até agora em 15 meses de mandato ela não cumpriu a palavra. Complementando este assunto ele disse que andou em comunidades da Chapada, e que é lamentável o abandono do poder público, pois a prefeita só andou nessas comunidades na época de campanha, pedindo votos.

O Vereador informou que solicitará em requerimento a presença do secretário Jairo Cesar, para explicar a situação do ginásio e de sua secretaria.

Por fim ele pediu soluções emergenciais para o problema da Rua Abílio Soares de Macedo, que sofre por falta de drenagem, deixando centenas de moradores prejudicados, e finalizou.

Líder da Bancada situacionista anuncia obras



O Vereador Junior Souza, não fez o uso da palavra no grande expediente de hoje, no entanto pediu ao Presidente da Câmara Evangelista, para fazer algumas comunicações importantes para o povo de Apodi.

Ele primeiro respondeu ao Vereador Genivan, que havia o indagado sobre os recursos destinados ao UNIVAP, a quantia de 4 mil reais, que foram destinados no passado. Junior disse que procurou todas as informações e que tomou conhecimento que o prazo para destinação deste montante expirou, mas que o UNIVAP deve fazer um novo documento para receber este dinheiro, se comprometendo de acompanhar pessoalmente o andamento desse processo.

Júnior Souza anunciou por parte do Poder Executivo a construção de 50 moradias nas comunidades de Laje do Meio, João Pedro e Quixabeirinha e as famílias serão beneficiadas segundo o cadastro e critérios do programa bolsa família, informando a prioridade são com os moradores que ainda residem em casas de taipas.

Em seguida ele parabenizou Genivan e Chico de Marinete pela ida a Brasília, informando ainda que a prefeita conseguiu mais de um milhão e meio de reais para construção de um núcleo da juventude que será construído próximo ao bairro da COHAB, e finalizou agradecendo ao Presidente.

“Se a discriminação continuar vou ao Ministério Público” dispara Arnaldo



O Vereador Arnaldo Costa também fez uso do grande expediente na sessão desta quinta-feira, 15, onde iniciou parabenizando a Prefeita Goreti Pinto, pela passagem do seu aniversário que aconteceu ontem dia 14.

Em seguida em tom de desabafo ele afirmou que só existem seis Vereadores que são respeitados na Câmara, e que os demais, ou outros três são discriminados, taxados muitas vezes de idiotas, afirmando ser prática dos demais Vereadores viver de cochichos em reuniões secretas.

Ele emendou dizendo que foi discriminado como líder do PP na casa, que foi impedido de participar de uma das comissões da Câmara, enfatizando que estava falando sério, mesmo que o presidente estivesse rindo naquele momento que ele falava.

Ele foi taxativo ao dizer que se as discriminações continuassem, ele procuraria o Ministério Público para denunciar, pois a casa é composta por nove Vereadores que de igual modo foram eleitos com o voto do povo, afirmando que todos são iguais.

Após duas a partes concedidas aos Vereadores Ângelo Suassuna e Junior Carlos que rebateram as afirmações do mesmo, dizendo que não havia discriminação, ele finalizou dizendo que cobrar é um direito da oposição, no entanto acredita que a prefeita vai realizar as obras que prometeu.

"Fazemos parte da parte da base do povo”, afirma Genivan


O Vereador Genivan Varela iniciou o seu discurso de hoje durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Apodi, pedindo que fossem enviados votos de pesares ao Senhor Valdomiro Barbosa, da comunidade de Água Fria, que era filiado ao PC do B, o seu partido, mesmo aos 92 anos de idade.

Em seguida o Vereador pediu desculpas por não ter estado na sessão da última quinta-feira, justificando que estava na Capital Federal, buscando recursos junto aos Ministérios do Esporte e Cultura. Ele enfatizou que a viagem foi muito proveitosa, informando que os recursos existem até de sobra, o que falta são projetos.

Continuando ele também citou a revista de propostas do governo Goreti Pinto, levada a tribuna pelo Vereador Ângelo Suassuna, informando que a mesma trazia uma promessa de transporte gratuito para os universitários, no entanto que durante a sessão havia recebido duas ligações de universitários informando que a passagem subiu de R$ 20,00 para R$ 40,00, ou seja, dobrando o valor para os universitários.

Quanto às especulações em Blog´s que seu nome estaria ligado a uma possível indicação do nome para a secretaria de educação, recentemente sem titular, e poderia passar a integrar a base da prefeita, ele foi enfático: “Faço parte da base do povo, e estamos ao lado da prefeita para o que for bom para o povo de Apodi” disse Genivan. Complementando que a prova disso, é que nenhum projeto que a mesma mandou voltou da casa do povo sem ser aprovado.

Ele complementou sua fala durante o grande expediente falando da ineficácia do programa corte de terras da Prefeitura de Apodi, pedindo que a casa cobre do secretário explicações para os agricultores.