quinta-feira, novembro 12, 2009

Participantes opinam sobre sessão que aconteceu no Caic




"Ficamos felizes com esse exemplo de cidadania que estamos levando a toda sociedade apodiense, onde o legislativo está discutindo os problemas de um bairro com os seus moradores, problemas esses, que foram detectados com o apoio de jovens estudantes de Gestão Ambiental e confiamos que o poder executivo irá atender aos anseios dos que moram aqui", disse o professor Jorge Luís, idealizador do projeto Construindo Cidadania




"Estamos orgulhosos de ajudarmos essa comunidade a identificar os seus problemas ambientais e sociais e esperamos contar com o apoio do legislativo apodiense para melhorarmos a vida dessas pessoas", discursou o aluno da UNP, Francisco Romério



Esse é um momento histórico e inédito para o legislativo de Apodi, que oferece uma oportunidade única para a comunidade interagir com os vereadores e clamar suas necessidades, para que eles reivindiquem através de requerimentos que se reverterão em melhorias para o bairro", ressaltou o escrito Wendell.




Está sendo muito importante esse momento, porque podemos falar dos nossos problemas e eu quero aproveitar para denunciar o atendimento no PSF daqui, que é de péssima qualidade, não por parte do médico e da dentista, mas das técnicas em enfermagem, que tratam mal os pacientes. Ninguém quer vir se consultar aqui, porque somos mal tratados", desabafa Geralda Jucilene Pinto que realiza trabalho voluntário na escola.




"Esse é um debate muito importante para nós que moramos aqui no bairro, porque nos sentimos mais valorizados, vendo o empenho dos vereadores em resolver os nossos problemas", opinou o vice-presidente do Gremio do Caic, Francisco Rafael da Silva




"Achamos muito importante que os vereadores venha até aqui discutir os problemas com a gente, porque vereador tem mais é que cuidar de bairros como esse, que é o maior de Apodi e de onde eles precisam de voto", disse o morador Jacinto Pereira de Souza

Requerimentos aprovados são de autoria de todos os vereadores e pedem melhorias nos bairro da região do Caic




Requerimento nº 087/2009, solicita à prefeita Goreti Silveira a drenagem da Baixa do Caic, problema considerado por todos como o mais urgente ser resolvido neste bairro.

Requerimento nº 088/2009, solicita à Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, que efetue mensalmente, atividades esportivas e recreativas com os jovens da Baixa do Caic.

Requerimento nº 089/2009, solicita à Secretaria Municipal de Finanças, providências na regularização fundiária do bairro Baixa do Caic.

Requerimento nº 090/2009, solicita à Secretaria de Obras, a pavimentação do prolongamento da Rua Vereador José Dionísio de Morais, no bairro Baixa do Caic.

Requerimento nº 091/2009, solicita à Secretaria Municipal de Obras, os serviços de infra-estrutura da Rua Severo Gomes, no conjunto Bacurau II até o conjunto Garilândia e da mesma rua, até o prolongamento da Rua Marechal Floriano Peixoto, no bairro Pequé.

E Indicação à Governadora do Estado, Wilma de Faria para que o governo efetue obras de recuperação da Escola Alvani de Freitas Dias, na Baixa do Caic.


Vereadores mobilizam moradores dos bairros Caic, Lagoa Seca, Garilândia e Bacurau II




O Presidente abre a sessão



Paulo de Telécio, Júnior Souza e Genivan Varela



Júnior Carlos, Arnaldo Costa e Ângelo Suassuna



Diretora da Dired, Mundinha, acompanhada da técnica Socorro, prestigiam a sessão



O secretário de Urbanismo, Tetonho e o secretário de Obras, Nilson Fernandes estiveram presentes



Escritor Wendell e Roberto do Bico Torto



Alunos da Escola Antônio Dantas participaram, a convite do presidente da Câmara



Funcionários do Caic acompanham os alunos



Alunos atentos aos discursos



Alunos de todas as idades



O refeitório do Caic foi o palco da sessão



Todos se acomodavam como podiam



Alunos comportados



Exemplo de cidadania



Vereador Gilson, de Severiano Melo, também compareceu



Funcionários deram show na organização e participação



Felizes por estarem exercendo seu papel de cidadãos



Alunos de Gestão Ambiental, que ajudaram participaram do projeto Construindo Cidadania



O professor Jorge, aplaudido pela atitude cidadã


Atendendo solicitação dos moradores da Baixa do Caic, através do Projeto Construindo Cidadania, a sessão ordinária de hoje aconteceu na Escola Estadual Alvani de Freitas Dias, com a presença de gestores, alunos, professores do colégio e demais moradores da localidade.

A cada discurso, os vereadores eram aplaudidos pelos estudantes que ouviam atentos os discursos enaltecendo a atitude do diretor do colégio, Irenaldo e do professor Jorge Luís, responsáveis pela mobilização da comunidade em prol de melhorias para o bairro.

Ao fazerem uso da palavra, os vereadores reafirmaram o compromisso de lutarem por melhorias na infra-estrutura dos bairros Caic, Lagoa Seca, Bacurrau II e Garilândia e relataram a satisfação de estarem discutindo com os moradores os problemas que afetam suas vidas.

Por ser uma sessão especialmente dedicada a esses bairros, todos os requerimentos aprovados foram assinados pelos nove vereadores e tratavam de reivindicações dos moradores, tais como a drenagem da Baixa do Caic, considerada por todos como a de maior urgência, devido o ano estar terminando e a chegada das chuvas alagar as ruas do bairro.

Estiveram presentes à sessão, os secretários municipais de Urbanismo, Elton Silveira, de Agricultura, Eron Costa e de Obras, Nilson Fernandes que antes de sair, anunciou a vinda de engenheiros da Defesa Civil, para fazer um diagnóstico do local a serem feitas as obras de drenagem.

A diretora da 13ª Dired também participou da sessão e anunciou a implantação do programa Brasil Profissionalizado na escola, um programa do Governo Federal que irá oferecer cursos profissionalizantes a jovens do bairro.