sexta-feira, agosto 27, 2010

Chico de Marinete defende candidatura de um filho de Apodi



O discurso de Chico de Marinete foi voltado para as eleições, em defesa da candidatura de um filho de Apodi e nao poupou críticas aos colegas vereadores, o que provocou a indignação de Nilson Fernandes e fez com que o presidente da câmara se pronunciasse em defesa do respeito às escolhas de cada vereador, com relação aos candidatos.

 "O que me traz a esta tribuna é para falar à população de Apodi a respeito das eleições que estão chegando e na qual vamos escolher nossos legítimos representantes. É um momento de escolha de nossos líderes e é importante que observemos cada um, levando em conta a Lei do Ficha Limpa", disse Chico, acrescentando que política é feita debates, mas de uma coisa ele tem certeza:  que o município precisa de um representante.

Como argumentos, o vereador citou que há 30 anos, Apodi perdeu seu representante, Dalton Cunha, que não era apodiense, mas que defendia a bandeira do município. "Época em que tínhamos órgãos importantes, como Denocs, IBGE e a luta para que a Dired ficasse em Apodi e hoje, a população questiona porque perdemos tantos órgãos que já tínhamos e alguns que sequer chegaram a se instalar aqui e eu digo que é a falta de um representante que defenda os nossos interesses", disse Chico.

Sobre as perdas do município, Chico lembrou da perda da UFERSA para Caraúbas. "Todos nós sabemos que as decisões são tomadas a nível político e que poderíamos ter maiores benefícios, como empresas  que poderiam ter sido instaladas aqui, se tivéssemos representantes que defendessem nossa terra",  e citou exemplo de outras empresas que levam a matéria prima de Apodi para beneficiar outros municípios.

Sobre a pesquisa divulgada no Correio da Tarde, o vereador disse que após alguns políticos tomarem conhecimento da posição do candidato Flaviano Monteiro, apodienses que trabalham em órgãos públicos são proibidos de usar um adesivo no seu veículo. "Eu estaria envergonhado de usar a tribuna para defender candidato de fora, porque sabemos que não somos representados por estes forasteiros que só vêm levar nossos votos", desabafou.

O vereador finalizou o seu discurso dizendo que o tempo da ditadura já passou e que vai defender os filhos da  região até o fim do seu mandato. "Não receba pressão de ninguém, vá e vote em quem você quiser porque quem manda no seu voto é você", aconselhou chico.


Genivan cobra melhorias nas comunidades rurais e no transporte escolar



Em seu discurso na sessão de ontem, Genivan Varela se referiu ao que ele classificou de promessas e enganações da administração municipal, com relação às comunidades que moram ao lado da Barragem Santa Cruz e não tem água potável para beber.

Segundo Genivan é o mesmo problema enfrentado pelos moradores do sítio Queimadas. "O secretário Eron Costa que tanto participava de movimentos sociais,  agora parece ter esquecido das suas lutas e ainda tem coragem de defender uma administração dessas, que prometeu o conserto da caixa d'água dessa comunidade e até hoje não cumpriu.

Outro problema sério que foi prometido e não cumprido pela prefeita, segundo Genivan, foi o difícil acesso do corredor de Cuta.  "Faz mais de um ano que cobramos, porque muitos moradores utilizam aquela passagem e com a abertura da barragem, esse local fica sem acesso. São cerca de 150m e mesmo assim, a administração não conseguiu resolver".

Dando continuidade aos problemas não resolvidos, Genivan citou a comunidade de de Santa cruz, problema detectado pelos Vereadores em Ação quando realizaram o Rally do Sertão, no ano passado. " Os moradores continuam na mesma escuridão, porque o descaso com as comunidades rurais é impressionante", revolta-se Genivan.

O vereador falou ainda de um problema gravíssimo na comunidade de Santa Rosa, onde a escola está com as aulas parcialmente prejudicada, porque a ASG que faz a merenda entrou de férias e os alunos estão sendo liberados mais cedo pois não há substituta para essa merendeira. "Isso na administração de uma professora", desdenha.

"Muitas vezes essas informações não chegaram ao conhecimento da secretária de Educação. É um problema fácil de ser resolvido, defende Nilson Fernandes, sugerindo  que o vereador Genivan procurasse a secretaria para tentar resolver o problema.

"Em Apodi, porque chegou um ônibus, que foi emenda de uma deputada, os defensores da prefeita fizeram  uma verdadeira festa, como se isso fosse uma grande vantagem. Por que não mostra ônibus que transporta os professores, que são uma vergonha", desafiou Genivan, enfatizando a recista de campanha de Goreti, que prometia transportar alunos da rede pública de forma digna.

Ao final do discurso de Genivan, o vereador Hélio pediu a palavra e citou o exemplo de um município do Ceará, quando uma criança foi vítima fatal dos transportes em condições precárias. “Quero pedir que a prefeita tome providências com relação a esses ônibus, para evitar que uma tragédia com os nossos alunos", disse Hélio.

Evangelista criticou falta de aulas nas escolas públicas do município



Na sessão de ontem, o presidente da câmara voltou a criticar a falta de aulas nas escolas públicas do município. "As pessoas têm que entender a importância de uma aula e em Apodi está se brincando com isso", denunciou Evangelista, numa referência à paralisação das aulas da escola Antônio Targino, de Soledade. 

Segundo o presidente, o pai de um aluno desta escola, relatou que se fosse anotar os dias que de fato têm aula durante todo o ano, seria uma vergonha. "Um dia é o transporte, outro dia é o professor, noutro  é a merenda, enfim, não faltam motivos", disse o pai, indignado. "É vergonhoso a maneira como os nossos alunos e professores são transportados", completou Evangelista.

"O maior colégio da rede municipal estava sem aula porque não tinha transporte para levar os professores.  Qualquer motivo justifica não ter aula e para que as aulas da Francisco Targino, fossem retomadas, foi preciso ameaçar obstruir a pauta aqui na câmara e dizer que não votaríamos nada se o problema daquela escola não fosse resolvido ainda ontem", relatou Evangelista.