quinta-feira, outubro 01, 2009

Vereadores cobram aplicação dos recursos arrecadados com a CIP



A Iluminação pública do município foi o principal assunto debatido na sessão ordinária de hoje, quando os vereadores foram unânimes em apontar esse problema como um dos mais criticados pela população, tanto da zona rural quanto da urbana.


“È impressionante como as pessoas nos procuram para reclamar da falta de luminárias nas ruas ou nas comunidades”, relatou o vereador Júnior Carlos, ao iniciar seu discurso, no qual cobrou do executivo, explicações sobre os 127 mil reais arrecadados com a Contribuição de Iluminação Pública - CIP este ano, já que ruas estão escuras.

O vereador Arnaldo Costa alegou que os recursos arrecadados pela taxa cobrada dos consumidores não é destinada somente à reposição de lâmpadas e serviços na rede de energia, mas também para poços tubulares, o que foi contestado pelos vereadores Júnior Carlos, Genivan Aires e Evangelista.

“Precisamos consultar a lei, porque se os recursos são destinados à conservação da iluminação pública, não pode estar sendo desviado para outros fins, enquanto as ruas estão escuras, facilitando a atuação de marginais e deixando a população insegura”, disse Júnior Carlos.

Para evitar maiores discussões sem uma fundamentação na lei, o presidente da Câmara propôs que os vereadores se reunissem na próxima terça para discutir a regulamentação da aplicação dessa taxa, para então tomarem providências com relação à correta aplicação dos recursos.

Requerimentos aprovados na sessão de hoje:



Foi de autoria do vereador Ângelo Suassuna, a solicitação feita ao secretário de Obras Nilson Fernandes, também através de requerimento verbal, para que seja providenciado a iluminação da rua Luíza Cantofa, no conjunto IPE, localizada ao lado do cemitério Parque da Saudade.





O vereador Chico de Marinete, através de requerimento verbal, solicitou ao secretário municipal de Obras, Nilson Fernandes, a desobstrução da passagem que liga rua Pedro Velho, no bairro Malvinas, ao calçadão da lagoa, permitindo assim que os moradores daquela localidade possam transitar com mais facilidade.



A solicitação do vereador Hélio Machado, através de requerimento verbal, foi ao secretário de Agricultura, Eron Costa para agilizar o abastecimento de água do sítio Caboclo II, o que segundo ele depende apenas da disponibilização de um funcionário para efetivar a distribuição da água no poço que abastece a comunidade. O vereador Ângelo Suassuna também demonstrou preocupação com o problema, acrescentando que isso vem afetando os moradores daquela localidade há vários anos.