quinta-feira, abril 25, 2013

Sessão do dia 25 de abril, pequeno e grande expediente




A câmara municipal de Apodi inicia sessão do dia 25 de abril com novo endereço localizada agora na rua Vereador Abílio Soares de Macedo, 369 bairro Bicentenário. 

Antes de iniciar a sessão os vereadores receberam membros da igreja católica que pediram o apoio aos festejos da festa da padroeira. Os mesmos comprometeram-se em contribuir.



Como de costume o início deu-se com o hino apodiense sendo entoado para logo em seguida iniciarem os trabalhos.

A câmara também registrou a presença do concelho tutelar que veio pedir a ajuda do poder legislativo para que seja criado um projeto de uma construção da casa de apoio a criança e ao adolescente que passa por situação de vulnerabilidade.


Junior Souza foi parabenizado pelo seu aniversário.


Ao termino da sessão os vereadores ainda tiveram uma conversa com a Médica Solange que veio convida-los para visitar a pediatria do município.


Veja os detalhes da sessão

Pequeno expediente:

Vereador Filho Neto durante o uso da tribuna cobrou do prefeito o acumulo de lixo que começa a se encontrar em algumas localidades e agradeceu o secretário Samuel por ter atendido a seus requerimentos.

o Vereador Junior Carlos relatou a importância que a deputada Sandra Rosado tem com Apodi e agradeceu a Deus pelas chuvas que vem acontecendo amenizando a agonia dos agricultores.

Grande expediente:

O Vereador Evangelista fazendo uso do grande expediente disse que hoje era um dia especial com espaço novo por estarem em um novo espaço. Parabenizou o dia mundial dos escoteiros que esteve no calçadão da lagoa retirando o lixo que a população joga diariamente. (coparticipação NILSON – parabéns aos escoteiros que contrário a secretaria de agricultura esteve jogando lixo no inicio deste ano na lagoa de Apodi) Continuando o vereador relatou que dia 10 de maio haverá audiência sobre TV CÂMARA e todos, se possível, terão que ir a Natal para lutar pela TV para que as nossas sessões possam ser transmitidas pela. (coparticipação LAETE). O vereador destacou a importância da viagem que teve para câmara com a parceria da prefeitura que se comprometeu a construir a sede própria para o poder legislativo da cidade. Fábio Faria, Sandra Rodado, João Maia e Paulo Vagner, deputados federais, foram destaques no relato do vereador Evangelista.  Por último o vereador  divulgou os gastos com a viagem a Brasília no valor de 11.139,97  em passagens e viagens gerando 6.360.000,00 em emendas para o município.

A Vereadora Soneth Ferreira agradeceu a Deus pelas e chuvas que chegaram a 200mm em algumas regiões. "Infelizmente tivemos alguns problemas com as estradas do nosso município mas o secretário Samuel foi muito bem em nos atender juntamente com o vice prefeito José Maria. Também gostaria de agradecer ao secretário Dr Paulo por ter nos visitado essa semana e analisar a UBS da nossa comunidade." Continuando a vereadora veio pedir aos vereadores apoio a caju cultura. (coparticipação LAETE – O prefeito Flaviano retirou 100 mil reais para o apoio a caju cultura e a vereadora vem pedir apoio para esse projeto?). "Gostaria de agradecer a Deus que tem sido bom conosco com a seca que vem assolando o nosso município" (NILSON – A secretaria tem 6 tratores e precisamos dispor para ajudar a região da senhora vereadora?) (CHICO – O orçamento foi elaborado pela gestão passada). encerrando a vereadora afirmou que o secretário Charton Rêgo vai ajudar o problema da região.

Vereador Nilson começou seu discursos falando da fusão de dois partidos PMN e PPS e convidou os vereadores para se afiliar no PMDB. Logo em seguida disse que o prefeito tem o direito de remanejamente e pode mexer em até 6 milhões aproximadamente do orçamento. "Esse é um governo de lambança e nós vamos mostrar no que vem por ai." relatando que a cidade estaria sendo falada, de forma negativa, na imprensa não só de Apodi, mas de todo RN. “Quem não respeita as leis não tem respeito para com o seu povo”, disse. Mostrou o pedido de prestação de contas do carnaval que a oposição da câmara fez ao prefeito. “A sociedade é sábia, nós queremos ver ação do governo." (coparticipação SONETH – encontrei caçamba com pedras para ser colocado na estrada próxima ao senhor Pedro Gurgel, estamos trabalhando). Relatou ainda que pediu os melhoramentos das estradas desde janeiro e quer que seja resolvido. (coparticipação LAETE – estive na região da areia e alguns moradores me falaram que pequenos acidentes tem acontecido, entendo que nosso município é muito grande mas temos que resolver esses pequenos problemas) (coparticipação CHICO – Está acontecendo um fenômeno na nossa cidade, graças a Deus, com essas chuvas. E temos que ser concientes por que não se é possível resolver tudo de uma só vez). Recomendou a todos lerem o diário oficial do Estado para ver o que vem acontecendo por lá e disse que é uma vergonha ver em um governo um secretário dizer que só fica se outro secretário sair. “Eu queria até bater palmas, depois de 120 dias de governo consertar uma maquina”.

Já o Vereador Costinha, recomendou a noção de pesar para a senhora Maria Conceição de Morais, parabenizou a casa pela viagem a Brasília e agradeceu a Deus pelas chuvas que vem ocorrendo no município. Disse, "O prefeito disponibilizou 100 mil que parece mais que uma gota no oceano para esse município. (coparticipação NILSON – Isso é culpa do prefeito). O estado repassa para que o município administre e disponha alguma coisa na área de saúde e nós queremos ver essas ações. "Acredito que o prefeito irá resolver esses problemas como os da chuva, coisa que eu já vejo que vem resolvendo. (coparticipação EVAN- Gostaria de parabenizar melancias pelos acudes que já estão sangrando).

Vereadora Hortência comentou sobre o convite que recebeu para visitar a comunidade que mora próximo ao lixão e o problema que se encontra ali, principalmente na área da saúde sendo o destaque do tema abordado. Parabenizou os idosos pelos trabalhos que estão sendo realizados e falou da dificuldade que gerou-se com a demora  para o início das atividades sendo o prédio um dos pontos que impediam o seu início por encontrar-se irregular. Falou da saúde do sítio do Gois que, nunca esteve tão bem segundo a vereadora em conversa com a conhecida parteira da localidade, da viagem a Brasília que foi muito bem aproveitada. Parabenizou a oposição pelo papel de criticar. (coparticipação LAETE – Vereador não tem o papel de criticar, vereador tem o papel de legislar. Hoje quem mais critica o governo é o povo que votou nele). (coparticipação JUNIOR CARLOS – Nós queremos que chova e não nos preocupamos com as estradas, se houver problemas vamos buscar a secretaria de obras e tentar resolver).

O Vereador Genivan Varela  iniciou dizendo, “Mim parece que tem vereador aqui que parece querer ser o rei da cocada preta” . Falou da construção da UERN que tem o apoio do deputado Fábio Farias. Destacou a importância de um escritório da CAERN local gerando emprego e visitantes de localidades como Itaú, Severiano Melo, Felipe Guerra entre outras; o termino de obras que o prefeito Flaviano vem realizando no seu governo. Falou dos requerimentos que estão sendo atendidos pela oposição coisas que segundo ele não eram atendidas por ele na gestão passada. (NILSON – vossa excelência quando for se referir a alguém diga o nome, pois não estou mim escondendo em trás de nada, vá direto). Vereador diz que o governo tem erros mas que estão trabalhando para resolver principalmente com as obras que serão realizadas na cidade. Por último parabenizou o vereador Junior Souza pelo seu aniversário.

O Vereador Chico de Marinete, pediu calma por que tudo irá ser resolvido relatando a dificuldade da zona rural e seus problemas. Em seu discursos  usou da palavra do Ministro Garibaldi quando esteve em Brasília. “prefeito que não escuta a câmara erra muito mais” mostrando que o prefeito Flaviano está ouvindo as reivindicações da câmara seja ela oposição ou não.

O Vereador Laete parabenizou a casa pelo agradecimento político que a casa da ao município esquecendo das bandeiras e também a viagem a Brasília por parte da câmara. Direcionando ao líder do governo, Genivan, disse ser vergonhoso em seu relato por está sendo mostrado nas mídias estaduais a maneira desastrosa que o governo vem tendo em sua administração. “dessa do palanque prefeito e faça o que o povo precisa”.  Chamou a atenção da situação para que vejam as coisas erradas que vem acontecendo no governo. “O prefeito é sensacionalista”. Destacou que o prefeito Flaviano tem sorte por ter a oportunidade de inaugurar as obras que a prefeita conseguiu em emendas na gestão passada. Sobre a previdência própria ele disse que só irá votar no projeto se os servidores quiserem. (NILSON – Vossa excelência está de parabéns por citar as palavras dos jornalistas sobre a gestão, torço para que o prefeito faça acontecer, espero que não de forma ilegal). Concluindo disse que não votou contra em nenhum projeto até o momento e que está apoiando para que o prefeito faça um bom papel. (SONETH – não estou aqui para aparecer estou aqui para defender o povo, estou pedindo as reivindicações do povo). Sobre o processo seletivo ele disse que o povo não aprovou e a justiça revogou a irregularidade passando, o governo, por conflitos internos.

O ultimo a usar a tribuna foi o Vereador Junior Souza agradecido pelas felicitações falou da viagem a Brasília  e o quanto foi gratificante pelo que foi conseguido. "Vamos trabalhar para que Apodi seja melhor no que faz." Comentou a relação das obras que são realizadas na cidade dizendo que o engenheiro só aprova uma obra se tiver o prazo de início e termino da mesma referindo as palavras de vereador Genivan. Ainda em seu discursos Junior comentou sobre a construção da Justiça eleitoral dizendo que a gestão passada é que disponibilizou o terreno e meios para que pudesse ser construída em Apodi.  Falou que a retirada da BR do meio da cidade é uma obra de Apodi e que todos ganham com isso.  (GENIVAN – Gostaria de destacar a simplicidade do Ministro Garibaldi que o mesmo teve com a gente nos levando até o ministério dos transportes) (NILSON – Parabenizou Junior Souza pelo seu aniversário e reclamou quanto as coisas que são postas de maneiras errada no governo).