sábado, outubro 23, 2010

Mara Duarte reafirma interesse em disputar eleições de 2012




A repercussão da matéria publicada no blog da Câmara, na qual  Mara Duarte coloca seu nome à disposição para disputar a campanha de prefeito em 2012, motivou a diretora da Dired a seguir em busca de apoios para lançar sua candidatura.

Filiada ao PMN, partido do deputado Fábio Farias, que recentemente esteve em Apodi e confirmou interesse do partido em ter representante nas eleições de 2012, Mara Duarte terá pela frente muitos desafios para consolidar sua candidatura.

Caso a Nova Geração prefira perder um membro do seu partido, o PC do B, para filiá-lo ao PMN e solidificar o apoio do deputado Fábio Farias, Mara teria como opção se filiar ao PRB, partido ao qual está filiado seu marido, o ex-prefeito Evandro Marinho. No entanto, ela pretende manter-se onde está.

Muitas indagações estariam a emperrar a concretização da candidatura de Mara. Até 2012, entre eles,  a Reforma Política tão debatida e que deve se configurar no principal desafio do presidente eleito, pode já estar consolidada até lá e mudar completamente o panorama político.

Caso seja aprovada a PEC 65 /07, do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), estabelecendo que o chefe do Executivo que pretenda a reeleição deve licenciar-se do cargo, a prefeita Goreti Pinto se licenciaria para dispur a reeleição, permitindo que Vandinho assumisse a prefeitura?

E, caso Vandinho, com o afastamento de Goreti, passasse a ser o prefeito, Mara poderia disputar o cargo de prefeita ou de vice, já que seria então a mulher do prefeito? O cenário é de muitas incertezas, apesar da proximidade do pleito e de muitos já darem como certo uma reedição de 2008, com nova disputa entre Goreti e Flaviano.

Sem contar que podemos acrescentar a esse cenário, o nome do vereador Hélio Machado, que surge como candidato articulado pela "raposa" Agostinho Pinto, que certamente não vai querer uma nova vitória do seu desafeto Klinger Pinto.

Talvez seja cedo para tantas especulações, mas Mara Duarte está disposta a levar adiante o seu projeto de viabilizar a sua candidatura, aceitando inclusive ser vice de uma chapa que tenha boa aceitação do seu nome e também respalde popular.