quinta-feira, maio 13, 2010

Discurso de Genivan irrita Nilson Fernandes





Genivan Varela, usou a tribuna  para falar sobre a reunião com o secretário de Agricultura, Eron Costa, que aconteceu ontem pela manha, na câmara, onde falou sobre o não funcionamento do programa Corte de Terra no município de Apodi, já que o mesmo está atendendo ao homem do campo nos demais municípios do Estado.

"Não podemos nos calar diante de todas essas coisas que não funcionam em nosso município. O secretário disse que em outros tempos, queria que cortasse as terras até quando o ano era seco, mas agora, que ele está no poder, que tem a força maior para autorizar o corte de terra, esqueceu os agricultores", discursou Genivan. Para o vereador, o secretário se omitiu de ajudar os agricultores. "Quando ele atuava nos movimentos sindicais, tinha outro pensamento", criticou.

O vereador disse que de acordo com o secretário de Agricultura, mais de mil famílias foram contempladas com o combustível fornecido pela Petrobrás, mas que uma boa parcela dessas pessoas que foram atendidas, tiveram que pagar pela hora de corte. "Os agricultores, caso não tenha inverno, não poderão receber o seguro safra, porque não plantaram", lamentou Genivan.

Genivan falou ainda sobre a presença do secretário da Juventude,  Esporte e Lazer, Jairo Cesar, o que gerou polêmica com o vereador Nilson Fernandes com relação ao estádio Antônio Lopes Filho, que teve suas luminárias retiradas para iluminar o carnaval e depois para a Feira de Negócios e até o momento não foi reposto, prejudicando os amantes do futebol.

Nilson alegou que as luminárias não pertencem ao estádio, porque a gestão da FUNDEVAP nunca fez por onde adquirir essas luminárias. "Veja quem estava à frente do órgão? São as pessoas que mais criticam o governo municipal, mas que nunca fez a sua parte", criticou o vereador. "Não venha tapar o sol com a peneira", rebateu Genivan citando o muro que foi derrubado pelo ônibus da prefeitura e que a prefeitura não recuperou.

"É muito fácil criticar sem conhecer os fatos", exaltou-se o vereador Nilson, a quem Genivan disse que não cedeu o aparte no discurso, pondo fim à discussão. ""Se todo mês tivesse um evento, a prefeitura iria deixar o estádio às escuras o ano todo? Indagou Júnior Carlos. "Já sei que por enquanto, não haverá iluminação no estádio, porque no próximo mês terá o São João" ironizou Ângelo Suassuna.

O vereador Chico de Marinete também participou da discussão, acrescentando:  "Se o município está achando ruim essa parceria com a Fundevap,  então que tenha seu própria estrutura, que construa um Estádio para que a população tenha acesso à prática esportiva, porque passar meses sem repor umas luminárias é sinônimo de incompetência."

O vereador Genivan concluiu o seu discurso citando o exemplo das cidades de Riacho da Cruz, onde está sendo construindo um estádio de futebol; Antônio Martins que já tem e Caraúbas que está em construção. "Por que somente em Apodi as coisas não acontecem. Não é falta de recursos e sim, de administração", finalizou Genivan.



Chico de Marinete falou sobre as obras inseridas no Plano de Emergência entregue à prefeita





O vereador Chico de Marinete pontuou no seu discurso questões relacionada ao Plano Emergencial apresentado à prefeita Goreti Pinto na reunião de sexta-feira,  o que considera questões urgentes, que "são pequenas para algumas pessoas, mas necessário de serem resolvidas"avaliou.

Destacou entre as obras do plano, a complementação da Av. Vingt Rosado, que considera de grande importância e que até hoje não foi resolvida. A iluminação da quadra do sítio do Góis e a tela da quadra de Melancias, são ações pequenas, mas permitirão que os jovens saiam da ociosidade e evitar que eles se envolvam com drogas.

Outro ponto destacado, foi a localização do terreno da UERN que precisa ser definida com  urgência, "para que possamos definir a criação do campus universitário, beneficiando centenas de jovens que precisam se deslocam para Mossoró todos os dias, gerando mais problemas com o transporte escolar", acrescentou o vereador.

"É impressionante o descaso dos recursos públicos, na caixa d'água no sítio Retiro, que é um problema que a secretaria de obras tem conhecimento há muito tempo e que nunca foi resolvido. "Isso é fruto do comprometimento desta casa com o povo de Apodi, porque se não a prefeita não faz por espontânea vontade, vai na pressão", diz o vereador, lembrando que comunidade já serve de chacota quando se refere a obras do poder executivo.

Chico citou como exemplo a administração de Assu, onde não existe oposição, mas que é considerada modelo, com a construção de 400 casas populares (serão mil até o final do ano); quase toda periferia está asfaltada;  acabou com o assistencialismo, que doava 4 mil cestas e reduziu para mil; capacitou 4 mil pessoas para atuarem no mercado de trabalho, gerando empregos na construção civil do próprio município. "E uma cidade do mesmo porte de Apodi", comparou.

"Vamos aprovar os projetos, mas queremos o compromisso de que cada empresa que vencer a licitação envie planilhas para a câmara e nós vamos fiscalizar essas obras, para verificar a qualidade do material utilizado, porque a Constral só usou material de péssima qualidade, mas quando cobramos um aposição da prefeita, ela disse que não tinha nada a ver, mas ela poderia sim, exigir material de qualidade. Nunca foi entregue nenhuma planilha dessas obras", finalizou.



Presidente da Câmara falou sobre visitas feitas durante a semana





O presidente da câmara iniciou seu discurso usando as palavras do vereador  Arnaldo Costa, que pediu para as pessoas serem felizes e esquecerem as coisas ruins. " Apodi deve estar feliz, porque apesar da péssima administração, as pessoas são fortes e não se deixam abater pela tristeza", filosofou Evangelista.

Com relação à visita que fez à maternidade Claudina Pinto, na semana passada, Evangelista disse ter ficado muito triste por uma frase que considerou muito infeliz, proferida pelo vice-diretor daquela instituição, cujos médicos não recebem há quatro meses,  "Achando que sou garoto de recado, ele me mandou perguntar a Dr. Pinheiro e Dra Lourdes quanto eles querem para deixar de andar maternidade. Será que é isso que Apodi quer? Indagou o presidente.

Outra visita feita pelo vereador, foi às escolas multisseriadas do nosso município, que são uma realidade em todo o país, onde numa mesma sala funcionam todas as séries. Evangelista destacou o trabalho de uma professora de  Santa Rosa com 42 alunos, de séries e idades distintas e ela faz um trabalho belíssimo. "Tem coisas boas para se mostrar no nosso município, apesar da falta de estrutura das escolas da zona rural", afirmou.

O vereador também relatou sobre o convite feito pelo grupo de jovens da Aurora da Serra, com o qual se reuniou e ouviu  questionamentos sobre o que os vereadores podem fazer pela iluminação da quadra de esportes daquela comunidade, para que os jovens tenham acesso à prática esportiva à noite, já que trabalham durante o dia.

Com relação à iluminação, Evangelista também citou a visita do secretário da Juventude,  Esportes e Lazer à câmara, que não soube explicar o motivo pelo qual o Estádio Antônio Lopes Filho está sem luminárias. "O fato é que a iluminação existia antes e hoje não existe mais. Se  a prefeitura entende que a FUNDEVAP não tem competência para gerir seu patrimônio, que ela providencie  seu próprio espaço, oferendo opção para os cidadãos apodienses", disse.

Por último, o presidente falou sobre o que denominou de Programa Minha Casa, Minha Aventura, que levou mais de trinta mães de família a ficarem acampadas em frente à secretaria. " Seria bom que o circo, que deveria ter sido comprado pela secretaria e que até agora ninguém viu,  estivesse montado para que as pessoas pudessem dormir sem correr risco de tomarem banho de chuva", ironizou o presidente.


Júnior Carlos disse que ser oposição, não é ser irresponsável




O vereador Júnior Carlos iniciou o seu discurso justificando o  adiamento da inauguração da quadra de esportes do sítio Juazeiro, que segundo ele não aconteceu no sábado passado, como estava previsto, devido o falecimento de Itamar Galdino, que morava naquele setor, mas, adiantou que a data foi remarcada para o dia 29 de maio.

Em seguida, o vereaor falou sobre a situação de dezenas de mães de família que passaram a noite acampadas em frente à secretaria de Ação Social, para conseguirem se cadastrar no programa Minha Casa, Minha Vida. "Fico revoltado quando vejo situações como a que presenciamos ontem, onde mais de 30 mães dormiram ao relento, para fazer apenas um cadastro, sem a certeza de ser contemplada. Acho uma falta de respeito com os cidadãos apodienses e uma irresponsabilidade do secretário", disse.

Com relação à reunião que os vereadores tiveram com a prefeita na sexta-feira, Júnior citou dez pontos emergencias colocados como condição para aprovação do pedido de crédito suplementar. "Não significa que Apodi tem somente esses problemas emergenciais, pois o município tem centenas, mas pedimos pelo que pelo menos esses sejam resolvidos num prazo de 30 dias", justificou.

"Fui taxado pela prefeita de radical, mas faço oposição de forma responsável. Se ser radical é ser a favor de obras que venham favorecer o desenvolvimento de Apodi, então eu sou", afirmou o vereador, acrescentando que seria irresponsável se não aprovasse a suplementação de verbas, somente por ser oposição.


Arnaldo Costa defende a administração de Goreti



O vereador  Arnaldo Costa usou o grande expediente para criticar administrações passadas, que segundo ele, deixaram obras orçadas em valores irrisórios,  para o próximo prefeito concluir.  Ele criticou o pessimismo dos vereadores que disseram não acreditar na administração de Goreti Pinto. "Se for falar somente em coisa ruim, vai ficar todo mundo triste. Todo prefeito passa pelos mesmos problemas. Nenhum administrador faz milagre. Só quem faz milagre é Jesus. Administrar uma cidade do tamanho de Apodi é muito difícil", defendeu o vereador, acusando a oposição de ser irresponsável por falar mal do executivo.


Em reunião com secretário de Agricultura, vereadores discutem corte de terra










O secretário de Agricultura do município, Eron Costa, esteve na câmara ontem pela manhã, para esclarecer aos vereadores sobre o Programa Corte de Terra, que vem sendo muito criticado pelos agricultores.

O secretário informou que 500 famílias foram beneficiadas com 15 mil litros de óleo diesel, doados pela Petrobrás e que a distribuição foi feita através das associações, através de quatro programas.

Primeiro, o convencional para as famílias que já estão cadastrados e com isso têm direito a uma hora e meia de corte de terra. Segundo, através da parceria entre a prefeitura e o produtor, com direito a 5h de trator, onde o produtor abastece com o óleo.

O terceiro programa beneficia produtores que não foram cadastrados, no qual a prefeitura entrar com o trator e o produtor entrar com R$ 22,00 a cada hora de corte. E por último, a parceria com a Petrobrás.

Os vereadores presentes disseram que as informações repassadas pelos agricultores, é que o projeto havia sido cancelado devido à confirmação de dados de que não iria haver chuvas e portanto, os produtores não teriam direito ao seguro safra, pelos menos aqueles que não cultivaram sua terra.

Estiveram presentes os vereadores: Angelo Suassuna e Genivan varela, o secretário Eron Costa e Raimundo Moisés, da secretaria e Junior, do Sindicato dos Trabalhadores.


Prefeita envia documento se comprometendo a atender reivindicações dos vereadores



No final da tarde de ontem, os vereadores receberam da prefeita Goreti Pinto, documento oficial se comprometendo a realizar todas as ações reivindicadas pela câmara, denominadas de Plano de Emergencia, como condiçõa indispensável para a aprovação dos projetos de créditos suplementar e especial. As ações serão acompanhadas de perto pelos Vereadores em Ação.


Estado do Rio Grande do Norte
PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI
CNPJ 08.349.011/0001-93
Praça Francisco Pinto, 56 – CEP 59700-000 – Apodi –RN
Telefax: 84 -3333-2123 E-MAIL: gabinetepma@bol.com.br


Oficio nº 030/2010-GP Apodi, 12 de maio de 2010

Exmo. Sr.

João Evangelista de M. Filho

MD. Presidente da Câmara Municipal de

Apodi-RN

Sr. Presidente,

É com satisfação que cumprimento Vossa Excelência, e ao mesmo tempo desejo estender aos demais pares o nosso apreço e respeito pela atuação frente ao legislativo. O nosso objetivo através do presente é levar ao conhecimento de todos,o cronograma de providencias para efetivação de obras e serviços em várias comunidades rurais, bem como na área urbana do nosso município, conforme discutido em encontro realizado entre este poder executivo e o legislativo nas dependências do Gabinete Civil no dia 07 ultimo. Do citado encontro estabeleceu-se uma agenda de prioridades a seguir discriminadas fruto do entendimento entre ambos os poderes.

A seguir todas as informações com respectivos prazos de cumprimento:

• Complementação da pavimentação a paralelepípedo da Av. Vingt Rosado.

A complementação da pavimentação da Av. Vingt Rosado faz parte do Contrato de Repasse nº 0225679-55, firmado entre o município de Apodi-RN e o Ministério das Cidades.

Nesse mesmo contrato está prevista a pavimentação das Ruas Vereador Abílio Soares, Francisco Leão da Silveira (Garilândia), Sebastião Pinto, Jaime Câmara (Garilândia), Nossa Sra. da Conceição (trecho que interliga o Terminal Turístico à pavimentação existente), e das Travessas Padre Anchieta e Pedro Velho.

Já foram executadas as pavimentações da Rua Abílio Soares de Macedo, do trecho da Rua Nossa Sra. da Conceição e a Trav. Pedro Velho.

As obras estão paralisadas a aproximadamente 18 meses por falta de aporte de recursos da parte do Ministério das Cidades. Somente recentemente, em 15 de abril de 2010, precisamente, o Ministério das Cidades voltou a creditar parcela dos recursos devidos na conta vinculada ao contrato de repasse.

Estamos encaminhando as providências necessárias para retomada dos serviços e conclusão da obra.

• Pavimentação da Rua Salviano Cabral.

A pavimentação da Rua Salviano Cabral é parte do objeto Contrato de Repasse nº 0257167-33, firmado entre o município de Apodi-RN e o Ministério das Cidades.

No referido contrato também está prevista a pavimentação das Ruas Valdomiro Cabral, Francisca Marcelina Tôrres, Hamilton Tenório (Garilândia), Frei Fidélis, Francisco de Oliveira Pinto, e prolongamento das Ruas Alice Pinto, Jaime Câmara (Garilândia), e Francisco Leão Da Silveira (Garilândia).

A licitação já foi realizada e encaminhada à Caixa Econômica Federal para análise dos documentos. O parecer da CAIXA foi pela aprovação do certame, mas condicionou a autorização para início de obras à apresentação de projeto de sinalização vertical, critério recente exigido pelo Ministério das Cidades.

O setor de engenharia do Município já está finalizando o projeto de sinalização e deveremos encaminhá-lo à CAIXA nos próximos dias.

• Iluminação da Quadra do Sitio do Góis e serviços complementares nas quadras dos distritos de Melancias e Soledade.

Quanto à iluminação da quadra de esporte do Sitio do Góis, a Secretaria de Obras já fez a solicitação do material para resolver a iluminação da mesma e conforme contatos com o Setor de Compras o fornecedor estará entregando todo o material necessário para concretização da obra até o final de maio de 2010. Com relação as quadras de esporte dos distritos de Melancias e Soledade já fizemos o diagnostico: construção de alambrados, pinturas e demarcação alem da recuperação da parte elétrica e hidráulica, o processo esta na fase de quantificação financeira e o processo licitatório será logo iniciado.

• Reposição de lâmpadas no Sitio Santa Rosa e Região da Pedra.

A respeito de reposição de lâmpadas da comunidade de Santa Rosa e região da Pedra, estamos aguardando e conforme contatos com o Setor de Compras o fornecedor estará entregando todo o material necessário para concretização da obra até o final de maio de 2010.

• Cobertura da tubulação de água no Sitio do Góis.

Quanto a cobertura da tubulação de água do Assentamento do Sitio do Góis, será resolvida tão logo a motoniveladora (Patrol) seja consertada (já que as peças já foram adquiridas junto ao fornecedor em São Paulo faltando apenas fazer a reposição). Todas as medidas serão adotadas dentro de aproximadamente 15 dias.

• Terreno de localização da UERN.

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte já oficializou em documento o interesse em construir o Campus Universitário em nosso município sendo que o município já disponibilizou a área de terra que atende aos requisitos daquela instituição. O terreno será doado especificamente para este fim. Caso surja outro que atenda as exigências da Universidade, o referido terreno será devolvido ao antigo proprietário. Com relação à legalização do terreno estamos tomando todas as medidas cabíveis, sendo que já foi realizada a avaliação do terreno e agora se encontra com o setor jurídico para parecer, visando atender os tramites legais da lei, para posterior escrituração publica em nome da UERN. A Universidade já dispõe de recursos na ordem de R$ 750.000,00 (setecentos e cinqüenta mil reais), que deverão ser aplicados ainda neste ano de 2010.

• Abrigos de passageiros.

Os abrigos de passageiros da zona rural do nosso município localizado nas comunidades de Frei Damião, Poço Tilon, Melancias e Casulo todos na BR 405, já dispomos do projeto arquitetônico para sua construção, no entanto, encontra-se na fase de levantamento de custos para dá inicio ao processo licitatório e contratação de empresa para o desenvolvimento dessa obra.

• Drenagem da Rua Abilio Soares de Macedo (Cajueiro).

A Prefeitura Municipal de Apodi, em parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN, recebeu uma doação de tubos de 250 mm que serão utilizados nos próximos dias no prolongamento de esgotos da referida rua, para a rua Antonio Campos, para isso se faz necessário respeitar todos os tramites legais para a contratação de empresa para o desenvolvimento desta obra. Dentro de 30 dias no máximo estaremos com o problema solucionado.

• Caixa d’agua do Sitio Retiro.

A caixa localizada no sitio Retiro será recuperada e já autorizamos a Secretaria Municipal de Agricultura a providenciar o orçamento e posterior execução do reparo mediante a recomposição com manta asfáltica processo que necessita de profissionais vindos de outro do Município. Porém dentro de aproximadamente 20 dias sanaremos o problema.

Diante do exposto, esperamos atender todas as situações elencadas e desde já nos colocamos à disposição de todos os membros do poder legislativo, no sentido de mantermos nossos laços de amizade e respeito sempre evidentes.

Cordialmente

Maria Goreti da Silveira Pinto

Prefeita do Município de Apodi