quinta-feira, setembro 22, 2011

Ângelo de Dagmar lamenta paralisação de obra no Vale do Apodi

Primeiro inscrito no pequeno expediente desta quinta-feira, 22 o Vereador Ângelo de Dagmar do PV, falou de mais uma visita feita por sua pessoa a obra da passagem molhada no Vale do Apodi, onde o mesmo pôde comprovar que a mesma está paralisada, pedindo que a casa envie oficio a PMA para saber o porquê da mesma está inativa.

“A população quer saber o porquê dessa paralisação dessa obra tão importante como é a passagem molhada do o Rio Apodi” frisou Ângelo.

Junior Carlos informa motivos da paralisação da obra da passagem molhada


Inscrito no pequeno expediente o Vereador Junior Carlos do PSB pediu a secretaria da casa informações sobre um Requerimento seu enviado ao poder executivo, onde pede informações sobre um convenio entre a APAMI e PMA, pois ainda não teve resposta do citado Requerimento.

Sobre a paralisação da passagem molhada o Vereador disse que o motivo da paralisação da passagem molhada está acontecendo por conta da falta de material, brita, entre outros.

“Está faltando compromisso do poder executivo, e mais atitude da maioria dos Vereadores” comentou Júnior Carlos.

Nilson Fernandes critica colegas que tentam denegrir imagem dos Vereadores da situação

Primeiro inscrito no grande expediente o Vereador pelo PMDB Nilson de João Lucas falou sobre a democracia na casa, sobre autonomia da cada Vereador em defender seus ideais. “Dizer que alguns Vereadores não se importam com o andamento das obras é falácia” ponderou o Vereador.

Ele frisou que mesmo sendo da situação tem buscado junto aos deputados recursos para que sejam construídas escolas, Praças, entre outras, criticando alguns colegas que afirmaram que os Vereadores da situação eram contra, por exemplo, a construção de casas populares, enfatizando que isso não é verdade e que é uma tentativa de denegrir a imagem de alguns Vereadores.

“Vamos ser mais coerentes quando formos as Rádios, sem tentar manchar o trabalho de alguns Vereadores, pois todos merecem respeito igualitário” frisou Nilson Fernandes.

Júnior Carlos frisa que falta atitude de alguns Vereadores da CMA

No grande expediente o Vereador Júnior Carlos do PSB voltou a tribuna da casa, para falar de uma visita a Chapada do Apodi ao lado do colega Chico de Marinete, onde ouviu mais uma vez da população sobre a falta de infra-estrutura nas comunidades, como estradas, saúde, educação entre outras.

Ele falou de outra visita que fez ao Bairro Cruz de Almas onde ouviu dos moradores um pedido para que a PMA fizesse o desvio de alguns esgotos que correm do Bairro para a Lagoa prejudicando os peixes que alimentam as pessoas ali e que são fonte de renda de vários pescadores.

Júnior pediu sobre a Praça existente na Rua Primeiro de Maio, que o poder público colocasse água na cisterna da Praça, para que os próprios moradores possam cuidar da mesma, já que nem isso o poder executivo se dignou a fazer pela população.

Falando sobre as criticas feitas pelos Vereadores da situação ele disse que o povo sabe muito bem quem quer o bem de Apodi, que o povo não é mais bobo é muito bem esclarecido. “Quando eu cobro atitude contra a prefeita é porque de fato falta atitude da maioria dos vereadores” comentou Júnior Carlos.

“Eu quero dizer sim que tem Vereadores que são contra as obras, essa é uma verdade e não vou me privar de falar isso, aconteça o que acontecer” encerrou Júnior Carlos.

Chico de Marinete critica tentativa de anulações no orçamento do município

No grande expediente o Vereador Chico de Marinete do PC do B, disse inicialmente que ficou receoso pelos ânimos acirrados dos colegas, mas que teria que falar sobre o as anulações no orçamento deste ano. Sobre o projeto Chico disse que vibrou muito quando na última sessão esse projeto foi retirado da pauta.

Dirigindo-se ao colega Ângelo ele disse está sem terceiro ano de mandato e que tem bastante vontade que as coisas aconteçam, citando uma Praça de eventos como exemplo que nos dois últimos anos foram anuladas pelos Vereadores da situação.

Ele especificou os valores de todas as anulações propostas pelo poder executivo, frisando que existem outras dotações que podem ser anuladas sem que traga tantos prejuízos a sociedade, citando a anulação para erradicação das casas de taipas em nosso município.

“Quero deixar bem claro que nem sempre a maioria é dona da verdade” afirmou Chico de Marinete.

Chico mais uma vez defendeu a comunidade do Sitio do Góis afirmando que nenhum beneficio chega àquela comunidade, pelo contrario ver chegar a casa anulações que foram aprovadas por todos os Vereadores, mas que hoje ver esses mesmos recursos prestes a ser anulados.

“Eu posso até está doido, mas nessas obras de Apodi não tem dinheiro alguma de royalties” frisou indignado o Vereador Chico.

Ângelo de Dagmar relata sobre divergências de idéias na casa

Agora no grande expediente o Vereador Ângelo de Dagmar do PV voltou a tribuna da casa para falar sobre os debates proferidos por cada Vereador, dizendo ser legitima a democracia na casa do povo que é o poder executivo.

Sobre as anulações propostas pelo poder executivo ele explicou que fica de coração partido em ter que votar nessas anulações, mas que é necessário esse montante para que a PMA possa pagar em dia o funcionalismo de nossa cidade.

“Eu assim como todos os colegas venho lutando para que as coisas aconteçam em nosso município, nesse meu mandato, mas infelizmente não é como nós queremos e pensamos” afirmou Ângelo de Dagmar.

Arnaldo Costa parabeniza prefeita pela instalação da academia no calçadão da Lagoa do Apodi

No grande expediente o Vereador Arnaldo Costa do PP falou que o debate na casa é salutar, faz parte da democracia, mas que condena alguns termos usados pelos colegas, pois todos merecem respeito independente de sua postura política.

Ele parabenizou a prefeita pela inauguração da academia da terceira idade no calçadão da Lagoa Apodi, ressaltando que todos os dias inúmeras pessoas são beneficiadas naquele local através do exercício físico, que é vital a saúde de nossos idosos.

Arnaldo Costa criticou algumas informações de seus colegas, afirmando que todos são iguais na casa, afirmando que cada um deve procurar seus deputados para buscar emendas que beneficiem o povo de Apodi.

Genivan Varela instiga colegas a defenderem prefeita em situação errônea


No grande expediente o Vereador Genivan Varela do PC do B, falou inicialmente da postura de alguns colegas afirmando categoricamente que a prefeita cometeu crime baixando um decreto onde remanejou mais de dois milhões de reais, indagando quais colegas defenderão a casa nesse assunto.

Ele falou do problema de água nos posto de saúde de sua comunidade Santa Rosa, que está desde ontem sem atendimento a população por falta do abastecimento de água que está faltando na unidade de saúde, assim como também da escola que fica na comunidade. Sobre essa questão da água ele afirmou que a água foi cortada por falta de cumprimento por parte do poder público.

Falando sobre as caixas d’águas que abastecem as comunidades ele lamentou que durante toda essa gestão não houve recuperação alguma desses reservatórios, que em sua maioria estão bastante danificadas.

Sobre a visita a Praça que fica na Rua Primeiro de Maio ele cobrou que a PMA abasteça ao menos a cisterna, para que os moradores possam cuidar daquele espaço público, já que a PMA não o faz.

Evangelista adjetiva como absurdas anulações no orçamento, e defende orçamento participativo para 2012

Último inscrito no grande expediente o Vereador Evangelista do PR, Presidente da CMA saudou nominalmente personalidades presentes a casa do povo e ouvindo pelas rádios que retransmitem a sessão ordinária toda quinta-feira.

Sobre a comparação feita pelo seu colega Nilson Fernandes entre os cargos comissionados da CMA e da PMA, o Vereador disse que a casa está aberta a qualquer averiguação, criticando o seu colega que disse que a casa teria advogados demais, mas justificou como ainda sendo poucos para enfrentar o aparato que a prefeitura tem ao seu dispor.

Ele convidou a todos para participarem do evento do PR no próximo sábado, 24 no auditório da CMA, com presenças dos deputados George Soares e João Maia e da prefeita Shirley Targino entre outras personalidades.

Evangelista falou do abandono das pessoas da Chapada do Apodi onde esteve ontem a noite, contrastando com o discurso de que tudo está as mil maravilhas e tudo anda bem, ou seja, um discurso doce que não consegue mais enganar a ninguém.

Citando mais uma vez seu colega Nilson Fernandes o Vereador disse que acredita nas boas intenções do seu colega, mas lamenta que não tenha mais influencia na atual gestão a quem ele chamou de centralizada, mas que deseja que seu colega chegue a presidência do seu partido para ter ainda mais espaço.

Falando de uma audiência pública que irá acontecer na sede do poder legislativo o Vereador lamentou que a prefeita trate isso como coisa simples, pois são mais de 40 milhões e a prefeita não discute isso com o povo, do contrario informa que tudo isso sairá no Diário Oficial. “Quem ler Diário Oficial? Só deve ser brincadeira isso” ponderou Evangelista.

O Vereador republicano disse ser muito importante que o orçamento, seja discutido com toda sociedade, e afirmou que o que está mo orçamento tem que ser cumprido, mas que a prefeita brinca de anular o que os Vereadores aprovaram, sendo um absurdo, pois a culpa não é dos Vereadores da casa que cumpre regimentalmente todos os prazos. “Se houver atrasos de salários a culpa não é dos Vereadores” analisou Evangelista.

“Evangelista e casa não são reféns de ninguém, pois é bom que os funcionários vejam quem realmente é culpado” afirmou Evangelista.

Por fim ele fez um desafio a todos os colegas a prefeita e toda sociedade para fazerem um orçamento de 2012 participativo, onde todos possam opinar onde será investido os mais de 40 milhões previstos no mesmo.

Requerimento 138/2011 – De autoria do Vereador Nilson Fernandes do PMDB

Pede que a PMA proceda estudo de viabilidade para pavimentação da Rua Tancredo Neves no Bairro Cruz de Almas

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 137/2011 – De autoria do Vereador Chico de Marinete do PC do B

Pede que a prefeita implante uma equipe de saúde bucal nas comunidades da Chapada do Apodi

APROVADO à unanimidade.

INDICAÇÃO 022/2011 – De autoria do Vereador Helio Machado do PR


Indica a prefeita que possa instalar sistema de GPS em veículos que viajam com pacientes a Natal.

APROVADA de forma unânime.

INDICAÇÃO 021/2011 – De autoria do Vereador Ângelo de Dagmar do PV


Indica que a prefeita proceda estudo de viabilidade para instalação da tarifa verde e ainda distribuição de kits a produtores que produzem de forma irrigada em nosso município.

APROVADA de forma unânime.

INDICAÇÃO 023/2011 – De autoria do Vereador Helio da Ambulância do PR

Indica que a prefeita proceda com estudo de viabilidade para criação do conselho de fiscalização dos royalties em nosso município.

APROVADO de forma unânime.

Moção de pesar – De autoria da CMA


Registra moção de pesar ao senhor Terceiro Melo pelo falecimento da sua esposa Dra. Marise Holanda, falecida no último final de semana.

APROVADA de forma unânime.

Emenda a Lei Orgânica 002/2011 – De autoria da casa


Dá nova redação ao parágrafo único da lei orgânica municipal, especificando as homenagens a apodienses que merecem honras. A emenda é um pedido de um estudioso de Soledade por nome Vandilson Targino nascido na Comunidade de Soledade.

APROVADA de forma unânime.

Emenda a Lei Orgânica 003/2011 – De autoria da casa


Trata de correção a um lapso numérico da Lei Orgânica do nosso município, transformando a seqüência numericamente correta.

APROVADA de forma unânime.