Oeste - O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) anuncia que a rodovia BR-405 será toda recuperada com novo asfalto e sinalização. O trecho foi licitado para duas empresas: A Sucesso Engenharia, no trecho entre Mossoró até Itaú e a PAVOTEC entre Itaú até à divisa com o estado da Paraíba.
Ao todo serão investidos R$ 35.838.662,33. O contrato com as empresas foi feito através do sistema CREMA, que prevê a conservação, restauração e manutenção da malha viária num período de dois anos.
A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e já tinha sido anunciada pelo ministro dos transportes, Alfredo Nascimento, durante a sua vinda em Mossoró, acompanhando a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para anunciar o início das obras da adutora alto oeste e complexo viário da abolição em Mossoró.
O trabalho de recuperação da estrada antes do início do inverno vai evitar problemas de tráfego que já são detectados hoje. Em vários trechos, a estrada está praticamente intransitável, dando margem para ação de bandidos. Um dos últimos fatos registrados foi o assalto ao carro que transporta os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para o Núcleo Avançado de Apodi.
Os trechos próximos à entrada de Felipe Guerra e antes do município de São Francisco do Oeste são os mais críticos. Devido ao número de buracos no asfalto, os veículos são obrigados a andar em ziguezague, aumentando a chance de acidentes.
Dezenas de homens e várias máquinas dividem espaço com trânsito na BR nos trechos mais atingidos. A recuperação da 405 sempre esteve na lista de solicitações dos oestanos, que no passado praticamente viram a estrada desaparecer por falta de manutenção. A previsão para conclusão do trecho entre Itaú e a divisa com a Paraíba, na altura da entrada de Luis Gomes, é de 730 dias. Já o trecho entre Mossoró e Itaú deve ficar pronto em pouco mais de 100 dias.
Jotta Paiva
Jornal De Fato