terça-feira, abril 30, 2013

Resumo da 14ª SESSÃO ORDINÁRIA do dia 30 de abril de 2013


PAUTA DA 14ª SESSÃO ORDINÁRIA
BIÊNIO 2013/2014
Apodi-RN, 30 de abril de 2013

MATÉRIAS DO PODER EXECUTIVO


PROJETOS DE LEIS:

PROJETO DE LEI N.º 042/2013 – Institui o convênio sob forma de auxilio financeiro a ser firmado entre o município e a ASSOCIAÇÃO DOS POSSEIROS DO PROJETO DE ASSENTAMENTO MILAGRE, e dá outras providências.  


MATÉRIAS DO PODER LEGISLATIVO

REQUERIMENTOS:

N.ºs 142, 143 e 144/2013 - De autoria do Vereador Laete Oliveira
Nº 145/2013 - De autoria do Vereador Evangelista e Costinha
Nº 146/2013 - De autoria da Vereadora Hortência
N.ºs 147 e 148/2013 - De autoria da Vereadora Soneth Ferreira


PARA LER:
Ofício do Conselho Municipal do Idoso  



Junior Carlos critica a gestão de Flaviano em alguns pontos



Em apartamento o vereador Junior Carlos faz críticas em alguns pontos da gestão atual dizendo que se encontra da mesma forma da gestão passada. "Não se discute o macro sem resolver os problemas básicos do munícipio", continuando disse, “Encontrei uma senhora chorando hoje aqui por que estava sendo despejada do seu lar por não pagar o aluguel. Ela disse que foi na secretária de assistência social para fazer o cadastro e segundo o que ela disse já tinha encerrado as inscrições e ela não ficou sabendo.”

Vereador Evangelista faz retratações




Evangelista, depois de agradecer a presença do público presente, diz que está muito alegre por ter recebido um e-mail de 4 ministros que atenderam o pedido da câmara municipal dos vereadores de Apodi. “Parabenizo aos vereadores e em geral a Hortência Regalado e a Junior Souza pela brilhante explicação do projeto da perenização do Rio Umari”. Encerrando o vereador voltou ao assunto do uso de serviço básico de Apodi relatado pelo vereador Laete, destacando a história de dois jovens que enfrentam dificuldades. “Não é fácil administrar Apodi, quero desmentir-me quando eu criticava a prefeita Gorete dizendo que não fazia por que não queria”.

Vereador combate opinião de Laete




Genivan Varela iniciou o seu discurso agradecendo a presença aos idosos presentes na sessão. Indagou a posição do vereador Laete Oliveira com relação aos problemas de funcionamento do sistema básico relacionando a situação do prédio público que se encontra a casa dos idosos.

Vereador Chico de Marinete diz que o Governo ira errar, mas que o erro será menos do que a gestão passada




Chico de Marinete iniciou o seu discurso confirmando o apoio aos produtores de mel da região. Em relação a administração pública o vereador disse que nós somos insaciáveis e que a prefeitura não poderá fazer tudo. Concordou com a cobrança do vereador Laete mas, discordou com relação ao básico. “O macro ele se torna básico” falando em relação a comparação da construção de um polo industrial e ao transporte universitário gratuito. “Eu sei que vamos errar mas tenho certeza que vamos errar muito menos” encerrou o vereador.

Vereador Laete tem impressão de que gestão atual é incapacitada administrativamente



Laete Oliveira de forma graciosa saudou a geração idosa que ele acompanhou durante cerca de 4 anos sendo aplaudido pelo público. Agradeceu o secretário Samuel Soares e ao vice-prefeito pelo atendimento aos requerimentos solicitados. Disse que O município está sendo administrado por um professor que está tendo a sua maior experiência de vida. “As ações básicas ainda não estão funcionando e para mim isso é preocupante. O município vive um dilema. A impressão que eu tenho é a de incapacidade administrativa por parte de alguns membros do governo”. Ainda durante o seu discurso disse “Eu sou defensor do cidadão, eu tenho votado aqui em todos os projetos que o prefeito Flaviano fez, mas, não posso deixar de cobrar as ações publicas. É uma vergonha essa situação. Quero ajudar o prefeito, já disse a ele, mas quero que a população esteja bem”. Concluiu.

Hortência Regalado reafirma luta por melhorias a população




Hortência Regalado depois de saudar os jovens da terceira idade presentes, diz que problemas relacionados as chuvas precisam ser resolvidas. Ainda durante o seu discurso a vereadora falou da viagem que realizou a capital Natal para falar com a governadora sobre os problemas que estão acontecendo nos prédios públicos de Apodi. Pediu medida de urgência. Sobre o sonho da construção do rio Umari ela relatou a luta que vem tratando nesse caso. Finalizando a mesma agradeceu a viagem a Brasília e a atenção do Deputado Henrique.

Vereadora Soneth cobra cumprimento de lei




Soneth Ferreira sendo a segunda a usar a tribuna cobrou um cumprimento da lei 235/2005 sancionada na gestão de pinheiro que diz respeito a colocação de banheiros para uso popular nas instituições públicas como bancos. Ela também pediu a implantação de uma tribuna cidadã. “Os cidadãos tem que ter vez e vós, aqui é a casa do povo, precisamos ouvi-los”. Também falou a respeito da AENTS relatando que mantem contato com a instituição onde busca o crescimento profissional e pessoal dos membros. Por último a vereadora falou que, em relação ao projeto da caju cultura, aprovado na sessão passada e questionada por Laete, não poderia deixar de ser aprovado por está passando, neste momento, uma situação diferente.

Ângelo diz que anda perdido quanto as informações do poder administrativo municipal



Ângelo diz que irá ajudar ao agricultor Aldo Porto. Falou a respeito do que o impediu a viagem a Brasília parabenizando pelos que foram e apoiou a luta da vereadora Soneth nas reconstruções das estradas na região da areia. Já em relação a administração municipal o vereador diz está perdido com relação as mudança que vem acontecendo. “Eu não sei de nada, mim sinto triste por passar por essa situação”. Concluiu.

Sessão do dia 30 de Abril de 2013






Sessão do dia 30 de abril de 2013 teve início às 8:30 com a entoação do hino apodiense. 

A vereadora Hortência fez a leitura da ATA da sessão anterior e logo em seguida Evangelista, presidente da câmara concedeu o uso da tribuna para ao agricultor Aldo Porto.

Aldo Porto no uso da tribuna relatou as dificuldades do homem do campo. “Eu estou aqui, para me manifestar por este homem que não tem dia santo nem feriado, acorda de manhã cedo e vem passando por dificuldades”.  Diante da oportunidade Aldo criticou a forma em que o Banco do Nordeste vem tratando os agricultores. “Nós não podemos ficar parados, estamos aqui para cobrar do governo que elegemos. Pedimos a vocês que nos ajudem”. Concluiu.

Logo em seguida foi dado início ao grande expediente.