quinta-feira, maio 06, 2010

Júnior Carlos reforçou convite para inauguração da quadra de esportes do sítio Juazeiro




Júnior Carlos foi breve ao usar a tribuna, onde desejou boas vindas ao vereador Nilson Fernandes e agradeceu à ex-governadora Vilma de Faria e ao governador Iberê Ferreira, pelo início da reforma na estrutura física do Hospital regional Hélio Morais Marinho que foi iniciada hoje, após muitas cobranças da câmara e da população.

Focado na inauguração da quadra do sítio Juazeiro, Júnior anunciou que os pintores estão dando os últimos retoques na pintura para a inauguração que vai acontecer sábado, a a partir de 17h e convidou, em nome da comunidade, todos os presentes. "Já estou realizado por fazer parte desta casa e por ter vereadores experientes para dar o aval para que possam lutar por melhorias para a população apodiense.


Ângelo opinou sobre transporte escolar, incentico a grupos culturais e atendimento do Hospital Regional



Em sua fala, no pequeno expediente, Ângelo Suassuna agradeceu o convite de Júnior Carlos para a inauguração da quadra do sítio Juazeiro e confirmou presença. "Parabenizo o colega pela atitude e coragem de realizar o sonho dos jovens daquela comunidade para promover a saúde e o bem-estar da juventude, através da prática esportiva"

Em seguida, ao saudar o vereador Nilson Fernandes pelo retorno ao legislativo, Ângelo pediu que o ex-secretário de Obras fizesse uma avaliação dos 16 meses em que esteve à frente da secretaria municipal, órgão muito criticado pelos apodienses.
.
Sobre o anúncio da reforma na estrutura física do Hospital Hélio Morais Marinho, anunciada por vereador Júnior Carlos, ele lembrou de uma audiência solicitada pela câmara com o secretário estadual de Saúde, para falar sobre a deficiência no atendimento médico e  no transporte de pacientes. "È  inaceitável a maneira como vem sendo conduzida a saúde do município", criticou.

Assim como o vereador Chico de Marinete, Ângelo criticou o projeto do executivo que beneficia apenas o  grupo Rancho Alegre. "Não desmerecendo esse grupo, pois sabemos da sua capacidade de representar nosso município lá fora, mas existem outros grupos que também merecem receber incentivos da prefeitura de Apodi, para que possam levar o nome de Apodi a todo Estado", avaliou.

Sobre o transporte escolar que também recebeu emenda do executivo para aumentar o repasse, o vereadore acredita que não vai haver melhorias; muito pelo contrário. "Se a prefeita quisesse, poderia enviar documento ao MEC, alegando a necessidade de utilizar o ônibus, por não dispor de recursos suficientes, mas nada é feito para melhorar a qualidade de vida dos apodienses", reclamou o vereador.

Ângelo também falou sobre os dois projetos que foram despachados para apreciação das comissões, os quais autorizam o executivo a abrir crédito adicional no valor acima de 6 milhões de reais."A prefeita dizia que não precisa da câmara, mas para que o município possa receber esse crédito, temos que aprovar. Sou relator da comissão de finanças e orçamentos e vou anilisar minuciosamente e divulgar para que toda população tome conhecimento do que vai ser feito com esse crédito", garantiu.



Genivan Varela solicitou audiência pública com diretor do DNOCS, para discutir irrigação da Chapada




O vereador Genivan iniciou o seu discurso questionando a dificuldade que a prefeita Goreti Pinto tem para administrar Apodi. "Imagine se Apodi  fosse uma cidade grande? Ela não teria como administrar porque o problema desse governo é a falta de planejamento", criticou e citou como exemplo o fato de que há  um ano e seis meses, o vereador Paulo de Telécio cobrar uma tela de proteção para quadra de esportes, e até agora, o problema não foi resolvido.

Genivan também parabenizou o Sindicato Rural pela homenagem aos trabalhadores rurais no dia 01 de Maio e ao Pe. Theodoro, que segundo o vereador, plantou uma semente em cada comunidade rural de Apodi, com a criação dos grupos de jovens. "Dizem que Theodoro não contribuiu, mas onde ele chegar nas comunidades rurais ele conta com a admiração das pessoas, pela conquista das melhorias nas comunidades", exaltou.

Ainda sobre a runião do Sindicato, Genivan falou do questionamento a respeito da implantação do projeto de irrigação da Chapada, que não foi discutido com a sociedade. "Vários projetos do DENOCS estão abandonados, inclusive em cidade vizinhas  e não queremos projetos somente com marketing político, com o dinheiro do povo sendo jogado pelo ralo", alertou.

O vereador aproveitou para solicitar uma audiência pública com o diretor do DENOCS, Elias Fernandes, para discutir a implantação do projeto com a sociedade apodiense.."Sem a discussão e a participação da sociedade, não tem como ser eficiente", completou.

Arnaldo Costa agradece ao deputado João Maia pela colocação de lombadas em Melancias




seu discurso, Arnaldo Costa desejou boas vindas a Nilson Fernandes, que já foi seu colega na outra gestão. E aproveitou para agradecer ao presidente da Câmara e ao deputado João Maia pelo empenho na resolução das lombadas da comunidade de Melancias, que segundo ele, já tinha sido prometido por vários deputados e nada tinha sido feito. "Com a pista boa, os carros trafegam em alta velocidade, aumentando o risco de acidentes, a exemplo do que aconteceu semana passada com um veículo desgovernado", citou.

Através de requerimento, vereador solicita esclarecimentos sobre funcinamento dos PSFs




A câmara aprovou o requerimento 021/10, de autoria de Paulo de Telécio , que requer do executivo municipal, informações sobre o Programa Saude da Família (PSF), esclarecendo: total de equipes que o município tem direito e o número de equipes em funcionamento; nome, cargo e registro profissional de cada membro das equipes do PSF; localidade e horários de funcionamento de cada equipe e dos membros de cada um.


Chico de Marinete pede apoio da prefeitura para grupos culturais do município



O vereador Chico de iniciou o seu discurso na sessão ordinária, hoje pela manhã, desejando boas vindas ao vereador Nilson Fernandes e dise que a casa está de braços abertos para recebê-lo e que tem certeza de que o mesmo contribuiu como secretário de Obras e e que agora irá enriquecer o debate que te sido um diferencial dessa nova gestão.

Sobre o projeto que de auxílio financeiro ao grupo cultural Rancho Alegre, apravado na sessão, o vereador lembrou que no ano passado a câmara aprovou recursos no valor de 15 mil reais e que este ano a entidade receberá apenas a metade, que já estava previsto no orçamento anual, aprovado pela câmara. "Acho louvável a prefeitura ajudar o Rancho Alegre, mas existem outros grupos que também precisam ser incentivados", adiantou.

O vereador destacou a presença do grupo de teatro da Chapada, que estava presente, é ressaltou que é o único grupo cultural do Brasil que teve um espaço de 10 minutos no Fantástico, na encenação da peça  Paixão de Cristo, filmada do sítio do Góis. "Sei das dificuldades, pela falta de estrutura e de um  local para o grupo ensaiar, porque a quadra de esportes daquela comunidade está sem luminárias e eles estão ensaiando à tarde, sob esse sol escaldante", relatou Chico.

"A iluminação dessa quadra é um problema que se arrasta há muito tempo, mas já presenciei a prefeita Goreti pegar no braço do secretário de Esportes e dizer para ele pegar um transporte e ir imediatamente resolver o problema da quadra do sítio do Góis, mas até agora, nada foi feito", disse Chico, lembrando que na comunidade de Mirasselva também tem um grupo cultural que precisa ser incentivado, a exemplo do Rancho Algre.