quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Vereador reclama de falácia de colegas


No Grande Expediente o Vereador Paulo de Telécio, fez duras criticas a alguns colegas, sem nominar quem estaria falando sobre o seu trabalho em Rádios locais, alegando que não tem tempo de ficar em Rádios, por isso não vai lá todo dia.

Ele disse do seu trabalho junto às pessoas que precisam, citando alguns casos de pessoas que o procuram e que não pode fechar a porta para estas pessoas, que são por demais necessitadas, justificando que faz estas coisas, porque gosta de ajudar ao povo, não por votos, pois vota nele quem quer, pois o voto é livre.

Em tom de desabafo ele desafiou a alguém a mostrar algo errado que ele tenha feito, e disse que tem mesmo um trator alugado por ele, mas que não é beneficio próprio, mas em prol das pessoas que necessitam de ajuda, para recuperar estradas vicinais.

“Faço tudo isso pra quem precisa, faço porque tenho a consciência do que estou fazendo, peço que quando quiserem falar de mim, falem na minha frente, e não por trás” desabafou Paulo de Telécio.

Genivan Aires demonstra preocupação com agricultores do Vale do Apodi


O Vereador Genivan Aires, iniciou seu discurso nesta quinta-feira, 03 falando de uma breve reunião que teve em seu gabinete com dois representantes de associações do Vale do Apodi, que até agora não foram em nenhum momento beneficiados pelo programa de corte de terras da PMA, informando aos colegas que iria procurar o secretário Eron Costa, para saber o que de fato está acontecendo.

O Vereador ainda falou sobre a incógnita do local da realização do grande carnaval de Apodi, falando que é cobrado pelas pessoas nas ruas sobre isso, mas que até o momento não recebeu nenhuma informação oficial sobre o assunto, enfatizando que o mais importante é que o carnaval seja realizado com segurança para todos.

Ele disse que essa incógnita do local acontece se na BR ou no calçadão, porque a prefeita ainda não construiu a Praça de eventos como prometeu, pois só assim acabaria de vez com esta problemática da realização da maior festa de Apodi.

Presidente Justifica ausência de dois Vereadores


Em meio ao grande expediente o Vereador Evangelista presidente da casa, informou aos colegas as ausências dos Vereadores Arnaldo Costa e Junior Carlos, informando que os mesmos comunicaram previamente as ausências conforme manda o regimento da casa.

Sobre Júnior Carlos o presidente disse que o mesmo se submeteu a uma pequena cirurgia na vista, desejando breve recuperação ao colega e um retorno imediato aos trabalhos legislativos, já sobre Arnaldo, Evangelista, disse que o mesmo teve que se ausentar por motivos superiores e justificáveis.

“Aqui na Câmara não tem nenhum Santo” dispara Ângelo


No uso da palavra também no grande Expediente, o Vereador Ângelo Suassuna, desejou melhoras ao colega Júnior Carlos que foi submetido a uma cirurgia, desejando que em breve o mesmo esteja de volta aos trabalhos.

O Vereador disse que ouviu atentamente o discurso do seu colega Paulo de Telécio, enaltecendo o seu trabalho, afirmando que não é só ele que se preocupa com seu bolso, mas que todos os colegas agem da mesma forma, sempre preocupados com seus bolsos de igual modo.

Ele continuou dizendo que precisa de dinheiro para ajudar as pessoas que o procuram, pois sem dinheiro não dá pra fazer nada, pois não adianta fazer discurso bonito sem poder ajudar as pessoas, e mais uma vez disse que tem quer ter dinheiro para tudo que se faça, corroborando com o colega Paulo que a administração tem muitas falhas sim, e que as cobranças irão continuar.

O Vereador ainda foi solidário a preocupação do Vereador Genivan Aires, sobre o local da realização do carnaval, mas afirmou ao colega e os demais presentes que o Carnaval vai ser mesmo realizado no Calcadão da Lagoa do Apodi, afirmando que viu pessoalmente o projeto e que será possível realizar uma grande festa com organização e segurança.

Em a parte o vereador Hélio Machado, falou sobre o assunto e se mostrou preocupado com as pessoas que vêm de fora, que não conhecem a contaminação da Lagoa, por isso na hora da euforia da festa, podem cair na água, o que é ruim, para isso pediu providencias para que isso na chegue a acontecer.

“Vou encerrar meu discurso pedindo aos colegas o seguinte: Não vamos julgar ninguém” ponderou Ângelo Suassuna.

“Já está mais que na hora de resolver esse problema da saúde” afirma Vereador Nilson Fernandes


O Vereador Nilson Fernandes também falou sobre a preocupação dos Vereadores, sobre a realização do carnaval de Apodi, afirmando que Apodi é uma cidade carnavalesca e que os jovens estão eufóricos com a realização da grande festa momesca.

Ele defendeu o calçadão da Lagoa do Apodi com um local apropriado para realização da festa, desde que sejam feitas melhorias no tocante a iluminação e ainda a segurança total dos foliões no local, informando aos colegas que uma parte do mesmo já foi entregue pela Caixa Econômica a municipalidade e já pode sediar a grande festa de março.

Nilson defendeu a atuação de Paulo Telécio seu colega, como Vereador, afirmando conhecer Paulo desde o tempo quando ainda era secretário do município, que sempre viu Paulo como um homem simples e que acompanhou sua trajetória até ele chegar a ser Vereador, lamentando que quizilas como estas, por conta da não aprovação de um requerimento deixam transparecer que a casa não tem unidade, o que é ruim para a imagem dos Vereadores.

O líder da bancada situacionista ainda falou sobre o problema do hospital de Apodi, afirmando categoricamente que já está na hora da Governadora Rosalba resolver este problema do hospital, nomear a nova direção, resolver este caso da municipalização, para que a população não fique a mercê, sem saber o que está acontecendo.

Finalizando ele disse que conversava sobre isso hoje pela manhã com o Vereador Chico de Marinete, e que ficou muito sensibilizado com um caso de um popular que procurou Chico com um grave problema de saúde, que Chico poderia contar com ele, e que com a unidade dele, Hélio e Chico, afirmando que esta pessoa teria o seu problema de saúde resolvido, e finalizou.

Hélio pede ao presidente que marque reunião com o secretário de saúde do estado



O Vereador Hélio Machado aproveitou a deixa do assunto levantado pelo colega de situação Nilson e pediu ao presidente Evangelista que enviasse oficio ao secretario de saúde do estado, convocando-o para uma reunião relacionado à problemática do hospital de Apodi.

Evangelista informou ao colega de partido que a secretaria da casa já atendeu esta solicitação a cerca de quinze dias, e que espera agora apenas o retorno por parte da assessoria do senhor secretário.

Hélio agradeceu ao presidente pela iniciativa, pedindo que isso aconteça logo, que a situação seja resolvida, que estas pessoas sejam logo nomeadas, pois em Apodi existem pessoas competentes para coordenar aquele hospital.

Ele disse que não tem interesse em cargos públicos, mas que se isso acontecer existem pessoas preparadas para executar com propriedade a função para as quais forem nomeadas.

Evangelista declina de convite de líder da situação



O Vereador Evangelista, presidente da CMA, pediu ao vice- presidente Paulo de Telecio para assumir provisoriamente a Sessão para que ele fizesse uso da palavra na tribuna, durante Sessão desta quinta-feira, 03.

Ele inicialmente explicou aos colegas e aos milhares de ouvintes que acompanham a Sessão ao vivo pelas três Rádios, o motivo de ter estado ausente da Câmara e das comunidades por alguns dias, por está nos preparativos do encontro de jovens escoteiros e com a realização do mesmo, por isso se ausentou por este curto período, mas que estaria retomando já a partir dessa tarde sua agenda nas comunidades.

Ele Parabenizou seu colega Nilson Fernandes pelo discurso, de independência, dizendo que é bom que se esclareça que ninguém é dono de Apodi, lembrando que uma pessoa adjetivou os vereadores como excremento, mas que depois passou a respeitar a casa, os vereadores, justificando que não precisaria nominar, pois todos sabem perfeitamente de quem se trata.

O presidente levantou uma questão que sempre tem debatido o verdadeiro papel do Vereador, se de assistencialista ou de fato de legitimo representante do povo, um legislador, fiscalizador, citando trechos de uma conversa que ainda menino teve com Newton Pinto, afirmando ser ele um dos homens mais inteligentes com quem já teve o prazer de conversar, e que a explicação dele sobre política ainda continua viva em sua memória.

Sobre o carnaval Evangelista disse que é uma grande obra, uma obra de 650 mil reais, indagando aos ouvintes e seus colegas Vereadores se não seria justo saber como toda essa dinheirama seria gasto, aplicado, que considera o fato justo, pois as pessoas querem saber.

Evangelista afirmou que ficou intrigado com o que viu na mídia eletrônica nessa semana, onde colocavam os nomes de seus colegas, Junior Carlos, Genivan Varela e Chico de Marinete como únicos membros da oposição, o deixando de fora, sem ser seu nome lembrado em momento algum.

Foi aí que em aparte o líder da bancada na casa Vereador Nilson pediu um a parte e surpreendeu a todos até o mesmo ao presidente convidando o mesmo para fazer parte da bancada da situação, ou seja, está de fato ao lado da prefeita.

Sem titubear, Evangelista foi enfático, agradeceu ao colega pelo convite, mas disse que não concorda com várias coisas da atual administração, e que por isso não pode corroborar com erros que ele aponta, e não compactua de forma alguma, e finalizou sua fala.

Vereador pede desculpas publicamente a colega


O Vereador Chico de Marinete foi o ultimo inscrito no grande expediente na sessão desta quinta-feira, 03 e disse que não iria usar da palavra hoje, mas mediante discursos de alguns colegas se viu na necessidade de usar da tribuna da casa.

Ele elogiou o trabalho do seu colega Paulo de Telécio, disse que o admira, enfatizando que Paulo se sente na necessidade de executar este tipo de serviço porque o poder público não executa esta função, por isso sobra para alguns Vereadores desenvolver este tipo de trabalho.

Chico falou de seu pronunciamento em um Rádio local, se mostrando convicto do que disse, afirmando que apenas questionou o porquê dos colegas aprovarem um projeto no valor de 780 mil reais, e não quererem saber como, e onde este dinheiro será rigorosamente aplicado.

O Vereador lamentou que esse direito de saber onde está sendo gasto o dinheiro do povo esteja sendo negligenciado, lembrando 200 mil reais que ele junto com os colegas aprovou para recuperação de estradas na Chapada, mas que pôde infelizmente comprovar que se quer um carro de mão de areia ou barro foi colocado na Chapada, dizendo que não tem mais a quem recorrer, afirmando inclusive que foi até o gabinete da prefeita cobrar do chefe de gabinete isso, que o mesmo prometeu que segunda-feira, que foi a passada as máquinas iriam, mas que hoje já é quinta e ninguém apareceu.

Ele ainda disse que Evangelista foi feliz ao lembrar do episódio que o chefe de gabinete comparou todos os vereadores a “merda”, que foi lamentável, mas que hoje essas próprias pessoas já aprenderam a respeitar a casa, os verdadeiros fiscais do povo.

“Quero encerrar meu discurso, mas antes Paulo, quero pedir mais uma vez desculpas, por alguma palavra que tenha dito, se disse foi involuntariamente, tenho consciência que não o fiz, mas mesmo assim quero que me desculpe por algo que tenha ofendido ao colega” ponderou Chico de Marinete

Com emenda, projeto do Executivo é aprovado pela CMA


O Projeto de Lei complementar nº003/2010 que dispõe da criação de núcleos educacionais, em pólos de nosso município foi apresentado a plenária na manhã desta quinta-feira, 03 e a pedido do presidente Evangelista foi dispensado dos tramites legais dos pareceres das comissões e que foi acatado prontamente por todos os Vereadores.

A única emenda foi proposta pelo Vereador Genivan Aires, que propôs a mudança de um dos seis núcleos, de Santa Cruz, para Santa Rosa, justificando em plenária pela localização e fácil acesso da comunidade.

O projeto foi colocado em discussão e defendido pelos Vereadores Chico de Marinete, Nilson Fernandes, Hélio Machado, Ângelo Suassuna que defendeu que o projeto saia de fato do papel e seja executado, e ainda pelo presidente Evangelista que parabenizou a secretária Mundinha pela brilhante visão, que como educador ver que esse projeto vai descentralizar as ações da secretaria de educação, facilitando a vida das pessoas nas comunidades.

A emenda e o projeto complementar foram colocados em votação separadamente, e de igual modo tiveram a aprovação de forma unânime e vão a sansão.