quarta-feira, abril 22, 2009

Vereadores fazem avaliação da viagem a Brasília

Ontem, no programa Legislativo Forte, apresentado excepcionalmente na terça, devido à impossibilidade de ser realizado no sábado, o presidente da Câmara, João Evangelista fez um resumo da viagem a Brasília, da qual os vereadores retornaram sexta-feira e que ele considerou muito positiva.

“Trata-se de uma viagem histórica, pelo fato de nunca ter sido realizada por nenhuma outra gestão, pelo menos não de da forma como fizemos, com a participação de dois terços dos vereadores e com o objetivo de cobrar dos nossos representantes ações que venham beneficiar o nosso município”, avalia o presidente.

Para Júnior Carlos, a viagem foi muito enriquecedora e permitiu que os vereadores tomassem conhecimento de quais políticos de fato se preocupam com o município de Apodi. “Ficamos surpresos por sabermos que o deputado Rogério Marinho aprovou duas emendas para Apodi: uma para obras de infra-estrutura, no valor de R$145.565,40 e outra, para apoio e urbanização de assentamentos precários, no valor de R$ 431.782,00”, relata.

“Esse dinheiro já foi liberado e precisamos saber como está sendo utilizado”, adianta o vereador Genivan Aires, que também considerou a viagem bastante proveitosa, permitindo que eles passem a ter uma nova visão política. “Visitamos os gabinetes de todos os políticos do RN querendo informações sobre emendas para Apodi”, completa.

O objetivo maior da visita, foi o empenho da emenda do deputado João Maia, para o alargamento da ponte que dá acesso ao Bico Torto, na BR 405, para qual foram liberados 1 milhão e 190 mil reais. “As obras serão iniciadas ainda este ano”, confirma Evangelista.

O vereador Chico de Marinete também considerou a viagem muito significativa. “Além da maturidade política adquirida, o fato de conhecermos de perto o funcionamento de todos os mecanismos da política brasileira, de certa forma mudou o nosso pensamento e alargou os nossos horizontes”, analisa o vereador.
Com o apoio do senador Garibaldi Alves, que os recebeu muito bem no seu gabinete, os vereadores pretendem conseguir a construção da sede da câmara, a qual depende de projeto do executivo. “Ele se comprometeu de conversar com a prefeita Goreti para viabilizar essa conquista”, conta Evangelista.
“A nossa intenção de ir em cada gabinete e perguntar se os deputados e senadores do nosso estado têm emenda para Apodi, é porque sabemos que cada um deles dispõe de 10 milhões em emendas e que podem destiná-las a qualquer município”, lembra o vereador Ângelo Suassuna.

A visita de cortesia aos gabinetes de deputados e senadores, rendeu experiência aos legisladores apodienses. “A conversa com o senador José Agripino foi muito proveitosa, pois ele nos deu dicas muito importantes para fazermos uma oposição responsável, que possa trazer benefícios à população”, conclui Evangelista.

O presidente da câmara acrescenta que a deputada Fátima Bezerra não pode ser esquecida, já que eles constataram que foi quem mais destinou emendas para Apodi e que as mesmas foram muito importantes, como a do ônibus universitário, a verba para a construção da escola Lindaura Silva e a construção do IFRN.