quarta-feira, junho 22, 2011

Evangelista classifica resposta de Requerimentos como deboche a casa do povo


O Primeiro inscrito no grande expediente nesta quarta-feira, 22 foi o Vereador Evangelista PR, Presidente da CMA, que falou inicialmente sobre as dificuldades de ser um Vereador, diante de tanto radicalismo político existente em nossa cidade, frisando que essa semana foi abordado por um trabalhador com quem debateu esse tema, ouvindo do mesmo que o legislador tem que está nas ruas, deixando as leis em segundo ou terceiro plano, versão contestada pelo Presidente, pois essa questão de conhecer as leis é a maior função do Vereador.

Evangelista aproveitou a presença do secretário de juventude esporte e lazer, Jairo Cesar na sessão de hoje e cobrou do mesmo a recuperação do complexo esportivo de nossa cidade, primando pela atividade esportiva dos nossos jovens.

Ele criticou a resposta de alguns Requerimentos seus, onde o mesmo frisou que existe muita confusão nas respostas dos mesmos, frisando a questão do transporte escolar, e do tele-centro, afirmando categoricamente que se fez uma grande confusão, e que essas respostas se caracterizam como uma grande baboseira. “Respondem os Requerimentos debochando dos Vereadores” afirmou Evangelista.

Fazendo criticas ao secretário de urbanismo ele relatou um pedido seu de varrer uma Rua em Soledade feito na sessão passada, mas que infelizmente foi feito um paliativo, que causou ainda mais problemas a população local. O Vereador ainda cobrou a questão da caixa d’água de Queimadas, que desde o inicio da gestão de Goreti está com problemas, e até hoje nada foi feito.

O Presidente relatou sua participação da sessão da OAB, acontecida semana passada, lamentando a situação que se encontra a comarca de Apodi, que está sem Juiz efetivo, deixando dezenas de pessoas prejudicadas, por esse motivo.

Se dirigindo aos jovens presentes na casa o Presidente foi enfático, afirmando: “Não vamos aceitar discurso mentiroso de que vamos ganhar um campus universitário em Apodi, isso não passa de discurso político”.

Vereador Junior Carlos volta a defender instalação da CEI dos camarotes


No grande expediente o Vereador Junior Carlos, PSB pediu inicialmente a sensibilidade da população para não depredar o patrimônio público, falando do complexo esportivo Patricio Freitas que está sendo recuperado, mas já existem pessoas que estão quebrando o que se está recuperando.

Sobre a afixação de placas por parte da PMA em obras em nossa cidade, o Vereador criticou, pois essas obras que estão sendo feitas são de ordem do governo do estado e federal, afirmando não entender o porque da mudanças de algumas placas que antes eram de ordem federal e estadual e agora apontam para construção das mesmas com recursos da PMA.

O Vereador falou sobre a CEI, frisando que não pode se calar diante da situação que trata dessa comissão, falando da resposta contraditória por parte do poder pública, taxando a empresa que negociou os camarotes de fantasma, pois a mesma não tem CNPJ, pedindo a casa que tome providencias sobre isso, pois do contrario irá ao Ministério Público, pois não pode aceitar que isso aconteça. Ele relatou que tem sido cobrado diariamente no Blog da Câmara para instalação dessa CEI, e que por isso vai lutar até o fim.

“Como pode a empresa Vinicius produções artísticas ter sido vencedora da licitação segundo documento que tenho, e outra por nome PRÁTICA LOCAÇÃO E EQUIPAMENTOS LTDA ter executado a venda desses camarotes em Apodi? Algo está errado e não vou me calar diante dos fatos, vamos investigar isso” relatou Júnior Carlos.

“Quem deve dá resposta nas urnas é o povo” afirmou Chico de Marinete


O Vereador Chico de Marinete, do PC do B, inscrito no grande expediente falou de suas visitas a comunidades rurais, onde se têm as mesmas cobranças de praxe, iluminação pública, estradas, coisas cobradas diariamente, mas que infelizmente não são resolvidas, mesmo a prefeita tendo assinado documentos não cumpre o que prometeu a população.

Sobre a questão de placas colocadas pela PMA, onde existem obras de governo federal, o Vereador se disse confuso com tudo isso, pois não entende como isso possa acontecer, em um mundo onde a informação é rápida, e se sabe de onde vêm os recursos.

Falando das respostas aos Requerimentos apresentados pelos Vereadores ele disse que concorda com o Presidente Evangelista, que isso é um verdadeiro deboche, pois em Apodi as coisas não acontecem, pois o poder público responde que não pode instalar uma equipe do PSF no Góis, enquanto outras cidades prestam esse serviço com qualidade a população.

Chico criticou a falta de medicamentos em Apodi, a falta de merenda escolar, lembrando a matéria exibida pela rede globo, pois essa situação trás enormes prejuízos a população, afirmando que essa situação tem que mudar, precisa se conscientizar os secretários e suas respectivas de suas verdadeiras funções.

“O povo nos elegeu para dá essas respostas positivas, para que as coisas aconteçam, e digo mais o povo é quem deve dá resposta nas urnas” encerrou Chico de Marinete.

Ângelo critica uso demasiado de som por parte de proprietários de carros de som



No grande expediente o Vereador Ângelo Suassuna PV, trouxe a sua palavra fazendo criticas a ausência do governo de Rosalba em Apodi, que cancelou todos os convênios com nossa cidade, elogiando o pulso da prefeita de dá continuidade as obras em nossa cidade.

O Vereador fez críticas ao que ele adjetivou de candidato da oposição, frisou que se fala muito e não se faz nada, pois devemos acreditar no que é verdade, no que se ver, e não no que se fala, pois muitas vezes se fala e nada de com acontece, de concreto.

Ângelo frisou a desobediência por parte de donos de carros de som em nossa cidade, que excedem o limite de som, e que não cumprem horários estabelecidos, pedindo o Presidente que a casa se reúna com o Capitão Brilhante para resolver essa questão.

Genivan Varela destaca potencial de nossa juventude


Inscrito no grande expediente o Vereador Genivan Varela, PC do B, falou sobre a questão das obras federais em Apodi, que segundo o Vereador a prefeita está pegando carona, citando dados onde se existia placas de outros órgãos, e agora existem placas da municipalidade, afirmando que esse caso é estranho.

Genivan destacou uma jovem da comunidade de Cápua por nome Mikaele, sua potencialidade, onde foi destaque na escola em Barcelona na Espanha, onde mora com sua mãe, frisando que esse um exemplo do potencial de nossa juventude, que falta mais investimento para nossa juventude.

Ele convidou os colegas a participarem de competições de futebol nas comunidades de Queimadas e Ação, onde está sendo realizados campeonatos de futebol que movimenta dezenas de pessoas.

Arnaldo Costa lamenta não cumprimento do plano diretor de nossa cidade


O Vereador Arnaldo Costa, PP usou do grande expediente e inicialmente lamentou ter votado na governadora Rosalba, exultando a prefeita por está dando continuidade as obras que a governadora deixou pela metade.

Arnaldo falou sobre o plano diretor elaborado na gestão passada, onde foi gasto tanto dinheiro, mas que infelizmente a população não está cumprindo o mesmo, pois a cidade está crescendo de forma errada, ressaltando obras no calçadão, posto de gasolina, que foram construídos irregularmente, afirmando que isso nunca vai mudar em Apodi.

Requerimento 108/2011 – De autoria do Vereador Junior Carlos


Pede que a PMA envie a casa planinha total do projeto das passagens molhadas, pedindo a vinda à casa dos engenheiros da empresa vencedora e da PMA, para explicar detalhes para toda população.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 110/2011 – De autoria do Vereador Chico de Marinete


Pede reposição de lâmpadas nas comunidades de Frei Damião e Poço de Tilon.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 109/2011 – De autoria do Vereador Evangelista



Solicita que a prefeita se pronuncie sobre construção que está sendo feita de forma irregular na área que compreende ao complexo turístico da Lagoa do Apodi.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 112/ 2011 – De autoria dos Vereadores Chico de Marinete, Genivan Varela e Junior Carlos



Solicita informações de todos os imóveis alugados pelo poder publico municipal, localização e valores com copias de contratos de todos.

REJEITADO por 4x3.

Requerimento 111/2011 – De autoria do Vereador Chico de Marinete

Reitera pedido de construção de abrigos de passageiros nos Assentamentos São Manoel e Frei Damião na Chapada do Apodi.

APROVADO de forma unânime.

Projeto de Lei 118/2011 – De autoria do poder executivo (LDO)

Foram colocadas em votação emendas feitas ao mesmo, discutidas pelas comissões e por todos os Vereadores.

APROVADO de forma unânime.

INDICAÇÃO 017/2011- De autoria do Vereador Hélio Machado

Indica ao deputado Getulio rego, que possa junto a secretario de saúde do nosso estado, para fazer estudo sobre o porquê do alto índice de câncer que está acontecendo em nossa cidade.

APROVADA de forma unânime.

Moção de pesar 010/2011 – De autoria dos Vereadores Helio Machado e Chico de Marinete


Pede que a casa envie moção de pesar a família do senhor José Arthur da comunidade do Sitio do Góis.

APROVADA de forma unânime.

Projetos de Lei 026/27/28/29/2011 – De autoria do Vereador Chico de Marinete

Os quatro projetos dão nomes a Ruas em nossa cidade, nomes de pessoas que contribuíram muito para a história de nossa cidade.

APROVADOS de forma unânime.

Projeto de Lei 018/2011 – De autoria do poder executivo

Dispõe sobre a criação do conselho municipal da juventude em nossa cidade.

APROVADO de forma unânime.