terça-feira, maio 12, 2009

Vereadores divulgam Nota de Esclarecimento



Os vereadores que compõem o Movimento Vereadores em Ação, divulgam Nota de Esclarecimento à população de Apodi sobre a situação caótica em que se encontra o município.


ESCLARECIMENTO AO POVO DE APODI


Fomos eleitos não somente para compor a Câmara Municipal de Vereadores, mas, para sermos Vereadores de fato. Legítimos representantes do povo dentro do contexto sócio-econômico e político-administrativo com o compromisso maior de ajudar o poder executivo a promover o desenvolvimento econômico e bem estar social do nosso povo.

No entanto, já se passaram praticamente cinco meses de governo. Fizemos a nossa parte. Sugerimos e cobramos ação do governo municipal, porém nossas reivindicações caíram no esquecimento. O executivo fez vista grossa. Ou, como dizem: “fez ouvido de mercador” .

A ação fiscalizadora da Câmara, a princípio exitosa, tinha o propósito de coibir os abusos e os desmandos cometidos pelo poder Executivo, porém foi fragilizada pelas manobras políticas.

No momento fiscalizar é missão de alguns vereadores que se mantêm fiéis aos propósitos e princípios delineados pelo compromisso assumido perante o povo de Apodi, ou seja: o de defender os interesses e promover o bem comum do povo.

Estamos com os mais humildes, é verdade, mas não estamos mortos. Estamos vivos e convictos de que só existe uma saída honrosa para continuarmos merecendo o respeito do povo. É cobrar da Prefeita que respeite a coisa pública, que respeite o povo.

As ruas continuam mais sujas do que antes. Os serviços de saúde não funcionam nos três primeiros meses de administração. Apesar da prefeitura te recebido todas as verbas do Ministério as Saúde para os programas de saúde da Família e outros programas conveniados com o Governo Federal.

A população tem cobrado da Câmara Municipal a ação fiscalizadora. E não temos feito outra coisa senão isso, mas é necessário a união entre vereadores e sociedade para que possamos testemunha os atuais acontecimentos.

Perante esta situação, resta-nos apenas uma saída: Nós que formamos o movimento Vereadores em Ação vamos questionar perante a justiça os atos da Prefeita em relação aos serviços de saúde que não forma prestados ou, se prestados foram de forma precária. Como também os serviços prestados à educação. Não podemos esquecer, no entanto, o festival de combustíveis comprado sem licitação, sem nenhuma justificativa aceitável ou convincente.

Vereadores em Ação

Vereadores participam de eleição no Trapiá

Genivan e o presidente eleito

Evangelista fala à comunidade

Apresentação de toda a diretoria eleita

Cumprindo extensa programação no final de semana, dentro do Movimento Vereadores em Ação, o presidente da câmara, João Evangelista e os vereadores Ângelo Suassuna e Genivan Varela, participaram da eleição da associação do sítio Trapiá, na qual Tasso da Costa foi eleito presidente.

Segundo o presidente eleito, a comunidade enfrenta muitos problemas, especialmente com as cheias que inundaram a zona rural do município. Ele conta que na comunidade existe uma creche com 10 alunos, mas falta merenda e cadeiras adequadas. “Já são duas semanas de aula sem merenda”, reclama.

Os problemas para manter os alunos na escola, são muitos, o que deixou os vereadores muito preocupados. “A sala de aula é multiseriada e ainda tem uma aluna portadora de necessidade especial, o que é muita coisa para somente uma professora dar conta”, preocupa-se João Evangelista.

Mas, os problemas relacionados à educação não param por aí. Os alunos enfrentam sérios problemas de acesso. “Não existe comunidade mais isolada que a nossa”, desabafou o presidente da associação em seu discurso. Devido à falta de transportes, os alunos do 6º ao 9º anos estão indo para o Apanha Peixe.

“Isso é muito ruim para o município, que perde alunos para Caraúbas”, lamenta o presidente da câmara, preocupado com a situação daquela comunidade, porque os problemas enfrentados por aqueles moradores, englobam também as comunidades de trapiá I e II, cipó e Juazeiro.

Vereadores participam de assembléia no assentamento Aurora da Serra

Evangelista defendeu o fim da escola multiseriada
Angelo disse que organização da comunidade é o caminho certo para defender os interesses

Genivan prometeu defender melhorias na creche

Atendendo convite feito pelo presidente Damião, os vereadores participaram de assembléia realizada no assentamento Aurora da Serra e discutiram com a comunidade os problemas mais urgentes a serem resolvidos no assentamento.

Para Damião, o principal problema do assentamento hoje, é a creche que conta com 18 alunos e somente uma professora para atendê-los. “É impossível de se trabalhar”, revela a professora, que tinha como auxiliar Sandra, esposa de Chico de tica que trabalhou duas semanas e foi despedida.

De acordo com depoimento de Sandra e do marido, o motivo alegado para sua demissão foi a atuação dos vereadores. O vereador Genivan Varela prometeu defender melhorias para o atendimento às crianças da creche enquanto o presidente da câmara, João Evangelista defendeu o fim das escolas multiseriadas.