sexta-feira, novembro 05, 2010

Nilson Fernandes demonstrou preocupação com superlotação dos cemitérios




O discurso de Nilson Fernandes na sessão de ontem, se pautou no Dia de Finados,  no qual demonstrou preocupação com a superlotação dos cemitérios de Apodi e apresentou requerimento para a  viabilização de estudos que apotem se seria mais viável ampliar o cemitério do conjunto IPE  ou se construir  um novo.

Segundo Nilson, a medida é para evitar problemas futuros, porque daqui a pouco, não teremos mais onde enterrar os mortos. E pediu ainda que no cemitério do IPE seja feito uma urbanização digna de um local onde as pessoas reverenciam o seus mortos.

O presidente da câmara, Evangelista Menezes, aproveitou para destacar o número de jovens enterrados neste cemitério, vítimas de acidentes, o que para ele foi atenuado com a medida de utilização do capacete,  adotada pelo Capitão Carvalho.

Outra preocupação dos vereadores, é com relação ao cemitério, o abatedouro e o aterro sanitário colocarem substâncias que causam problemas no nosso lençol freático e que isso seja levado em conta na construção de um novo cemitério ou na ampliação do já existente.


Helio demonstra insatisfação com falta de compromisso da prefeita




O vereador Hélio Machado, que sempre defendeu os interesses do executivo, vem demonstrando insatisfação com  a falta de compromisso da prefeita com as suas reivindicações e com a câmara, e reclamou dos requerimentos que não são atendidos. 

Demonstrando irritação, Hélio citou a reivindicação de uma estrada, que segundo ofício enviado como resposta, estava no planejamento, mas como os demais requerimentos apresentados, não foi verificado nenhuma ação por parte da secretaria à qual o pedido foi solicitado.

O vereador relatou a situação dos moradores do Bacurau I,  que segundo ele, fica de joelho para aparar água. "É humilhante para aquelas pessoas e não podemos aceitar isso. Se o reservatório é baixo, que se construa um alto", sugeriu Hélio.



Ângelo compara prefeitura de Apodi à SUDENE

 


O ritmo lento  da administração do município no que diz respeito à resolução de bairros comunidades rurais tem incomodado Ângelo Suassuna. "Nossos requerimentos atendem os anseios da população e queremos ver as pessoas se beneficiando com essas reivindicações, mas a prefeita ignora os nossos pedidos", reclamou o vereador.

"Sempre recebemos respostas de secretários aos quais enviamos requerimentos e eles afrmam que a medida está no cronograma da secretaria ou que está aguardando liberação de verbas, mas nenhum problema é resolvido. É lamentável a situação em que se encontra em nosso município",disse Ângelo.

E o vereador compaou a prefeitura de Apodi à SUDENE, órgão extinto, que segundo ele, planejou demais, mas nada foi feito. "Tudo está no cronograma e no planejamento da prefeita, mas não vemos nada ser feito", criticou o vereador.


Chico de Marinete apresentou denúncia de moradores das Malvinas

 

Na sessão de ontem, Chico de Marinete apresentou denúncia de moradores do bairro Malvinas. Segundo eles, a água dos esgotos do açougue estão descendo e poluindo cada vez mais a lagoa. "Não fui ao local, mas convido os colegas para verificarmos o fato e trazermos mais informações na próxima sessão e tomamos as providências necessarias", anunciou.

O vereador aproveitou para reiterar requerimento já apresentado, solicitado água e luz no cemitério de sítio do Góis e falou de visitas às comunidades rurais. "Estive na comunidade de São Manoel e participei  da entrega das reformas das casas. Trabalho naquela comunidade desde 2006 e vejo a alegria daqueles moradores em adquirir melhorias nas suas residências", relatou Chico .

"Estamos sempre cobrando melhorias para as comunidades, porque na verdade as pessoas nos colocarm aqui com essa expectativa e nós somos conhecedores dos problemas da população, porque estamos sempre fazendo visitas e se a prefeita tiver a sabedoria de nos ouvir, terá maior probabilidade de acertar", lembrou o vereador.

Genivan diz que ex-prefeito Valdemiro foi quem mais construiu escolas e Goreti quem mais fechou



Usando como argumento  a revista de campanha da prefeita Goreti Pinto, o vereador Genivan Varela criticou a falta de investimentos na educação do muicípio, lembrando que algumas escolas da zona rural foram fechadas nesta gestão.

Enquanto Valdemiro Viana, que tinha pouca instrução,  foi o prefeito que mais construiu escolas nas comunidade rurais, a prefeita, que se diz professora, foi quem mais fechou escolas. "Ela já bateu recorde nesse sentido", criticou o vereador.

A preocupação de Genivan se deve à possibilidade de se fechar a escola da comunidade de Santa Rosa que tem cerca de 40 alunos e funciona bem, onde a  professora Luzineide Jales foi escolhida como melhor professora do município.  "É lamentável que a prefeita permita isso", disse Genivan.