quinta-feira, março 17, 2011

“Lamento muito a prefeita não ter deixado os Vereadores vir a Sessão” disse Júnior Carlos


O Vereador Junior Carlos usou da palavra nesta quinta-feira, 17 primeiro justificando sua ausência da prestação de contas feita pela PMA na ultima terça-feira, ele disse que discorda da forma como a prestação é feita, sem notas fiscais que comprovam de fato a aplicação dos recursos e que não participará enquanto a mesma for dessa forma.

Ele lamentou a ausência dos colegas da situação, e atribuiu a ausência dos mesmos, por conta de um Requerimento que pede prestação de contas com relação ao carnaval de Apodi. Ele disse que esse fato é lamentável, que se envergonha por ações como estas de seus colegas.

Em um aparte ele disse que em Apodi crise só de garganta, aperto só de mão, sendo sarcástico quanto a choradeira da prefeita de nossa cidade, e que existem recursos suficientes para ações em nossa cidade.

“Gosto muito de todos os colegas, respeito muito, mas esse papel que os colegas fizeram é triste, me envergonha” finalizou Júnior Carlos.

Genivan Varela relata gastos de cada secretaria em 2010


O Vereador Genivan Varela iniciou seu discurso pedindo à casa que enviasse moção de pesar a família do Senhor Dedé de Nazinha de Sororoca, que faleceu ontem a noite na comunidade Sororoca.

Ele relatou os gastos apresentados pela PMA, na ultima terça-feira, trazendo detalhes de cada secretaria individualmente, detalhando cada valor gasto por cada secretaria no ano de 2010, com um aparte de Evangelista sobre gastos que os Vereadores não concordaram.

Genivan também corroborou com Junior Carlos, lamentando a ausência das notas fiscais comprovando cada centavo gasto, que essa planilha por ele lida em tribuna é a mesma apresentada pelo contador Brito, é que gostaria de ter acesso a estas notas fiscais.

O Vereador destacou que com tanto dinheiro arrecadado pela taxa de iluminação pública, a população continua a mercê, sem a devida assistência da PMA, e que eles Vereadores são cobrados diariamente pelos moradores que sofrem pela falta de iluminação pública, mesmo pagando mensalmente taxas.

Sob os valores gastos pela secretaria de educação o Vereador disse que com tanto dinheiro, ele pôde comprovar agora pela manhã que as duas escolas do município em Santa Rosa estão sem merenda escolar, que seu filho estuda em uma delas, e que os alunos ali estão tendo merenda porque os próprios professores compram do seu bolso merenda para os alunos dos agricultores.

Por fim ele parabenizou o seu colega Chico de Marinete que está aniversariando nesta quinta-feira, encerrando seu discurso.

“A assinatura da prefeita não vale mais nada” disse Evangelista


O Vereador Evangelista Presidente da CMA, iniciou sua fala durante Sessão desta quinta-feira, lamentando a ausência dos seus colegas, informou que alguns justificaram sua ausência, mas que os mesmos deixam um vazio grande na casa do povo, ressaltando ainda a presença da governadora Rosalba Ciarline na tarde desta quinta-feira em evento da COOPAPI, a quem o Vereador enviou moção de aplausos.

Em seguida ele falou sobre o seu Requerimento ao Poder Executivo pedindo explicações sobre o PSF da Chapada do Apodi, ele informou que a prefeita disse em oficio que a vaga de médico ali está vaga desde novembro do ano passado, ou seja, quase cinco meses sem médico o que sobrecarrega o hospital regional de Apodi. Ele alertou ainda para o caso da dengue que começa a chegar a algumas comunidades de nossa cidade.

Ainda sobre as questões da falta de médico em Apodi, Evangelista disse que lamenta que mesmo tendo dois médicos que moram aqui, casos de Pinheiro e Solange, eles não são contratados por questões políticas, deixando a população sem atendimento básico em nossa cidade, pois esses médicos trabalham no PSF de Severiano Melo, porque aqui a PMA não contrata.

Evangelista alertou aos colegas e a toda população sobre a situação que se encontra a PMA no tocante a infração do limite prudencial, já que Apodi está muito acima do limite prudencial permitido pela lei, que a prefeita tem oito meses para rever essa questão, e informando que a mesma está cometendo um crime.

O Presidente relatou a matéria veiculada no Jornal De Fato, onde o sindicato acusa o Poder Executivo de descumprir acordos. Sobre essa questão ele lamentou que a PMA trate os seus funcionários de forma diferente, oferecendo plano de cargos a um e outros não, ou seja, fazendo distinção entre as categorias.

Em tom enfático ele disse que a prefeita enganou mais uma vez a Câmara e a população, que assinou um papel prometendo criar o plano de cargo carreira e salários dos demais funcionários, assinou um termo prometendo criar o plano para os demais servidores, no entanto mais uma vez enganou a todos, o que leva a pensar e dizer que a assinatura da prefeita não vale mais nada.

Sobre sua fiscalização as escolas municipais ele lamentou que motivos banais deixem centenas de alunos sem aula, caso da escola Francisco Targino em Soledade, que esta semana não teve aula por conta do ônibus está quebrado, pedindo ao secretario que cuide dessas pequenas questões, que não deixe que motivos como estes venham prejudicar alunos.

Chico de Marinete ratifica comprometimento de Fábio Faria com Apodi


O Vereador Chico de Marinete usou da palavra durante Sessão Ordinária desta quinta-feira, 17 frisando inicialmente a falta de compromisso da prefeita para com os servidores de nosso município, disse que fica triste com estas ações, mas que vai continuar cobrando.

Sobre os números apresentados pela PMA, ele contestou gastos da secretaria de educação, mais de 1 milhão de reais gastos em reformas de escolas municipais, afirmando que desconhece esse fato, que não tem conhecimento de nenhuma escola construída pela atual gestão, e que estaria apresentando Requerimento para saber os detalhes desses investimentos por parte da secretaria de educação.

Chico lamentou a posição de colegas que usaram da tribuna na ultima sessão para denegrir a imagem do grupo político ao qual ele pertence, afirmando que o seu colega adjetivou o seu grupo de “mentiroso”, e que acha que isso não é louvável, afirmando que o Deputado Fábio Faria está comprometido com as causas de nossa cidade, e que sua emenda será suficiente para realizar o maior sonho de nossa cidade que é a construção da universidade em nossa cidade.

O Vereador disse que seu deputado está empenhando nesse intento e prometeu mais uma vez em sua visita a Apodi no carnaval, que lutaria por este sonho junto ao seu pai vice-governador, a governadora Rosalba e a própria presidenta Dilma Russef, para que essa universidade venha mesmo para Apodi o mais breve possível.

Requerimento 022/2011 – De autoria dos Vereadores Genivan Varela, Junior Carlos, Evangelista e Chico de Marinete

Pedindo informações relativas à contratação de bandas, processo licitatório, fonte de recursos pagas aos vencedores da licitação e bandas que se apresentaram no carnaval deste ano.

APROVADO de forma unânime

Requerimento 024/2011 – De autoria dos Vereadores Genivan Varela, Junior Carlos, Evangelista e Chico de Marinete

Pede informações da secretaria de agricultura de nosso município, com relação aos gastos de cortes de terra, relação de beneficiários, e material de consumo no ano de 2010.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 025/2011 – De autoria dos Vereadores Genivan Varela, Junior Carlos, Evangelista e Chico de Marinete

Requer informações sobre as vendas dos camarotes dos carnavais de Apodi, quanto foi arrecadado, quem foi o responsável pela venda, onde este valor foi aplicado.

APROVADO de forma unânime pelos Vereadores.

Requerimento 026/2011 – De autoria dos Vereadores Genivan Varela, Junior Carlos, Evangelista e Chico de Marinete

Pede informações sobre locação de máquinas e veículos no ano de 2010, com nomes de proprietários, tipos de veículos, e de cada valor destinado aos mesmos.

Foi APROVADO por unanimidade.

Requerimento 027/2011 – De autoria dos Vereadores Genivan Varela, Junior Carlos, Evangelista e Chico de Marinete

Pede informações sobre a aplicação detalhada dos royalties em 2010, onde cada valor foi aplicado durante o ano passado.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 028/2011- De autoria dos Vereadores Genivan Varela, Junior Carlos, Evangelista e Chico de Marinete

Requer informações da prefeita sobre compra de medicamento no ano de 2011, medicamento destinado a assistência das famílias mais carentes de nossa cidade.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 029/2011 – De autoria dos Vereadores Genivan Varela, Junior Carlos, Evangelista e Chico de Marinete

Pede informações a prefeita sobre despesas pessoais no ano de 2010, com detalhes de horas extras, gratificação, entre outros detalhes.

APROVADO de forma unânime pela casa.

Indicação 003- De autoria do Vereador Genivan Varela

O Vereador indica ao diretor do DEER providenciar limpeza dos bueiros da RN que liga Apodi a Caraubas, para que os mesmos na venham ocasionar problemas a população.

APROVADO à unanimidade.

Moção de aplauso – De autoria do Vereador Evangelista

Pede aplauso a excelentíssima governadora do estado, Rosalba Ciarline por ter sancionado a lei que apóia os escoteiros em todo estado.

APROVADO de forma unânime.