segunda-feira, agosto 17, 2009

Programa Legislativo Forte cresce em participação popular

Radialista Josenias Freitas substituiu a Jornalista Ieda Silva na apresentação do programa

O programa da Câmara Municipal de Apodi tem conquistado grande audiência, apesar do pouco tempo de exibição na FM cidade, rádio comunitária local, aos sábados, das 11h às 12h.

No último sábado, apenas dois vereadores participaram, João Evangelista e Genivan Varela, devido a abertura do Oeste Leite, mas o tempo foi insuficiente para debater assuntos levantados pela população que participou ao vivo com os vereadores.

Os vereadores falaram da aprovação da LDO, que segundo eles foi um marco nessa atual gestão, já que o texto foi bastante discutido e aprovado com onze modificações, provando que a casa está afinada com os anseios da população.

Duas moradoras da Rua Adrião Bezerra ligaram e participaram ao vivo, suscitando um debate sobre os prejuízos causados a elas, principalmente relacionados à saúde por conta da pelagem do algodão e da fumaça, originada da chaminé da usina e pediram aos vereadores que ajudassem os moradores que residem próximo à fábrica.

Genivan e Evangelista apresentaram imediatamente duas sugestões, prometendo empenho junto ao empresário, que dirige a cooperativa, para tentar amenizar a situação, já que o mesmo é uma pessoa de bem e que com certeza tem todo interesse no bem comum da sociedade, salientaram os vereadores.

Evangelista relatou que passou pelos mesmos problemas, já que nasceu nas proximidades da fábrica, e disse entender a preocupação dos moradores, frisando que não é, e jamais será contra uma geradora de emprego como é a empresa, por isso sugeriu a realização de uma Sessão Itinerante na Rua Adrião Bezerra, a rua do campo, para tratar especificamente sobre o tema.

Genivan Varela também externou sua opinião sobre o assunto, corroborando com Evangelista, contribuindo com a sugestão do aumento da chaminé da fábrica para diminuir a fumaça ali, o que foi ainda mais incentivado com a participação de um ouvinte informando que existem filtros capazes de extinguir praticamente quase toda poluição.

Ao fim do programa os vereadores agradeceram a participação dos ouvintes, no programa afirmando que o desejo da Câmara é justamente esse: aumentar o elo de ligação, de inteiração entre a casa e o povo.