sábado, junho 20, 2009

Governadora esquece que veio falar da Uern e tenta ressuscitar luta pela Ufersa

"Quero ver qual foi o governador que fez mais por Apodi do que eu!", desafiou Vilma

Gorete e Flaviano: mãos dadas em nome de Apodi

"A governadora mudou a cara de Apodi", discursou o ex-prefeito Simão Nogueira

"A eleição acabou e essas lutas têm que ter uma só bandeira", disse Wober



"Apodi é uma cidade que reivindica de maneira organizada", elogiou Larissa

"O povo dessa região cultiva o mel, mas também sabe ferruar, quando é preciso", disse Mineiro,

Representantes das coorperativas de mel: luta organizada

Sandra, Gorete e Klinger, aguardando chamada para a mesa

A secretária de educação, Mara Marlizete, com a prefeita e a governadora

Iberê tenta empolgar a platéia

Gorete lê discurso

Fátima Torres, da Coopapi foi a única a empolgar a platéia

Nágila, Chico de Marinete. a governadora, Mundinha e Dra Solange

O presidente da Câmara, com a governadora
Quem foi à Casa de Cultura ontem à tarde, para ouvir da governadora Wilma de Farias, o compromisso com a instalação do Campus da Uern em Apodi, saiu com a impressão de que essa conquista continua distante e que o objetivo da visita não era exatamente a garantia de que essa obra será concretizada, mas somente anunciar a construção do complexo turístico e ambiental da barragem de Santa Cruz.

Sem citar que já existia uma emenda do deputado Robinson Farias, presidente da Assembléia Legislativa, no valor de 1,5 milhão de reais, a governadora prometeu destinar 3 milhões no orçamento de 2010 e apesar de anunciar que o reitor da Uern, Milton Marques falaria sobre a obra, encerrou o discurso e a solenidade, sem anunciar nada de concreto e o reitor sequer se pronunciou.

Com a presença de um reduzido número de estudantes, a audiência serviu para mostrar a organização de alguns setores da sociedade apodiense, a exemplo das cooperativas de mel, que deram uma lição de mobilização e articulação, arrancando da governadora o compromisso com a criação do entreposto em Apodi, para ampliar a exportação do produto, que no ano passado já exportou 40 toneladas para a Europa.

Recheada de deputados e lideranças políticas, a audiência também serviu para mostrar que a população está cética em relação aos discursos de políticos, sendo muito comedida nos aplausos, com exceção do professor Flaviano Monteiro que foi fervorosamente aplaudido ao ser anunciado para compor a mesa.

Mesmo o professor Flaviano, tão aplaudido, de certa forma decepcionou os que foram lá na certeza de que haveria uma cobrança mais incisiva por parte das lideranças apodienses, em relação aos compromissos assumidos com Apodi. De maneira muito diplomática, Flaviano se limitou a agradecer à governadora e pedir a união dos líderes políticos do município. “Vamos deixar as vaidades pessoais e lutarmos por melhorias para Apodi”, disse.

A prefeita Gorete Silveira, que chegou ao local com a governadora, também não anunciou nada de concreto, pois o terreno a ser comprado para a construção do Campus ainda será escolhido, segundo ela, pela população. Com um discurso que abusou do termo “união”, ela levou o termo à risca e por duas vezes deu as mãos ao professor Flaviano, numa demonstração de que levou a coisa a sério. Por outro lado, brincou com a deputada Larissa Rosado, ao chamá-la de “deputadazinha”, que arrancou risos da platéia.

Com um discurso eloqüente, que nem por isso empolgou a platéia, o vice-governador e secretário Iberê Ferreira tentou arrancar a promessa da governadora de iniciar a obra do Campus: “a senhora inicia e eu termino” desafiou. De concreto, anunciou a liberação de 2 milhões e 644 mil reais para as obras de recuperação dos prejuízos causados pelas enchentes de 2008 e 2009.

A deputada Sandra Rosado ouviu uma sonora vaia dos estudantes ao falar da sua identificação com o município de Apodi. “Eu sou a deputada de Apodi e nada vai me fazer desistir de lutar pelas causas desse povo”, discursou, tentando convencer de que não teve nenhuma influência na ida da Ufersa para o município de Caraúbas. “Defendo que municípios como Angicos, Apodi, Pau dos Ferros e Caraúbas tenham um campus de uma universidade federal”, justificou.

Também discursou o deputado Mineiro, que não tinha nada a dizer aos apodienses, a não ser exaltar as qualidades do município; a deputada Larissa Rosado, que disse estar feliz por trazer obras para Apodi e o deputado Wober Júnior, que tantos votos já conseguiu aqui, disse apenas que “é muito bom ter uma governadora que se preocupa com o seu povo”.

Dizendo ser a governante que mais fez por Apodi, a governadora tentou ainda reacender a chama da luta pela Ufersa, ao dizer que ainda é possível conseguir essa façanha. “Vou convocar os parlamentares para juntos irmos ao ministro da Educação pedir que a Ufersa venha para Apodi”. Para finalizar, disse a que veio: “Eu vim aqui para dizer que eu vou assumir essa bandeira com o povo de Apodi”, referindo-se à Ufersa. Resta saber se os apodienses se convenceram.

O presidente da Câmara, João Evangelista e os vereadores Chico de Marinete, Júnior Carlos, Genivan Varela, Ângelo Suassuna e Paulo de Telécio também estiveram presentes no evento e ficaram felizes com o anúncio de que 533 mil reais dos recursos liberados para os estragos provocados pelas enchentes, serão destinados exclusivamente à recuperação das estradas vicinais que é a maior preocupação do legislativo no momento.