quinta-feira, maio 31, 2012

Alunos da Escola Fonte do Saber visitam CMA


Alunos da Escola Fonte do Saber em nossa cidade, capitaneados pela professora Sueli e sua colega, visitaram na manhã desta quinta-feira, 31 a sede do poder legislativo a fim de aprender na pratica a funcionalidade do órgão.

Os alunos ouviram inicialmente uma palestra do Presidente da casa Vereador Evangelista que lhes informou sobre a funcionalidade da casa, e ainda o papel do Vereador, em seguida mostrou-lhes todos os departamentos existentes na da casa do povo.

Após a sessão ser aberta o Presidente da casa pediu aos colegas Vereadores permissão para quebrar o protocolo, para que uma aluna da escola trouxesse um texto voltado para os políticos de nossa cidade, que foi aplaudido pelos Vereadores e todos os presentes a casa legislativa.

“Votei contra as contas e não me arrependo” afirmou Paulo de Telécio

O Primeiro inscrito no grande e único expediente desta quinta-feira, 31 foi o Vereador Paulo de Telécio do PPS que saudou os presentes a casa, trazendo como pauta incial o que ele tem ouvido recentemente com relação a sua pessoa e ao seu colega Vereador Hélio, desde a última sessão quando houve a desaprovação das contas da prefeita.

Paulo disse que tem sofrido por palavras fortes contra sua pessoa, afirmando que seu trabalho não vai parar, e que mesmo deixando a base da prefeita esse trabalho vai continuar, dizendo que terá ajuda de amigos para dá continuidade ao seu trabalho em prol das pessoas de Apodi.

O Vereador fez críticas ao sobrinho da prefeita, por ter usado palavras torpes contra ele e seus colegas Vereadores, afirmando que moveu um processo contra o mesmo, por ter sido deselegante com ele e com seus colegas Vereadores.

O parlamentar apresentou um abaixo assinado de moradores do Sitio São Francisco com setenta e oito assinaturas, pedindo providencias do poder público com relação a falta de água na comunidade, cobrando ainda do secretario que pague os cortes de terras que ainda não foram efetuados desde ao ano passado.

Hélio da Ambulância afirma está tranqüilo quanto a sua postura

O Vereador Hélio da Ambulância do PR usou de uma a parte durante sessão desta quinta-feira, 31 e diante das citações de alguns correligionários da prefeita para com ele, disse está tranqüilo com relação a sua decisão, afirmando que só votou porque realmente encontrou algo de errado, que sempre votou no julga ser correto.

“Estou tranqüilo, tomei minha decisão porque acredito que algo está errado, e quanto ao julgamento o povo sabe muito bem discernir quem está certo ou errado” afirmou Hélio da Ambulância.

Ângelo enumera débitos não honrados pela municipalidade

Segundo inscrito no grande expediente o Vereador Ângelo de Dagmar do PP, trouxe sua voz na tribuna da casa do povo apresentando seu repúdio a uma nota publicada na imprensa local, onde o segundo vice-presidente do PMDB João Elias, funcionário da justiça, menosprezou o trabalho da câmara, enaltecendo o seu grupo político os bacuraus. Ângelo disse que quem tinha legitimidade para falar em nome do partido PMDB seria o Vereador Nilson que preside a sigla.

O Vereador falou da reunião acontecida antes da sessão com o Padre Maciel e sua equipe, onde o mesmo pede a aprovação de um crédito adicional de mais de 118 mil reais para realização de um evento religioso de nossa cidade. “Já demos muito crédito a senhora prefeita, foram vários montantes que foram aprovados e até agora não foram repassados. Vamos dá mais esse crédito, pois não acredito que ela engane o padre e a Deus” disse o Vereador.

“A prefeita fez uma compra a quase dois anos na GS pneus e ainda não pagou, por isso que fico na dúvida de aprovar mais credito para a PMA” afirmou Ângelo de Dagmar.

“Não se pode tirar o direito de alguém ser candidato por questões políticas” afirmou Nilson

No grande expediente o Vereador Nilson Fernandes do PMDB trouxe sua palavra na manhã desta quinta-feira, 31 falando inicialmente sua pouca ida a imprensa local, pois entende que muitas vezes se fala de mais, afirmando que a sociedade sabe discernir quem está corretou ou não. Nilson disse que quem fala em nome do PMDB, mas que não pode impedir que as pessoas se manifestem.

Sobre a última sessão o Vereador disse que o próprio presidente afirmou que o que aconteceu foi questão política, mas afirmando que não entraria propriamente no mérito da questão. “Não se pode tirar o direito de alguém ser candidato por questões políticas” afirmou Nilson.

Nilson parabenizou o secretário de ação social presente a sessão Marcilio Reginaldo pelo excelente trabalho realizado pelo CRAAS da Chapada do Apodi, onde pôde ver no rosto daquelas pessoas o sentimento de alegria. Ele ainda disse que visitou a comunidade do Rio Novo, onde a associação organizou seus documentos e recebeu o repasse para construção da quadra, como também foi apresentado o projeto da adutora para toda a comunidade.

“Para que serve uma câmara municipal?” indaga Evangelista

Usando da palavra no grande expediente o Vereador Evangelista do PR falou inicialmente do peso que recai sobre os ombros dos Vereadores, nesse momento de muitas discussões, parabenizando os Juízes e Desembargadores por ontem estarem em Apodi fazendo o lançamento da pedra fundamental para construção do TRE, parabenizando também o Deputado Federal Fábio Faria pela emenda para construção na sede do órgão.

Falando sobre a sessão anterior ele disse que os Vereadores em sua maioria fizeram o correto, e o povo sabe disso, contestando a interferência da prefeita nas decisões que devem ser tomadas pela câmara. “Se não precisa da CMA, invista o dinheiro e pronto, não mande mais pra Câmara não prefeita” contestou Evangelista.

Ele disse que se justiça entender que os Vereadores estão errados nessa questão da desaprovação das contas, ficará ciente de que o Vereador será apenas para assinar papel. “Para que serve uma câmara municipal?” indagou.

“Todo mundo sabe quanto o chefe de gabinete cobra de cada empresa, todo mundo sabe que quem governa Apodi é Klinger e não Goreti” repudiou Evangelista.

O Vereador afirmou que a decisão tomada na ultima sessão não foi fácil, que isso infelizmente atinge sua família e seus amigos, e entende que será julgado por sua atitude, pedindo que sua família não seja envolvida nessa situação, já que a decisão tomada foi única e exclusivamente de sua pessoa.

“Quanto a nossa decisão só tenho a dizer que se estivermos errados seremos punidos por órgãos superiores” afirmou Genivan

No grande expediente o Vereador Genivan Varela do PC do B, pediu que a casa enviasse votos de pesares a família de seu Chico de Eusébio que veio a óbito essa semana, uma pessoa querida na comunidade de Santa Rosa.

Sobre a construção da sede do TRE o Vereador agradeceu ao Deputado Fábio Faria, que apresentou a emenda parlamentar que possibilitará a construção do órgão judiciário em nossa cidade, e ainda citando a emenda para a passagem molhada da comunidade de Queimadas, entre outras emendas que irão beneficiar milhares de apodienses.

O Vereador comentou sobre o desdenho do poder público para com as comunidades rurais, citando comunidades que se uniram e através dos seus próprios recursos realizaram suas obras, pois estão cansados de esperar pelo poder público municipal.

“Quanto a nossa decisão só tenho a dizer que se estivermos errados seremos punidos por órgãos superiores” afirmou Genivan.

Chico de Marinete enaltece emendas do Deputado Fábio Farias

Chico de Marinete, Vereador do PC do B, iniciou sua fala citando as emendas do deputado Fábio Farias, destacando entre muitas a questão da UERN, a emenda que trará para a Apodi a universidade, falando da luta de Fábio e Fátima Bezerra para trazer essa universidade para nosso município.

Sobre a questão da desaprovação das contas o Vereador disse que o seu compromisso é relativo às contas da atual gestão, discordando de seu colega Nilson que afirmou que as contas de outros prefeitos não foram analisadas de igual modo. “O município insiste em mandar projetos para serem aprovados de última hora, isso é um fato lamentável” afirmou Chico de Marinete.

“O que eu quero que a população saiba é que houve erro, que está decidido, e que a população e a justiça julguem o mérito” afirmou Chico de Marinete.

Arnaldo Costa sugere encerramento da discussão sobre as contas

Último inscrito no grande expediente o Vereador Arnaldo Costa do PP, afirmou que essa discussão sobre as contas já foi, que Apodi é grande, e é hora de cuidar dos problemas de nossa cidade. “Vamos para frente, vamos analisar as contas de 2010 agora” disse Arnaldo.

Ele pediu mais uma vez providencias com relação a falta de água na comunidade de São Francisco, pedindo celeridade no processo de resolução desse grave problema.

Requerimento 032/2012 – De autoria do Vereador Ângelo de Dagmar

Pede esclarecimentos sobre a aplicação de Royalties em nosso município, com suas referidas prestações de contas no ano de 2012.

Aprovado de forma unânime.

Requerimento 033/2012 – De autoria do Vereador Ângelo de Dagmar

Requer do poder publico municipal, informações dos gastos públicos com combustíveis, com respectivos valores para cada veículo.

Aprovado de forma unânime.

Requerimento 034/2012 – De autoria do Vereador Helio da Ambulância

Requer do poder público municipal limpeza do lixo acumulado no Bairro Bacural I.

Aprovado de forma unânime.

Requerimento 035/2012 – De autoria do Vereador Arnaldo Costa

Requer da municipalidade estudo de viabilização para realizar obra no canteiro público na BR 405. Canteiro que fica em frente a lamparina pizzaria até o núcleo da UERN.

Aprovado de forma unânime.

Requerimento 036/2012 – De autoria dos Vereadores Junior Carlos e Genivan Varela


Requer da prefeita Goreti Pinto informações sobre pregoes e licitações do município, especificamente onde a vencedora foi à empresa FACTORIAL, com suas respectivas cópias dos contratos.

Aprovado de forma unânime.

Projeto de Lei 021/2012 – De autoria do poder executivo

Autoriza o poder público municipal a abrir credito adicional especial até o limite de R$ 118.000,00, ao que dá outras providencias.

Aprovado de forma unânime.