quarta-feira, janeiro 27, 2010

Audiência Pública sobre o trânsito tem a participação de diversos setores da sociedade













Hoje pela manhã, populares e representantes de todos os setores da sociedade, lotaram o auditório da câmara municipal, para participarem da audiência pública que discutiu medidas para melhorar a segurança e a organização do trânsito de Apodi.

A audiência havia sido programa na reunião que aconteceu na semana passada, na secretaria de Educação, para a apresentação do projeto Trânsito Cidadão, criado pela secretaria de Saúde para fazer um trabalho preventivo, sob a coordenação da bioquímica Wilma Câmara.

A audiência foi coordenada pelo vereador Chico de Marinete, que representou o presidente João Evangelista, e contou com a participação do Capitão Carvalho, da polícia militar; do delegado Luís Antônio; do inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Iatamir Gurgel e do secretário de Saúde, Ivanildo Lima, representando o poder executivo.

Muitos questionamentos foram levantados pelos populares, tais como: o que poderia ser feito em relação ao grande número de veículos com documentação atrasada, fiscalização ao excesso de passageiros nos ônibus universitários, recolhimento de animais nas BRs, uso de capacete e cinto de segurança e sinalização do trânsito.

O funcionário público Adriano Solicitou do representante da PRF medidas fiscalizadoras para evitar acidentes com a superlotação dos ônibus que transportam estudantes. “Tem dias que um veículo que deveria transportar 40 pessoas, transporta 90. Não podemos falar de segurança no trânsito, sem levar em conta problemas como esse”, disse. O inspetor garantiu tomar medidas fiscalizadoras com urgência, evitar futuros acidentes.

A questão mais discutida na audiência foi relacionada à exigência de documentação e habilitação em dia, o que segundo Gilberto Olinto, pode esvaziar a feira livre aos sábados, que já havia sido colocada por pessoas da zona rural, que alegam dificuldades financeiras para quitar a habilitação e manter os documentos em dia. “O emplacamento de motos no RN é um assalto, criticou Gilberto, alegando que o estado é um dos que cobram a taxa mais caro em todo o país.

O presidente do Sindicato dos Professores, Pedro Filho, quis saber que medidas de consenso poderiam ser adotadas pelas autoridades, para que os proprietários de veículos que estão com anos de atraso e que dependem dos mesmos para sobreviver, pudesse continuar trafegando, sem que o transporte seja apreendido.

O Capitão Carvalho fez questão de deixar claro que inicialmente, a preocupação da polícia militar é com a segurança dos condutores de veículos e passageiros, porque os índices de violência no trânsito de Apodi foi uma das coisas que mais lhe chamou a atenção quando chegou ao município. “Conseguimos reduzir esses índices com as medidas preventivas adotadas. Há dois finais de semana que não registramos acidentes com motos. Nos últimos casos acontecidos, quem estava usando capacete, não teve ferimentos na cabeça, ao contrário do caso em que o motoqueiro não estava”, observou.

O secretário de Saúde enfatizou a preocupação da sua secretaria com a redução das estatísticas de vítimas de acidentes de trânsito. “teremos três linhas de ação: a vigilância, na qual faremos um mapeamento das áreas de maior incidência de acidentes; a prevenção, através de ações educativas nas escolas; e promoção, na qual faremos parcerias com os veículos de comunicação e discussões como esta, com a sociedade”, frisou Ivanildo, adiantando que no próximo final de semana será realizada uma Blitz educativa nas principais vias de acesso à cidade.