quinta-feira, maio 19, 2011

Paulo de Telécio cobra conserto de ambulâncias do nosso município



A sessão desta quinta-feira, 19 foi iniciada pelo grande expediente com a palavra do Vereador Paulo de Telécio que saudou os funcionários municipais de Apodi, afirmando que chegou o momento de aprovar esse tão desejado projeto.

Ele externou sua preocupação com o atraso dos salários na Maternidade Claudina Pinto de médicos e funcionários, pedindo aos colegas empenho para que se resolva a questão, trazendo a indicação de que se converse também com os outros prefeitos que compõem a região, para se unirem em prol da Maternidade.

Paulo citou uma visita que fez a cidade de Almino Afonso, onde mesmo sendo uma pequena cidade, a saúde funciona de forma correta beneficiando as pessoas mais pobres.

Parabenizou a prefeita pela realização do dias das mães, mesmo atrasado, lamentando não ter participado por conta de outro compromisso, em outra cidade.

“Temos que nos unir, deixar tudo de lado, dá as mãos e trabalhar por Apodi” afirmou Paulo arrancado aplausos dos presentes.

O Vereador ainda lamentou a situação de Apodi, que tem duas ambulâncias quebradas, pedindo pra se conserte esse automóveis, pois a população precisa diariamente dessas ambulâncias, enquanto as mesmas estão paradas sem funcionar.

Revoltado Júnior Carlos defende comunidade do Bamburral



No Grande expediente o Vereador Junior Carlos usou da tribuna e disse inicialmente que a casa do povo, está à disposição de todos e que com certeza o projeto seria aprovado, com seu voto de forma positiva.

Junior Carlos falou de um convite que recebeu para participar em uma comunidade em Bamburral, lamentou não ter ido por conta do encontro do GRUPO DEMOCRÁTICO, e citou o que a comunidade cobrou naquela reunião, coisas como PSF, estradas, iluminação pública, entre outros, elogiando o Blog Marmota apodiense pela publicação dos anelos daquela gente.

Junior Carlos falou ainda da péssima qualidade da merenda escolar na comunidade de Bamburral, afirmando que as mães disseram na matéria, que a merenda é ruim de mais, dizendo que “nem cachorro come” e que isso o deixa indignado, pela forma como a prefeita trata as pessoas de nossa cidade.

Em apartes, Chico de Marinete e Genivan Varela relataram a mesma dificuldade em suas regiões, casos da Chapada e pedra que também enfrentam o mesmo problema.

Na hora da votação, Junior Carlos criticou seu colega Paulo de Telécio e indagou o porquê dele querer que se faça algo em prol na maternidade se ele sempre vota contra os Requerimentos que pregam transparência, e o bem do povo, sendo aplaudido pela platéia que lotou a casa.

Vereador Ângelo critica presença da Polícia estadual de trânsito em nossa cidade


O Vereador Ângelo Suassuna usou da tribuna da casa e falou da luta travada pelos servidores para ter mais segurança, parabenizando a prefeita por ter se sensibilizado com a situação dos funcionários que ainda não tem o plano.

O Vereador disse ter ouvido o discurso dos colegas defendendo que a situação de Apodi é idêntica a de outros municípios de nosso país, sugerindo ao presidente que convoque o presidente da APAMI a vir a casa e prestar esclarecimentos sobre o porquê do atraso dos salários dos médicos e funcionários.

Sobre o transito de nossa cidade, o Vereador Ângelo disse ser absurdo que a policia estadual de transito esteja multando, e correndo atrás do nosso povo, pedindo à prefeita que tome providencias, já que estas multas que são aplicadas aqui servem para Mossoró, o que segundo o mesmo é lamentável, sugerindo que a governadora copie o que foi feito na Paraíba, onde se paga apenas um ano dos transportes atrasados.

Chico de Marinete reafirma que está ao lado do povo

No grande expediente o Vereador Chico de Marinete saudou os funcionários municipais presentes na casa, falando da luta que se teve para se chegar aquele momento, por isso a necessidade do debate tão amplo.

Chico pediu que a prefeita cumprisse o plano a risca, para que não aconteça como está acontecendo com saúde, onde não está se cumprindo totalmente o que foi aprovado.

O Vereador afirmou que com força de vontade, vontade de fazer, tudo é possível, mesmo sem ter orçamento, pois a CMA está disposição para votar qualquer projeto que beneficie o povo, lamentando, por exemplo, a questão da merenda da escolar, já que vários alunos em nossa cidade continuam assistindo meio expediente de aula, por conta da falta de merenda.

Ele recebeu apartes de Evangelista, Hélio e Ângelo lamentando a situação de alguns lugares, e corroborando que a fiscalização tem que aumentar.

Ele defendeu que algumas comunidades precisam de fato das passagens molhadas, e disse esperar que a notícia que seu colega Ângelo trouxe, informando que as passagens molhadas serão licitadas em junho ou até julho se concretizem.

Presidente Evangelista afirma que se fez justiça aos funcionários


O Presidente da casa, Vereador Evangelista usou da tribuna durante a sessão desta quinta-feira, 19 saudando os funcionários da prefeitura, agradecendo pela presença, saudando nominalmente a Ualson Cristino e Renato, presentes no auditório Bevenuto José de Paiva.

Ele disse ser uma injustiça o que se estava fazendo com os funcionários que não tem o plano de cargos, afirmando que hoje a justiça vai ser feita, premiando a quem trabalha de verdade e que merece total apoio.

O Vereador falou de um artigo que não premia aqueles que têm desvio de função, afirmando que espera que esse artigo seja cumprido, pois o plano é pra quem trabalha e não para quem é protegido politicamente.

Sobre o artigo 34, que define uma avaliação anual dos servidores, ele criticou o mesmo por entender que isso vai premiar a questão política, podendo ser uma armadilha aos funcionários, por isso que o artigo necessita de uma emenda, premiando a quem de fato merece.

Evangelista falou de pessoas que querem ver Apodi crescer, citando Soledade como uma comunidade em potencial, falando da disponibilidade do jovem atleta da Comunidade Joelinton Sena, que levará as crianças da Escola Francisco Targino da Costa, para participarem dos jogos municipais e dos JERNS.

Por fim ele parabenizou a prefeita Goreti Pinto, mesmo que de forma tardia pela implantação do plano que beneficia a todos os servidores, afirmando que não poderia ser incoerente de não trazer seus agradecimentos a prefeita.

Genivan Varela critica aplicação dos royalties em Apodi


Genivan Varela iniciou seu discurso parabenizando o seu colega Arnaldo Costa por ter aniversariado na última terça-feira, afirmando que tem muita honra de legislar ao lado do mesmo, por sua experiência e carisma.

Ele relatou sobre uma visita que fez ao lado do presidente do seu partido professor Flaviano Monteiro, relatando situações precárias na merenda escolar, e nas estradas vicinais do Vale do Apodi, lamentando essa situação, e que sentiu da população a indignação.

Sobre a merenda escolar, o Vereador disse que tem se copiar onde está dando certo, e se fazer com que essa merenda escolar chegue com qualidade a todos os alunos de todas as comunidades.

Genivan citou uma matéria de jornal, onde relata que o Ministério Público está investigando os recursos oriundos dos royalties, enfatizando que seria ótimo que essa fiscalização viesse para Apodi, pois nada foi feito com tanto dinheiro, mais de 10 milhões desde o inicio da gestão da atual prefeita.

Nilson Fernandes exalta reconhecimento da prefeita para com os servidores


Último inscrito no grande expediente o Vereador Nilson Fernandes trouxe sua saudação a todos os funcionários públicos de nossa cidade, frisando da alegria que é poder aprovar esse plano.

O Vereador parabenizou Junior Carlos, por ter afirmado que a casa legislativa, tem nove homens comprometidos com Apodi e não somente dois como houvera afirmando um colega.

Dirigindo-se a Genivan ele disse que não concorda que Santa Rosa seja discriminada, pois já abdicou de seu lazer para fazer serviços de recuperação das estradas daquela comunidade.

Voltando a questão do plano, ele parabenizou o presidente do sindicato, João Bosco, por ter aberto esse dialogo pelos últimos dois anos, classificando como uma vitória para a municipalidade. Nilson Fernandes se dirigiu a João Bosco, pedindo que o mesmo continue ao lado dos servidores, para que outros avanços cheguem a todos os funcionários da PMA.

Em Requerimento verbal, ele pediu que fosse feita uma arborização e revitalização na Praça São Francisco, já que os moradores precisam de mais atenção.

Requerimento 069/2011 – De autoria do Vereador Paulo de Telécio


Pede ao poder executivo que providencie a limpeza desde a entrada da Comunidade de Soledade até o Lajedo.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 076/2011 – De autoria dos Vereadores Genivan Varela, Chico de Marinete e Junior Carlos




Pede informações a poder público sobre medicamentos oferecidos pelo município, como fornecedores, lista dos medicamentos entre outros.

REJEITADO por 5x3.

Requerimento 070/2011 – De autoria de todos os Vereadores


Pede que a prefeita envie a casa proposição para conceder auxilio financeiro, ao arraiá do Bastião, quadrilha estilizada da comunidade de Melancias.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 071/2011 – De autoria do Vereador Evangelista


Pede que se proceda um estudo de viabilidade para implantação de uma fabrica têxtil da comunidade de Melancias. Isenção de impostos e incentivos fiscais para instalação de fábrica, já existe empresários querendo se instalar em Apodi.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 072/2011 – De autoria do Vereador Evangelista


Pede que a prefeita faça estudo de viabilidade para instalação de uma UBS, na região da areia, mais especificamente na Comunidade do Córrego

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 073/2011 – De autoria do Vereador Evangelista


Pede que a prefeita faça estudo de viabilidade para construção de uma Praça recreativa na comunidade do Córrego, para que a juventude possa ter um local de lazer e entretenimento.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 074/2011 – De autoria do Vereador Nilson Fernandes


Que a prefeita providencie a sinalização do transito de Apodi, inclusive com placas de indicação de órgãos e entidades importantes de nossa cidade.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 075/2011 – De autoria do Vereador Nilson Fernandes


Pede que a prefeita providencie a arborização dos canteiros centrais de nossa cidade, uma questão de embelezamento de nossa cidade.

APROVADO de forma unânime.

INDICAÇÃO 009/2011 – De autoria de todos os Vereadores


Indica que o DENOCS envie a casa representante para explicação do projeto de irrigação da Chapada do Apodi, isso com urgência devido a gravidade da situação.

APROVADA de forma unânime.

INDICAÇÃO 010/2011 – De autoria do Vereador Evangelista


Indica que se envie ofícios aos reitores da UERN e IFRN que insiram em sua grade ensino, curso da área de turismo, tanto em termos de graduação como técnico.

APROVADA de forma unânime.

Projeto de Lei 023/2011 – De autoria do poder executivo


Concede auxilio financeiro ao grupo de quadrilhas Rancho Alegre, que recebe 2 mil reais do poder público. O mesmo foi dispensado das comissões.

APROVADO de forma unânime.

Projeto de Lei 024/2011 – De autoria de todos os Vereadores


Reconhece como utilidade pública a CRED OESTE SOL, entidade que tem importantes serviços prestados a Apodi e toda região.

APROVADO de forma unânime.

Projeto de Lei 022/2011 – De autoria do poder executivo




O projeto teve uma emenda modificativa ao artigo 34, apresentando um novo texto que beneficia de fato os funcionários que trabalham diariamente.

APROVADO de forma unânime.