quinta-feira, setembro 16, 2010

Evangelista questiona atuação de Nilson como secretário




"Há 12 anos, temos uma administração caótica e que envolve o prefeito José Pinheiro, que não resolveu nada, em termos de estradas. Mas, de acordo com o vereador Nilson Fernandes, tudo foi resolvido quando ele foi secretário. Nesse período, onde você estava? Ao lado de quem?", questionou Evangelista. 

"Não fiz parte da administração que passou, nem um dia. Sabe quem entra na prefeitura? São os quatro vereadores da situação. Se um vereador da oposição entrar na prefeitura, é uma sensação terrível, parece que vai ser fuzilado pelos olhares dos funcionários", relatou o presidente da Câmara.

Evangelista prosseguiu  com os questionamentos: "Hoje, há uma pressão, para a votação de projeto, para que a culpa pelos desmandos da prefeita seja colocada em nós. Acho que torcem para a gente não aprovar. Será que dos 300 cargos comissionados da prefeitura não tem nenhuma pessoa competente para garantir o pagamento de vocês durante um ano?"

O presidente confessou que a sensação que tinha é que as pessoa não acreditavam no que estava falando. "Há um ano e oito meses, que a turma da prefeitura diz que o problema dos vereadores de oposição é dinheiro. Eles continuam dizendo que haverá uma compra e que a nossa intenção é barganhar dinheiro, mas não é com especulações e ameaças que vamos desistir", garantiu.

De forma enfática, o presidente da câmara afirmou que "todo cidadão de Apodi sabe exatamente onde foram aplicados os33 milhões de reais que a prefeitura recebeu desde o início dessa gestão incompetente".


"Deixei de ser secretário de Pinheiro a partir do momento em que ele passou a ser sem-vergonha e desonesto", declarou Nilson Fernandes




A declaração foi a resposta do vereador à oposição, que questionou o período em que ele foi secretário de Obras, desde na gestão de José Pinheiro e de Goreti Pinto, já que o vereador afirmou ter  encontrado o Vale de Apodi às ruínas e mesmo enfrentando um dos invernos mais rigorosos, fez muita coisa, citando vários exemplos.

O presidente da câmara, Evangelista Menezes, ironizou a enumeração de obras que o vereador fez, questionando onde ele estava nesse período em que Apodi teve administrações desastrosas, referindo a José Pinheiro e à prefeita Goreti Pinto, o que provocou a ira de Nilson.

Arnaldo Costa defende a aprovação do projeto sem análise



"O debate faz parte da democracia, mas aqui ninguém é criança para ficar jogando culpa um no outro. Se vocês são maioria, o que adianta a gente vir discutir projeto?", questionou Arnaldo Costa, em relação à cobrança do presidente da Câmara para que a oposição participe da análise dos projetos enviados pelo executivo.

Indignado com a decisão da oposição de não colocar em votação o projeto que pede crédito adicional para que a prefeitura pague a contrapartida exigina pelo convênio com o Estado, Arnaldo culpou a câmara: "Nós estamos impedindo que esses pais de família fiquem sem receber, porque se não aprovarmos, a prefeita não terá como pagar", defendeu.

Em resposta, Evagenlista pediu que o vereador solicitasse à sua assessoria, aleitura do projeto. "A prefeita está pedindo um crédito de cerca de 600 mil reais, usando de má fé, onde engloba várias coisas, não somente o pagamento dos transportes", disse o presidente. "Ela está pedindo esse valor para não ter que  ficar mandando projeto toda hora", avaliou Arnaldo.


Sessão movimentada, com troca de acusações entre situação e oposição



Sessão cheia de expectativas


Motorista acreditavam que não recebiam por causa dos vereadores



A sessão de hoje foi bastante movimentada, com a participação dos secretários municipais de Educação e de Urbanismo, os motoristas dos transportes escolares e professores do programa Pró Jovem Campo -Saberes da Terra, além dos representantes do IBGE.

O motivo da presença de tantos populares e do acirrado debate e troca de farpas entre vereadores de situação e da oposição, foi a perspectiva da votação dos projetos de Lei, de autoria do executivo, que pede autorização para abertura de Crédito Adicional Especial, para pagamento dos motoristas e dos professores.

Na sessão da semana passada, a pressão era para que o projeto que pedia autorização de crédito para pagamento dos professores do Saberes da Terra, o que foi votado e aprovado hoje. Já o dos motoristas, foi devolvido para ser refeito, já que a prefeita pedia autorização para crédito de um valor muito acima do previsto para esse pagamento.

Voltaremos com declarações polêmicas dos vereadores.
 

Coordenador de área do Censo usa tribuna para falar sobre dados colhidos pelos recenseadores



Coordenador agradece pela boa recepção aos recenseadores



O coordenador do Censo da Sub-área de Apodi e Felipe Guerra, Rogério Henrique, usou a tribuna da câmara na sessão de hoje, para prestar contas à sociedade, do trabalho desenvolvido pelos recenseadores no município.

Segundo ele, os trabalhos estão ocorrendo de forma muito satisfatória. “É um dos municípios onde estamos com o trabalho mais avançado, com 81% da população estimada já contabilizada”, disse Rogério, acrescentando que já são 29.021apodienses, correspondente a 78% dos domicílios visitados pelos recenseadores.

O coordenador pediu ajuda da população para concluir o Censo. “É o momento de perguntar às pessoas mais próximas se já recebeu a visita do recenseador. Em caso negativo, seja por falha do recenseador ou pelo domicílio estar fechado, é importante entrar em contato com o posto de atendimento do IBGE e informar a situação.

“É importante para o município saber quanto somos, porque o resultado desses dados, serão a base para a implementação das políticas públicas em todos os níveis e principalmente para distribuição de fundos públicos”, finalizou Rogério.

A Arte de Um Povo é um Reflexo Autêntico de Sua Mentalidade (Nehru)

Prolongamento da rua Marechal: Cadê as casas?



Apodi - As lentes do Bocalloca estiveram dando um giro pela cidade e constataram uma triste realidade, no que diz respeito as ruas de nosso município, enquanto existem ruas asfaltadas e pavimentadas existem outras que vivem há anos sem nenhum tipo de estrutura, o que dificulta a vida de várias famílias apodienses. O que mais no chamou a atenção do blog foi o prolongamento da rua Marechal, que até o presente momento não possui se quer uma casa, no entanto já está toda pavimentada. O porque disso? Não seria melhor atender primeiramente a sociedade? Sabemos da importância de se abrir um rua, mas também a necessidade de atender a população carente.


Asfaltar as ruas da cidade é importante para o desenvolvimento, desde que não seja prioridade em detrimento de outras.

 Porque desse calçamento aqui? Qual a utilidade? Será se não existe ruas precisando de pavimentação?

Temos a absoluta certeza de que existem ruas que necessitam mais do que essa duplicação próximo ao fórum  
 

Ao mesmo tempo em que algumas ruas são privilegiadas com camadas e camadas de asfalto e calçamento outras se quer dá para caminhar com tanta areia, essa é a dura realidade que vivem os moradores do bairro Bacural II, que há anos sofrem com a falta de urbanização, pavimentação e qualidade de vida. 


 É pouca coisa, três pedaços de rua, o que deixa a sensação de má vontade por parte daqueles que fazem a administração do município, que possuem uma grande arrecadação com os Royalties. Fica a pergunta: Até quando Apodi?


 
* Pedimos aos responsáveis pelo município que não adianta colocar disperdício nas ruas para tapar buracos, pois a cada ano a chuva vêm e leva tudo.


Nota do Blog: Os Vereadores da oposição, Evangelista, Ângelo, Chico, Genivan e Júnior Carlos, parabenizam a matéria dos jovens do Blog Bocalloca, pois, vêm nos mesmos a conscientização de uma sociedade, que sabe escolher o que é o não prioridade para o nosso povo.

Professores do Estado ganharão notebook, através do programa Professor Conectado

Amanhã, dia 17, professores de todo o Estado, em efetivo exercício de sala de aula, receberão um computador portátil, através do programa Professor Conectado, do Governo do Estado. Na circunscrição da 13 Dired, serão beneficiados mais de 300 professores.

A entrega dos notebooks acontecerá durante todo o dia, na ACDA, onde a equipe da secretaria de Educação e da Dired atenderão aos professores. "O professor que não tiver disponibilidade para ir receber amanhã, a partir de segunda-feira, deverá procurar a Dired para adquirir o seu notebbok", informa a diretora Mara Duarte.

Pela manhã, haverá uma palestra no local de entrega dos computadores, sobre "As novas Compentências e Habilidades do Educador, Frente às Novas Tecnologias", com o professor Jerônimo Freire, mestre em Engenharia de Materiais, Doutor em Educação e coordenador de Software do Projeto CONDIGITAL.

O projeto Professor Conectado tem como objetivo auxiliar na formação intelectual e pedagógica dos professores, a partir da interação com as novas tecnologias da informação e comunicação - TIC, através da facilitação do acesso ao computador portátil.

Nesta primeira etapa, estão sendo beneficiados 10.200 professores que estão em sala de aula, mas o projeto prevê ainda a segunda etapa, quando cada escola receberá um computador portátil e a terceira etapa, quando serão contemplados gestores, coordenadores e apoios pedagógicos de todas as escolas do RN.