quinta-feira, agosto 25, 2011

Vereador Evangelista apresenta projeto de resolução que concede título de cidadão apodiense ao deputado federal João Maia


O Presidente da Câmara Municipal de Apodi, Vereador João Evangelista de Menezes Filho apresentou na manhã desta quinta-feira, 25 durante a ordem do dia o projeto de resolução 001/2011 que concede título de cidadão apodiense ao Excelentíssimo deputado Federal João da Silva Maia do PR.

Evangelista relatou a importância do parlamentar para Apodi, frisou que ele tem um apreço todo especial pelo município, e que o mesmo tem deixando notório esse fato, através de sua luta pelo campus do IFRN em nossa cidade, de uma emenda sua que garantiu todo o muro do instituto, da duplicação da ponte que fica na saída de nossa cidade, e que sempre que fala em Apodi faz isso com uma grande estima.

O parlamentar é natural da cidade de Brejo do Cruz na Paraíba, onde nasceu aos 23 dias de setembro de 1953 e adotou o Rio Grande do Norte como seu estado. Ele foi Secretário de Planejamento da Prefeitura do Rio de Janeiro, 1985-1988; Secretário Nacional de Economia; Secretário Adjunto e Coordenador de Preços Industriais da Secretaria de Abastecimento e Preços do Ministério da Fazenda, 1989-1992; Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Norte, 2002-2006; Sócio e ex-diretor da Fator Projetos, Empresa do Grupo Fator, especializado em fusão, aquisição e reestruturação de empresas.

João Maia é economista e está em seu segundo mandato onde já desempenhou várias atividades parlamentares, tais como: CÂMARA DOS DEPUTADOS - 54ª Legislatura. COMISSÃO PERMANENTE: Comissão de Finanças e Tributação - CFT: Suplente, 1/3/2011 - ; Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio - CDEIC: Titular, 1/3/2011 - ; Presidente, 2/3/2011 - .

“João Maia é um amigo que tenho na política, um homem sincero que cumpre com sua palavra, e essa virtude é rara em um homem público, por esse e vários outros motivos, acho essa homenagem justa para ele, pois tem sempre se preocupado com Apodi e isso me deixa feliz” afirmou Evangelista.

Sessão é suspensa por10 minutos para uso da tribuna por professor do IFRN



De acordo com o regimento interno o Presidente Evangelista suspendeu a sessão em 10 minutos para a palavra do professor Elissando Monteiro do IFRN que trouxe informações sobre a greve do instituto federal IFRN.

O Professor explicou as causas que levaram a deflagração da greve, que em termos gerais gira em torno de um corpo docente deficitário, implicando na falta de aulas para os alunos, ainda a falta de técnicos em determinadas áreas, outro fator seria um corte de orçamento enorme que gerou muitos prejuízos ao campo local.

Por fim o professor solicitou que na próxima semana os professores estejam discutindo a questão da greve com os Vereadores, ficando proposto pelo Presidente Evangelista para a próxima quinta-feira, uma hora de debate especifico sobre o Campus do IFRN em nossa cidade.

Júnior Carlos reclama de morosidade na construção da passagem molhada no Rio Apodi

Primeiro inscrito no pequeno expediente o Vereador Junior Calos PSB, falou de sua alegria por ter a sessão transmitida para todas as regiões de nossa cidade através de duas emissoras, chegando ao Vale e outras regiões mais distantes de nosso município.

Ele falou de uma visita que fez ao terreno onde será construída a escola pólo do Vale do Apodi, discordando apenas do local onde será construída, pois segundo o entendimento do mesmo a escola ficará mais próxima de Felipe Guerra do que de Apodi. Ele ainda questionou sobre quais critérios levaram a escolha da escola ser construída no Sitio São Lourenço e não em outra mais central para acesso das demais localidades, já que é um valor considerável de R$ 809.872,09 e precisa ser bastante discutida.

O Vereador ainda reclamou da morosidade da construção da passagem molhada no Rio Apodi, enfatizando que no seu modo de ver a firma que está executando a obra não tem estrutura suficiente para concluir essa obra antes da chegada do inverno, pois se quer ainda forneceu fardamento aos funcionários, e não assinou as carteiras dos funcionários.

O parlamentar pediu atenção dos colegas para a questão das estradas vicinais de nossa cidade, clamando aos colegas que olhem para nossa cidade de um modo geral, pois muitas vezes algumas regiões ficam esquecidas. Valor 809.872,09

Em aparte o Vereador corroborou com os colegas sobre a instalação de redutores de velocidade em toda extensão da BR 405 que corta nossa cidade, pois teme pelo grande número de comércios que ficam próximo a BR.

Paulo de Telécio mostra preocupação concernente a possível caos de água em Melancias


No pequeno expediente o Vereador Paulo de Telécio PPS trouxe sua preocupação com relação o problema de água da comunidade de Melancias que recentemente passou por grave problema com água que abastece a comunidade, passando vários dias sem o abastecimento.

Segundo o Vereador a demanda está enorme e logo toda população sofrerá pela falta de água, já que muita água está sendo desperdiçada, pedindo que a CAERN instale contadores em todas as casas de Melancias, para que possa se evitar um colapso muito próximo com a falta de água.

Vereador exalta trabalho dos agentes comunitários de saúde de nossa cidade


Último inscrito no pequeno expediente o Vereador Chico de Marinete PC do B, externou sua satisfação em usar mais uma vez a tribuna da casa, em participar de um programa que foi criado a anos atrás mais especificamente em 1996, o programa que criou os agente comunitários de saúde do nosso município.

O Vereador abordou algumas dificuldades antes da criação do programa dos agentes comunitários, onde havia muitas dificuldades por parte da população, mais ainda das gestantes que não tinham amparo para ter informações básicas que são repassadas pelos agentes de saúde, realidade bem diferente hoje com esses importantes profissionais.

Evangelista reclama de problemas que perduram nas zonas rural e urbana


Mesmo sem usar da tribuna o Vereador Evangelista do PR trouxe sua palavra discordando do seu colega Junior Carlos, que houvera dito anteriormente que os Vereadores estariam esquecendo-se da região urbana de nossa cidade.

Ele nominou vários problemas que são cobrados na casa, casos da Baixa do Caic, do complexo esportivo de nossa cidade e ainda apontou um grave problema de uma comunidade na Chapada do Apodi, que é o Assentamento Baixa Verde IV que não tem ser quer um único poste com luminária, mas no entanto pagam por esse serviço ao poder público.

O Presidente fez um paralelo entre comunidades que são bem assistidas enquanto outras nunca receberam se quer uma única lâmpada em seus postes, pedindo que houvesse equidade por parte da prefeita para com essas ações públicas.

Nilson Fernandes destaca labuta parlamentar


Primeiro inscrito no grande expediente, Vereador Nilson Fernandes PMDB trouxe sua palavra falando inicialmente sobre a falta de prioridade do poder público municipal para com a questão da iluminação pública, que deve ser mais bem vista pela municipalidade.

Ele falou de sua visita que fez com seu colega Junior Carlos ao terreno onde será construída a escola pólo da região do Vale do Apodi, sendo contrario a opinião do seu colega que criticou a escolha do local onde a mesma estará sendo edificada.

O Vereador falou ainda de sua visita a passagem molhada que está sendo construída no Rio Apodi, e que acredita que a empresa cumprirá o prazo de entrega em dezembro, por ser uma obra de grande importância para nossa cidade, visto que se tem um prazo para conclusão da mesma.

Sobre algumas iniciativas do poder público o Vereador informou que algumas Ruas estão recebendo pavimentação com calçamento, e falou ainda do uma reunião com a prefeita sobre a possibilidade de se construir uma escola da região do Sitio do Góis.

Genivan Varela alerta toda população para o grave problema do trânsito em nossa cidade


No grande expediente o Vereador Genivan Varela PC do B, usou da tribuna da casa saudando nominalmente a todos os presentes ao auditório Bevenuto José de Paiva, agradecendo a presença de todos.

O Vereador alertou os colegas para um problema serio relacionado ao transito de nossa cidade, que tem ceifado vidas todas as semanas até mesmo dentro do perímetro urbano de nosso município, destacando o trecho do Bairro IPE, pedindo ao Presidente Evangelista que envie oficio ao DER para que sejam instalados redutores de velocidade em todo o perímetro urbano de Apodi.

Em um debate muito amplo o Vereador recebeu a partes de quase todos os colegas, que trouxeram de igual modo suas preocupações, ficando acertado que os mesmos irão ao DNIT ver uma solução para tal problema, antes que aconteça mais um acidente.

Genivan voltou a cobrar a iluminação pública da região da Pedra de nossa cidade, comunidades que estão às escuras, que mesmo o município cobrando a taxa de iluminação pública, não oferece esse benefício às pessoas de nossa cidade.

Ângelo sugere instalação de lombadas eletrônicas em nossa cidade


O Vereador Ângelo Suassuna do PV usou da palavra no grande expediente nesta quinta-feira, 25 parabenizando inicialmente a todos os soldados do Brasil pelo seu dia, em nome do filho do Vereador Arnaldo Costa que serve ao nosso país nas forças militares.

Ele falou dos debates já travados anteriormente pelos colegas, ressaltando primeiro a questão das placas que indicam os pontos turísticos de nossa cidade, afirmando que as placas trazem letreiros muito pequenos e não servem para informar coisa alguma já que não dá pra visualizar. Ainda relativo a falta de sinalização em nossa cidade ele criticou que falta retorno na Rua principal que corta nosso município, oferecendo perigo a nossa gente. Em aparte o Vereador Helio Machado do PR criticou as referidas placas que não dão pra ninguém ler nada.

Ângelo falou que é muito importante a instalação dos redutores de velocidade em nossa cidade, mas que seria mais viável a instalação de lombadas eletrônicas, pois isso coibiria de vez o excesso de velocidade no nosso perímetro urbano, sugerindo uma audiência pública com o DNIT e com a secretaria de urbanismo local.

Sobre um grave problema que aflige nossos cidadãos que é ampliação do cemitério publico de nossa cidade, pois o mesmo está ficando sem espaço para enterrar uma única pessoa, e que até agora a municipalidade não se pronunciou sobre tão grave problema que atinge todas as classes de pessoas.

Por fim ele abordou a questão do aumento de cadeiras na CMA, frisando que é defensor que a casa fixe em 13 o número de parlamentares para a próxima legislatura, afirmando que mais uma vez será candidato para defender o povo de Apodi.

“Não estamos impedindo ninguém de trabalhar” pondera Chico de Marinete


Último inscrito no grande expediente o Vereador Chico de Marinete do PC do B, trouxe um convite a todos os Vereadores e demais presentes a casa do povo para participar da conferência municipal do seu partido que acontece no próximo sábado no auditório da CMA, ressaltando que será muito importante a presença de todos.

O Vereador voltou a reiterar um pedido seu sobre iluminação pública em comunidade de nossa cidade, pedindo também que seja providenciada a questão das estradas vicinais de Baixa Verde, Quixabeirinha, João Pedro entre outras comunidades que estão sem condição de trafego pela péssima situação dessas referidas estradas da Chapada do Apodi.

Sobre o projeto que estaria pra ser votado para construção de uma escola na região do Vale do Apodi, o Vereador externou sua opinião sobre a construção da mesma, frisando que não iria debater onde a mesma estará sendo construída, mas sim o poder que os Vereadores têm de fato, pois essa escola só será edificada se for aprovada pela casa. Ele criticou mais uma vez um adesivo usado por pessoas ligadas a prefeita, que diz para que deixem a mulher trabalhar, indagando quando e onde os Vereadores impediram a prefeita de executar sua função.

Requerimento 124/2011 – De autoria do Vereador Ângelo Suassuna


Requer do poder publico municipal que sejam instalados redutores de velocidade em Ruas de nossa cidade citadas em plenária, situadas no centro de nossa cidade.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 125/2011 – De autoria do Vereador Junior Carlos

Pede recuperação de estradas vicinais por parte do poder público no Vale do Apodi, comunidades que estão sendo prejudicadas pela má qualidade que se encontram as vias de acesso.

APROVADO de forma unânime.

Projeto de Lei 044/2011 – De autoria do Vereador Hélio Machado

Dá nome a uma Rua no Bairro Cruz de Almas de Vicente Rêgo, próxima a usina de nossa cidade.

APROVADO de forma unânime.

Projeto de emenda a lei orgânica 001/2011 – De autoria da mesa


Dá nova redação à incisos da lei orgânica de nosso município fixando novo numero de Vereadores para a próxima legislatura, agora em segundo turno.

APROVADA de forma unânime.

Projetos de autoria do poder executivo municipal

Projeto de Lei 042/ 2011 – De autoria do poder executivo

Autoriza o poder público municipal a abrir credito adicional até o limite de R$ 809.872,09. Projeto relativo à construção da escola na Região do Vale do Apodi.

APROVADO à unanimidade.

Projeto de Lei 041/2011 – De autoria do poder executivo

Autoriza o poder público municipal de Apodi a abrir crédito adicional especial até o limite de R$ 6.600.00. O valor será repassado ao Lar da Criança Pobre de Apodi para compra de merenda escolar.

APROVADO de forma unânime.

Projeto de Lei 043/2011 – De autoria do poder executivo

Autoriza o município a abrir credito adicional até o valor de R$ 536,352,10. Esse projeto é relativo à construção banheiros em casas carentes de nossa cidade, tanto na zona rural e urbana.

APROVADO de forma unanime.
Projeto de Lei 045/2011 – De autoria do poder executivo

Autoriza o poder público municipal a abrir crédito adicional especial até o limite de R$ 6.250,00. Valor direcionado ao CRAS mais especificamente para contratação de uma psicóloga.

APROVADO de forma unânime.

Projeto de Resolução 001/2011 – De autoria do Vereador Evangelista


Concede título de cidadão apodiense ao deputado Federal João Maia pelos relevantes serviços prestados a nossa população.

APROVADO de forma unânime.

Projeto de Lei 045/2011 – De autoria do poder executivo

Autoriza o poder público municipal a abrir crédito adicional especial até o limite de R$ 6.250,00. Valor direcionado ao CRAS mais especificamente para contratação de uma psicóloga.

APROVADO de forma unânime.

Projeto de Resolução 002/2011 – De autoria do Vereador Nilson Fernandes

Concede titulo de cidadão apodiense ao Senhor Francisco da Cunha Lima. Proprietário da panificadora cristal em Apodi.

APROVADO de forma unânime.

Veto Parcial ao Projeto de Lei 040/2011 – De autoria do poder executivo

Esse projeto dá nomes a várias Ruas na extensão do Bairro Bacural I e no entendimento do poder público, essas Ruas poderiam ser nominadas com nomes de pessoas. A votação aconteceu de forma secreta segundo reza o regimento da casa.

DERRUBADO por 7x2.