sexta-feira, dezembro 04, 2009

Investigações da CPI dos Royalties estão em andamento

A Comissão Especial de Inquérito (CEI), denominada CPI dos Royalties, criada através de portaria, para apurar a aplicação dos recursos oriundos de compensação financeira pela exploração de petróleo no município de Apodi, arrecadada no período de janeiro a outubro de 2009, está em processo de investigação.

Um dos entraves ao andamento das investigações, segundo o vereador Chico de Marinete, membro da comissão, é a impossibilidade do fornecimento de extratos bancários, por parte do Banco do Brasil, que alega quebra de sigilo, o que necessitaria de uma ordem judicial, que já foi providenciado pela comissão.

Hoje pela manhã, o secretário municipal de Obras, Nilson Fernandes, esteve na câmara para prestar esclarecimentos sobre recursos aplicados pela sua pasta. “Sabemos que a população está ansiosa para saber o resultado dessa investigação, mas precisamos de calma, porque é um processo investigativo e que necessita de sigilo”, adiantou o presidente João Evangelista.

Voltaremos com fotos e detalhes do depoimento do secretário de Obras e os novos rumos das investigações.

Em seus discursos, vereadores destacam obra de pavimentação asfáltica



















Na sessão de ontem, todos os discursos dos vereadores destacaram a pavimentação asfáltica de algumas ruas de Apodi, lembrando que a cobrança para que os recursos dos royalties fossem aplicados em obras de infra-estrutura foi constante desde o início do ano, através do movimento Vereadores em Ação.

O vereador Ângelo Suassuna, que estava ausente do município, disse ter ficado muito feliz acontecendo na cidade, como a pavimentação de ruas e a decoração natalina. Para Júnior Carlos, o poder executivo despertou no final do ano, ao pavimentar 15 ruas da cidade. “Mas que a prefeita não deixe para fazer as obras somente no final do ano e que possa despertar para outros setores, como a saúde e a educação”, ressaltou.

“Parabenizamos a prefeita Goreti Silveira pelo trabalho que está sendo feito na cidade, mas vamos acompanhar e divulgar para os moradores os valores que estão sendo investidos e a quantidade de metros”, disse Genivan Varela.Para ele, o dinheiro dos royalties e do ISS que estavam indo pelo ralo, agora estão sendo investidos uma pequena quantia que vai trazer um enorme benefício para a cidade.

O presidente da Câmara, João Evangelista, informou que estão sendo asfaltados 33 mil metros quadrados, no valor de 1 milhão e oitenta mil reais e que cada metro quadrado custa R$ 30,00. “Temos a hombridade de reconhecer o trabalho que está sendo feito na pavimentação das ruas, mas precisamos promover um debate com as comunidades e os bairros, para saber se seria essa a prioridade do município no momento. É importante que haja esse planejamento”, acrescentou.

O vereador Paulo de Telécio também parabenizou o executivo por estar mudando a cara de Apodi, com a pavimentação das ruas e a decoração natalina. Já Chico de Marinete preferiu questionar se no momento, essa seria a obra de maior importância para o município. “Será que uma ponte no vale não seria de maior urgência?”, indagou.