sexta-feira, outubro 30, 2009

Requerimentos aprovados na sessão de ontem:



Requerimento nº 087/09, de autoria de Evangelista Menezes, requer do Executivo Municipal a devida providência no adequado e racional uso do aterro sanitário de Apodi, que encontra-se em sitaução de calamidade pública.




Requerimento nº 086/09, do vereador Arnaldo Costa, solicita do Poder Executivo, estudos de viabilidade econômica para que seja perfurado um poço na comunidade Vertente, localizada no sítio Canto de Varas.




Requerimento nº 088/09, de autoria do vereador Genivan Varela, solicita da prefeita Gorete da Silveria, que providencie com urgência a construção de uma fossa séptica na Escola Municipal da comunidade de Santa Rosa II.




Requerimento nº 089/09, de autoria de Chico de Marinete requer que o Poder Executivo envie  ao legislativo, cópias de atas ou instrumentos que comprovem a ocorrência de audiências públicas sobre o Plano Plurianual  e a Lei Orçamentária Anual.

Presidente da Câmara é entrevistado pelo Jornal Vale do Apodi




Apodiense de origem rural, do Sitio melancias, estudou em escola pública toda sua educação básica. Na vida universitária, não foi diferente, concluindo o curso de Ciências Biológicas na UERN, em Mossoró, Gestão Educacional e pós-graduação em Psicobiologia na UFRN. Foi professor, na UERN e no Colégio Abel Coelho em Mossoró. Nesse período, fundou o Grupo Escoteiros Desembargador Newton Pinto. Em 1998, aventurou-se no Estado de Rondônia, onde lecionou durante um ano, quando foi aprovado em concurso público estadual no RN e voltou para sua cidade natal, para lecionar na E. E. Antonio Dantas onde foi vice-diretor e coordenou o projeto “trilhas ecológicas”, que tinha como meta a educação ambiental de crianças, buscando apoio junto ao poder público municipal, do qual não teve incentivo. Em 2005, voltou a Natal para lecionar na UERN, no curso de pró-formação e abriu uma república estudantil para jovens apodienses. Aprovado em concurso publico municipal de Parnamirim, passou a ensinar nesta cidade, quando recebeu convite do PR para participar das eleições 2008 em Apodi, na qual se elegeu vereador, tornando-se Presidente da Câmara Municipal.


O Vale do Apodi – Se eleger vereador em Apodi é uma tarefa difícil?

Evangelista- Confesso que não tinha a menor idéia de uma eleição. É uma tarefa árdua e é necessário ter um grupo político forte, amigos fiéis e o apoio da família. Eu tive o PR, um grupo de amigos de coragem, tive e tenho orgulho desse grupo ter um projeto convincente para apresentar a população e, principalmente, uma família que confia em você em todos os momentos. Graças a Deus preenchi esses requisitos. É difícil sim, mas todos podem.

O Vale do Apodi – Qual é o seu estilo de fazer política?

Evangelista- Agregando sempre as boas idéias e as boas pessoas para alcançar o objetivo pertinente a todo político, servindo aos nossos cidadãos, principalmente aos mais humildes.

O Vale do Apodi – O senhor esta em seu primeiro mandato dentro da câmara de vereadores de Apodi, o que pode destacar como a maior conquista na qualidade de parlamentar?

Evangelista- Preservar os meus princípios de Educador, de Escoteiro e de filho de uma família honesta de uma cidade pequena, pois a experiência nos mostra que todo homem que detém o poder é tentado a abusar dele. Busco nos meus princípios não seguir esse caminho. Junto aos demais vereadores, estamos conquistando uma identidade para a casa do povo.

O Vale do Apodi - E que projeto seu aprovado foi mais importante?

Evangelista- A Câmara Mirim, sem dúvida. Pena que estamos tendo dificuldades de implantá-la.

O Vale do Apodi – O que o senhor espera da nova administração da Prefeitura do Apodi?

Evangelista- Vou citar Montesquieu: “O homem que possui a virtude política, é o homem que ama as leis do seu país, e que age por amor às leis de seu país”. Ele chama isso de virtude política. Tenho a esperança de nossa prefeita Gorete Pinto ainda atingir essa virtude, assim sendo, poderemos estar diante da maior administração da nossa cidade.

O Vale do Apodi - Até onde o senhor pretende chegar como político? Qual é a sua meta?

Evangelista- Ate onde o nosso povo entender o quanto eu posso contribuir para a melhoria no setor público.

O Vale do Apodi – Qual a mensagem que o senhor deixa para os seus irmãos apodienses?

Evangelista- Que vale a pena lutar por uma vida melhor para sua cidade e por você. Se você quiser ser político. Vale a pena ser o que você quer ser. Portanto, quero dizer que com certeza viver vale a pena.

UM HOMEM VAIDOSO

O Vale do Apodi - O senhor se acha um homem vaidoso?

Evangelista- Sinceramente não.

O Vale do Apodi - O senhor faz alguma coisa para se manter sempre bem, o quê? Evangelista- Leio muito, pois isso é importante para o intelecto, mas fisicamente, estou precisando urgentemente praticar alguma atividade. Quanto ao lazer, estar com a turma toda já é festa para min.

O Vale do Apodi - Que conceito você tem de beleza?

Evangelista- É muito importante desde que esteja aliada a um bom caráter, senão, é vazia e pode ate fazer mal. Digo isso sobre beleza humana. Quanto a um conceito mais amplo, posso dizer que a maior beleza do mundo estar refletida no mar.

O Vale do Apodi - Uma grife?

Evangelista- O Lajedo de Soledade. Vejo aquele espetáculo como uma grife, as pinturas são originais e bonitas, uma marca de fato. Não sei se você me entende.

O Vale do Apodi - O que não pode faltar em sua cabeceira?

Evangelista- Uma consciência tranqüila.

O Vale do Apodi - Uma peça de roupa indispensável?

Evangelista- Jeans. Vou usar uma frase que vi nos outdoors esta semana: “Não se constrói o mundo de terno”.

RÀPIDAS

Um livro: Olhai os Lírios do Campo, de

Um autor (a): Machado de Assis. Li toda coleção. Na época, quem me emprestou foi Dona Nega, mulher do Fabio Soares. Já faz tempo.

Um ator ou atriz: Não tenho nenhum ator como ídolo.

Um filme: Do nosso tempo não há como Titanic

Um dia especial: 08 de dezembro de 2004 (Fundação do Grupo Escoteiro)

Um desejo: Ser compreendido pelo povo de Apodi.

EU COM EU MESMO

O Vale do Apodi - Qual característica odeia nas pessoas?

Evangelista- Complexo de inferioridade.

O Vale do Apodi - Que características admira nas pessoas?

Evangelista- Auto estima elevada, tipo aquelas que dizem: “se eles podem eu posso.”

O Vale do Apodi - O que você mais gosta de fazer?

Evangelista- Educar, acampar e legislar. Todos na mesma intensidade.

O Vale do Apodi - Se você pudesse mudar algo no mundo, o que você mudaria?

Evangelista- O Senado e o Congresso.

O Vale do Apodi - Seu maior sonho?

Evangelista- Viver em um mundo justo para todos, pode ser utópico, mas pode crer que sonho com a igualdade social.

O Vale do Apodi - Um presente?

Evangelista- Um aperto de mão e um sorriso sincero já são suficientes.

O Vale do Apodi - Quem é o seu maior inimigo?

Evangelista- O mau julgamento.

O Vale do Apodi - Sua idéia de felicidade?

Evangelista- A boa convivência.

O Vale do Apodi - O que o move emocionalmente?

Evangelista- A certeza de estar fazendo a coisa certa.

O Vale do Apodi - Um amigo?

Evangelista- Todos que confiam em min.

O Vale do Apodi - Um lugar inesquecível?

Evangelista- Lagoa do Apodi.

O Vale do Apodi - Uma frase indispensável?

Evangelista- Vou dizer a quer me acompanha nesse atual momento. A frase está no blog da Câmara, de autoria de Paulo Freire: “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua pratica.”

Coluna Social em Destaque - Antônia Maia - Jornal Vale do Apodi