quinta-feira, novembro 26, 2009

Requerimentos aprovados na sessão de hoje:




De autoria do vereador Hélio Machado, foi aprovado requerimento solicitando à Secretaria de Bem Estar Social estudo de viabilização de uma ajuda financeira ao grupo de teatro Mandacaru, formado por jovens da comunidade de Queimdas.




O vereador Ângelo Suassuna solicitou, através de requerimento verbal, ao Poder Executivo, o estudo de viabilidade para a doação de um terreno onde possa ser construído uma capela na comunidade de Lagoa do Clementino.




O vereador Arnaldo Costa é o autor do requerimento que solicita do secretário municipal de Obras, Nilson Fernandes, a colocação de luminárias em frente à Churrscaria Texas, no bairro Bico Torto, onde segundo ele, a escuridão tem favorecido o uso de drogas nas proximidades do local.



O requerimento de Genivan Varela, solicita à secretaria municipal de Obras, reparos nas cabeceiras da ponte do sítio Paulista, que dá acesso a várias comunidades e que está com a estrutura rachada.

Vereadores fiscalizam estradas da Chapada do Apodi









Ontem à tarde os Vereadores Evangelista, Genivan Varela e Chico de marinete, estiveram nas estradas da região da chapada, onde está sendo recuperação das estradas com recursos vindos da defesa civil, o responsável por essas ações de estradas é o senhor Agostinho Pinto.


Os vereadores estiveram ouvindo as pessoas dos Assentamentos Paraíso, Moacir Lucena, Laje do Meio e Aurora da Serra. Na opinião dos moradores unânimes é que o serviço é de péssima de qualidade, "Está ficando pior" frase dita pela maioria.

Os vereadores já sabem que foi liberado R$ 540.000,00 (quinhentos e quarenta mil reais), para 107 km de estradas. “O serviço realizado na região da pedra ficou boa, agora vamos fiscalizar a região da Chapada” comentaram os Vereadores.

Vereadores parabenizam Fórum da Juventude




Os Vereadores apodienses unanimemente parabenizam os jovens apodienses pelo excelente trabalho realizado, através do Fórum da Juventude, exaltando acima de tudo com garra e determinação dessa entidade.


O Fórum Municipal da Juventude é um movimento construído coletivamente pelos representantes da sociedade civil organizada em diversas entidades estudantis, religiosos, sociais, ambientais, sindicais e culturais do município de Apodi, que se propõe a resgatar a identidade, o modo de vida e os valores da classe juvenil que aparecem com diferentes rostos, nas diversas populações e regiões do Sertão do Apodi e no Brasil. As propostas de organização e constituição do FMJ estão baseadas nos princípios democráticos e pluralistas que norteiam a construção do movimento juvenil do Brasil.

“São movimentos como estes que mesmo ainda novos, nos fazem acreditar em um Apodi, mais justo, igualitário para todos nós” salienta Evangelista.

Secretário de Saúde faz prestação de contas do trimestre




Ivanildo explica aplicação de recursos



Vereadores compareceram



Júnior Souza ouve atento



Evangelista questionou planilhas



Chico questiona atendimento dos PSFs



Em cumprimento ao Artigo 12 da Lei federal Nº 8689/93, o secretário de Saúde do município, Ivanildo Lima esteve na Câmara ontem, onde realizou Audiência Publica para prestação de contas trimestral das ações e serviços da Secretaria Municipal de Saúde de Apodi.

Com um público restrito a vereadores e funcionários da prefeitura, o secretario iniciou a audiência enfatizando que pela primeira vez a lei está sendo cumprida, confirmando que antes não havia as audiências. Ele explicou que muitas vezes tem que viajar em busca das soluções dos problemas, enfatizando as dificuldades enfrentadas pelo órgão que dirige.

Com relação às planilhas de investimento, na opinião de Ivanildo, quem poderia explicar melhor seria a secretaria de finanças. O presidente João Evangelista acrescentou que as planilhas não são fáceis de serem interpretadas e que precisam ser mais claras. “Quanto a secretaria gastou de combustível nesses três meses?”, questionou e aproveitou a ocasião para relatar que o secretario é muito ausente.

A prestação de contas foi referente aos meses de julho, agosto e setembro, cujos recursos aplicados somaram R$ 534.675,29. O número de consultas nos PSFs, segundo o secretário foram: São sebastião: 741, CAIC: 850, Vazea: 229, Pedra: 696, Areia: 728 e Chapada:823. O secretário também esclareceu que os valores divulgados no blog, são referentes a todo o ano de 2009 e não apenas ao trimestre.

Estavam presentes os vereadores João Evangelista, Genivan Varela, Chico de Marinete, Ângelo Suassuna, Paulo de Telécio, Hélio da Ambulância, Arnaldo Costa e Júnior Souza. Somente o vereador Júnior Carlos não estava presente, por já ter assumido outro compromisso.

Cozinha Brasil chega à região Oeste

Apodi - Ao combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição - qualidade, economia e sabor - o programa Cozinha Brasil, do Serviço Social da Indústria (SESI/RN) - ensina à população a preparar alimentos de forma inteligente e sem desperdício.

Cerca de 150 mulheres de Apodi no Médio Oeste vão participar do projeto, executado a partir de uma parceria com a Prefeitura do Apodi, oferecido aos beneficiários de Programas Sociais. O programa capacita pessoas para utilizar melhor os alimentos de baixo custo promovendo mudanças de hábito, e também oferece a possibilidade de aprendizado para geração de renda.

O município está formando o Balcão de Emprego e Renda, cujo objetivo é capacitar e qualificar a mão-de-obra da população, como meio de buscar mais desenvolvimento para a cidade que conta com mais de 35 mil habitantes.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, no centro da cidade. O Curso vai de 30 de novembro a 3 de dezembro e acontecerá na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde o SESI montará sua estrutura, que conta com nutricionistas, auxiliar de cozinha e um ônibus adaptado com todos os equipamentos de uma cozinha.

Os cursos de educação alimentar para o público geral têm 10 horas de duração. A outra modalidade, com carga horária de 24 horas, é dirigida à formação de multiplicadores. Além de aplicar o aprendizado no dia-a-dia, eles passam adiante os conceitos de comer bem e gastar pouco.

O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais.

A iniciativa, em andamento desde 2004, foi inspirada no programa Alimente-se Bem, do SESI de São Paulo. Desde então, combinando alimentos e temperos a um novo modo de preparo, o Cozinha Brasil introduz na vida da comunidade industriaria cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo.

Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. São 30 unidades móveis em todo o país, equipadas com cozinha experimental e didática, onde instrutores e nutricionistas ministram cursos gratuitos.

Fonte: Jornal de Fato