terça-feira, agosto 18, 2009

Vereadores de Olho D'àgua do Borges visitam Câmara

Evangelista, Ângelo, Paulo, Tiago, Júnior e João Maria


Os vereadores de Olho D’água do Borges, Tiago Escolástico (PC do B) e João Maria (PT) fizeram uma visita de cortesia à Câmara Municipal de Apodi, hoje pela manhã e conversaram com os vereadores Evangelista, Paulo, Ângelo e Júnior Carlos.

Durante a visita, um dos temas da conversa foi a possibilidade dos vereadores daquela cidade apoiarem o candidato a deputado estadual da região, o ex-prefeito do Antônio Martins, Zé Júlio.

Como forma de retribuir a gentileza dos colegas parlamentares, ficou acertado que os vereadores de Apodi irão segunda-feira participar da sessão ordinária da Câmara de Olho D’água dos Borges.

Morador de Soledade diz que médico não dá expediente no mini posto

Outra visita que o presidente da Câmara recebeu hoje pela manhã, para solicitar providências do legislativo, foi de Rosibério, morador do distrito de Soledade, que veio reclamar do médico que atende no PSF daquela comunidade.

De acordo com informações fornecidas por Rosibério, o médico não cumpre o expediente naquela unidade. Ele contou que hoje, após chegar ao mini-posto, o médico saiu, às 8h, apesar do grande número de pacientes que estava à espera de atendimento e que voltaram para casa sem serem atendidas.

A visita aos PSF já está agendada pelos Vereadores em Ação que voltaram a fiscalizar essas unidades que têm sido alvo de muitas denúncias, especialmente relacionadas à falta de médico.



População reclama do abatedouro municipal

Hoje pela manhã, o Sr. Francisco, residente no bairro Betel, procurou o presidente da Câmara, João Evangelista, para solicitar providências dos vereadores com relação à falta de fiscalização de animais que são abatidos clandestinamente sem passar pela vigilância sanitária.

Segundo o autor da denúncia, um filho seu adoeceu após comer uma carne vendida no açougue público, havendo suspeita de que a mesma poderia não estar apropriada para o consumo humano.

Após ouvir a reclamação, Evangelista reuniu os Vereadores em Ação e estabeleceu um cronograma de visitas aos órgãos municipais, a partir da próxima semana, devendo ser iniciada pelo abatedouro municipal, que já foi alvo de várias denúncias.

Blog tem aumentado número de acessos gradativamente

O Gráfico acima foi retirado do Blog da Câmara agora há pouco e como vemos, os acessos variam muito, isso dependendo das postagens que são colocadas diariamente no espaço onde se informa as atividades dos vereadores.

O mais importante é que a cada dia o espaço virtual do Poder Legislativo de Apodi vem conquistando os internautas, de Apodi e de todo os que a cada vez se tornam mais seletos em suas leituras, sempre trazendo matérias e importantes contribuições para o desenvolvimento de Apodi.

Outro ponto mais que positivo, é a questão da opinião dos web-leitores que deixam seus comentários democráticos, sempre contribuindo para o enriquecimento dos textos apresentados para discussão.

“Este espaço tem contribuindo muito para mostrar o nosso trabalho, em pouco mais de seis meses, por isso estamos felizes pela receptividade popular” afirma o Vereador Chico de Marinete.

Já o vereador Genivan Varela afirma: “Mesmo poucas pessoas ainda não tendo acesso à rede mundial de computadores, este informativo eletrônico tem nos proporcionado muito benefícios, não só a nós, mas principalmente à população, já que muitas vezes as matérias aqui postadas são levadas para discussões nas rádios locais”.

“Este blog tem sido muito importante nesses primeiros meses de trabalho, pois, aonde chegamos, as pessoas nos procuram para serem solidárias as opiniões emitidas no nosso blog, isso é muito importante para um vereador de primeiro mandato” comenta Júnior Carlos.

“São idéias como estas que mostram a transparência do Poder Legislativo apodiense, o desejo de trabalhar, o novo, como Apodi esperava de nós, sem falar na aproximação que o mesmo proporciona entre nós e o povo que acessa nosso espaço” diz Ângelo Suassuna.

"Esta foi uma idéia que atende ao nosso público que tem acesso à internet, e não tem nenhum custo beneficio para a Câmara, no entanto, o valor informativo para a sociedade é incalculável, por isso o nosso desejo é ampliar ainda mais os horizontes de comunicação entre a Câmara e o povo” finaliza Evangelista, presidente da casa.

Presidente Evangelista agradece felicitações por seu aniversário


Agradecimentos:

Neste dia 17, ontem, aniversariei e me auto-presenteei. O meu presente foi passar o dia em casa com minha família.

Agradeço aos inúmeros telefonemas, mensagem, telegramas, emails, mensagens.

Primeiro a minha Família, aos meus Grandes amigos, aos meus amigos de luta cito aqui os oito vereadores, as autoridades políticas do RN e aos amigos políticos das cidades vizinhas.

Em especial divulgo aqui em público duas mulheres que são as maiores autoridades da nossa política e as quais tenho muito respeito, e que neste dia especial para minha pessoa mandaram-me essa homenagem.


Texto dos dois Telegramas recebidos:


Cumprimento a vossa excelência pela magnífica data do seu aniversario Deus ilumine os seus caminhos sempre.
Goreti Silveira
Prefeita Municipal de Apodi

Parabéns!!! Saúde, paz, felicidade e alegria...Tudo de melhor para você neste dia tão especial do seu aniversário. Wilma Maria De Faria
Governadora do Rio Grande do Norte

Vereador confirma presença de Secretário nesta sexta-feira


O presidente da Câmara Municipal de Apodi João Evangelista confirmou para esta sexta-feira, 21, a presença do titular da SEDEC – Secretaria de desenvolvimento econômico, do Rio Grande do Norte, segundo de Paula a Apodi.


Evangelista afirmou que em contato com Rosibério Dias, presidente da ADSERER, obteve a informação, com a modificação apenas do horário, já que inicialmente a reunião estava marcada para as 11h00minh, ficando agora acertada para as 15h00minh, no mesmo local, Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi – CDL.


O principal motivo da visita do secretário a Apodi será o acerto dos detalhes, para realização de mais uma edição da EXPOESTE, feira que deve acontecer em Apodi em Outubro.

Câmara quer discutir a criminalidade em Felipe Guerra

A Câmara Municipal realizará no próximo sábado, dia 22, às 9h, uma audiência pública para discutir o avanço da criminalidade no município da região Oeste. Em visita à Redação da GAZETA DO OESTE ontem, o presidente do Poder Legislativo, vereador Paulo Cezar Benevides (PDT), acompanhado pelos vereadores Otoniel Maia (PTB), Ubiracy Pascoal (PR) e José Wandilson (PMDB), disse que nos últimos dias foram registrados mais de 30 assaltos, tanto na zona urbana quanto na zona rural de Felipe Guerra. "Os comerciantes e a população da cidade estão em pânico. Até mesmo na zona rural, onde se tinha tranquilidade até bem pouco tempo atrás, hoje é um dos maiores alvos dos assaltantes. O objetivo dessa audiência, que acontecerá no sábado, é para que o Poder Público, a Câmara Municipal, Prefeitura de Felipe Guerra, Governo do Estado se unam na busca de solução para o problema", explica.


De acordo com o vereador Ubiracy Pascoal, que foi o autor do Requerimento oral, sugerindo a audiência pública, todas as autoridades de segurança pública no Rio Grande do Norte foram convidadas para participarem da audiência. Ele chegou a afirmar que os parlamentares pretendem encerrar as discussões com um entendimento firmado com as autoridades que tratam da segurança pública no Estado. "Nós convidamos o secretário de Defesa Social, Agripino Neto, além do comandante do policiamento no interior do Estado, Canindé Freitas, e também o comandante do Batalhão de Polícia Militar de Mossoró, Elias Candido, para que eles nos ajudem apresentando idéias e sugestões", explicou o vereador, informando que os deputados federais João Maia (PR), Sandra Rosado (PSB), além dos deputados estaduais Robinson Faria (PMN), Larissa Rosado (PSB) e Walter Alves (PMDB) foram convidados para representarem a bancada federal e a Assembléia Legislativa na audiência.


Com quase seis mil habitantes, explica o vereador Otoniel Maia, apenas um policial é responsável pela segurança na cidade. O número insuficiente, segundo o parlamentar, deverá ser um ponto abordado na audiência pública. O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Cezar Benevides, explica que o aumento no efetivo e também a aquisição de novas viaturas serão cobradas na audiência. Paulo Cezar assinala ainda que o delegado da cidade tem de responder por outros municípios da região. Ele disse não ter dúvidas que o sucateamento do aparato policial tem sido um fator preponderante para o aumento na criminalidade no município. "Com um equipamento de segurança pública sucateado, a tendência natural é que a criminalidade cresça. Esta é uma realidade não só de Felipe Guerra. Nós temos relatos de que em toda a região o cenário é o mesmo", lamentou.

Fonte: Gazeta.

Nota do blog: Diante da importância no tema abordado, e da ligação entre os dois poderes Legislativos, o presidente da Câmara municipal de Apodi Evangelista e vereadores Ângelo, Junior Carlos e Genivan Varela já confirmaram presença na audiência em Felipe Guerra.

Vereador denuncia prefeita no Ministério Público Federal



O vereador Genivan Varela (PC do B) entrou com representação junto ao Ministério Público Federal contra a prefeita Goreti da Silveira, por crime de responsabilidade e malversação do dinheiro público, alegando falta de transparência e contradição nas informações sobre os recursos do Programa Saúde da Família (PSF) de Apodi.

Em resposta à solicitação da Câmara para que prestasse informações sobre os recursos do PSF nos meses de janeiro a março, quando o mesmo não funcionou, a prefeita alegou ser impossível informar os valores referentes à contrapartida do município, se limitando aos seguintes dados: janeiro – R$ 39.000,00; fevereiro – zero; e, março – 41.600,00. “As explicações não foram convincentes; falta transparência”,concluiu o vereador, que aguarda decisão da justiça.