quinta-feira, abril 07, 2011

Assentados recorrem ao presidente Evangelista






Os moradores da Agrovila Palmares ligaram para o presidente da câmara municipal de Apodi, que na noite desta quarta-feira, 06 esteve visitando o Assentamento que fica a 3 km de Soledade.

A reclamação generalizada primeiro, diz respeito às fossas que estão todas cheias, já que o poder público não mais auxilia as pessoas na zona rural, no tocante a imunização das fossas.

A maior reclamação é sobre um serviço que demorou mais de dois anos para ser feito, que é recuperação do corredor que dá acesso a comunidade, foram varias cobranças, vários abaixo-assinados, pedidos e na semana passada uma equipe colocou material oriundo de caieras, que contem pedras gigantescas, segundo os moradores foi colocado lixo na estrada.

Os moradores estão indignados, revoltados com o serviço executado pela secretaria de obras, que segundo a população deixou a estrada muito pior do que era antes, quase intransitável.

“É lastimável como se faz um serviço desses com nossa estrada, era ruim, ficou péssimo agora, não tem como transitar aqui” lamentou uma moradora.

Paulo de Telécio fala de dificuldades na saúde local


O primeiro inscrito no pequeno expediente desta quinta-feira, 07 foi o Vereador Paulo de Telécio, ele falou de uma visita que fez a APAMI, em uma cidade na Paraíba, ressaltando que lá a maternidade não depende de prefeitura para funcionar, e que não entende o porquê aqui em Apodi, a mesma tem essa dependência para seu funcionamento.

Ele relatou as dificuldades da saúde em nosso município, falou que teve uma conversa com o deputado Getúlio Rêgo, líder da governadora e indicou ao mesmo alguns problemas pertinentes a nossa cidade, tendo um aparte de seu colega Hélio Machado, frisando o trabalho que realizam tudo isso em detrimento da fragilidade do serviço de saúde oferecido ao nosso povo.

Junior Carlos pede continuidade de recuperação de estradas


O Vereador Junior Carlos iniciou seu discurso no pequeno expediente parabenizando Helio Machado e Paulo de Telécio pelo trabalho realizado na saúde de nossa cidade, afirmando que esse trabalho tem que ser feito devido o descaso da atual gestão para com a saúde de nossa cidade.

Em seguida ele pediu ao secretario de obras, Moésio Fernandes que continuasse o trabalho de recuperação das estradas vicinais do Vale do Apodi, agradecendo por ele ter atendido sua ligação, e espera que de fato as obras sejam retomadas a partir de amanhã como prometido pelo secretário, cobrando ainda a questão da iluminação pública, que segundo o Vereador é um caos em nossa cidade.

Vereador Ângelo critica falta de fiscalização ao plano diretor de nossa cidade


O Vereador Ângelo Suassuna usou da tribuna no pequeno expediente e citou inicialmente a questão do plano diretor de nossa cidade, pois falta segundo o Vereador fiscalização, o que ocasiona um crescimento desordenado de nossa cidade, causando prejuízo a algumas pessoas.

Ele em seguida pediu verbalmente que o secretário Laete Oliveira enviasse a casa, a relação de cursos que são oferecidos a população de nossa cidade, para que a mesma fique inteirada, sabendo como podem usufruir dos cursos que são oferecidos pela secretaria de Ação Social.

O Vereador incentivou as pessoas a buscarem a promotoria pública para terem a solução no caso da iluminação pública, já que já se vão mais de dois anos de cobrança e nada foi feito, a cidade e a zona rural continuam as escuras, por isso é necessário que as pessoas busquem seu direito em outra esfera, já que a prefeita não atende aos Vereadores.

Ângelo mais uma vez cobrou o inicio das obras da conclusão da Avenida Vinght Rosado, poucos metros que restam, afirmando que os moradores ali estão ansiosos para ver a conclusão do calçamento.

Chico de Marinete faz homenagem ao seu pai falecido


O Vereador Chico de Marinete fez um discurso emocionado no pequeno expediente, homenageado seu pai falecido há 18 anos, feitos em 05 de abril passado, nominando cada um dos seus irmãos, que com luta foram criados por sua mãe, Dona Marinete.

Ele relatou a trajetória de vida de sua família, e emocionado em lágrimas trouxe a tona a lembrança de um filho que sente saudade do seu querido pai, que já não está mais presente em nosso meio.

Genivan Varela afirma que universitários foram enganados pela prefeita


O Vereador Genivan Varela trouxe sua participação no grande expediente trazendo boas vindas ao novo advogado da Câmara Dr. Leandro, assessor jurídico da casa, mais um que integra a assessoria da casa.

Em seguida ele relatou sobre o aumento da taxa cobrada aos universitários de Apodi, que mais uma vez sofreu um acréscimo e que desprestigia os intelectuais de nossa cidade, já que alguns são de famílias pobres, e que não tem como arcar com esta taxa que segundo o Vereador é exorbitante, lamentando que a prefeita não tenha cumprido sua palavra de gratuidade do transporte aos universitários.

Genivan relatou o abandono de estradas vicinais do Vale do Apodi, informando que as mesmas foram recuperadas em 2010, no caso alguma delas, mas que o material colocado foi de péssima qualidade, por isso que hoje as estradas estão intransitáveis.

Ele relatou visita uma escola que continua com problemas no teto, entre outras mazelas que deixam as pessoas sem assistência básica do poder público.

Genivan saudou os novos secretários que estão assumindo as pastas em nosso município, frisando que espera que os mesmos tenham autonomia de desenvolver um bom trabalho a frente das pastas confiadas, já que alguns não o fazem porque não tem essa referida autonomia.

Por fim ele parabenizou a equipe de endemias de nossa cidade, que foi destaque a nível estadual com ressalva a alguns locais, mas que mesmo assim Apodi está vencendo a luta contra a dengue.

Chico de Marinete relata visita a creches modelos



No grande expediente o Vereador Chico de Marinete voltou à tribuna da casa, parabenizando inicialmente a equipe de endemias de nossa cidade, que tem feito um excelente trabalho no combate a dengue, equipe de qual ele também faz parte.

Ele fez um relato sobre uma visita que fez a cidades onde estão sendo construídas creches modelos, onde pôde constatar ao lado do presidente Evangelista que a maioria das cidades visitadas, já estão com quase todas as creches prontas, e que ao chegar a Apodi regressando dessa visita soube da grata noticia que a creche em Apodi foi iniciada.

Chico disse ser muita coincidência que paralelamente a esta visita a creche de nossa cidade esteja sendo iniciada, como promessa de conclusão para o final do ano, no mês de dezembro, e que ficou muito feliz pelo inicio das obras.

O Vereador mais uma vez cobrou a pavimentação da Rua Salviano Cabral, que já diversas vezes foi por ele cobrada, e até agora só se tem cronograma, promessa, e nada de concreto foi feito.

“Falo daquilo que as pessoas me pedem” afirma Evangelista



No Grande expediente o Vereador Evangelista disse falar na tribuna aquilo que as pessoas lhe pedem, que não pode deixar de atender a população, pois foi eleito para representá-los, e que tem sido diariamente procurado pela população, e que infelizmente não daria para falar todos os assuntos que desejava.

Ele informou a todos que hoje se comemora o dia da saúde, e que oportunamente o assunto foi levantado pelos seus colegas Paulo de Telecio e Hélio Machado, citando matéria veiculada na rede globo sobre o caos na saúde em nosso país.

O presidente lamentou a situação calamitosa que se encontra o Bairro Baixa do Caic, disse que se sente envergonhado pela situação desumana que aquelas pessoas vivem em meio a lama, lamentando de forma intensa a falta de preocupação do poder publico, que ser quer tenta resolver o problema daquelas pessoas.

Ele citou trechos da lei orgânica de nossa cidade, onde se dá ênfase à responsabilidade da prefeitura, de cuidar das pessoas, de oferecer atenção básica a população, mas que infelizmente a prefeita não cumpre seu dever.

Evangelista falou de uma visita que fez a Agrovila Palmares na Chapada do Apodi, onde pôde constatar que o serviço feito na estrada que dá acesso a comunidade foi lamentavelmente ruim, que a estrada foi incrivelmente piorada, pois lá se colocou lixo na estrada, o que deixa aqueles moradores numa situação de aventura diariamente tendo que trafegar por ali.

Continuando sobre os problemas de Agrovila ele relatou o problema dos moradores, que tem as fossas de suas casas cheias, causando uma fedentina cruel e desumana aos moradores de mais de trinta casas ali, por isso espera que o problema seja resolvido, informando que seu colega Paulo prometeu para próxima quarta-feira a ida do carro imunizador.

Mesmo de forma sarcástica, ele criticou a falta de iluminação publica na comunidade de Soledade, onde ele disse que as pessoas voltaram ao tempo antigo, e estão andando com lanterna para ver seu caminho, já que são mais de 35 postes apagados em toda comunidade.

“Caminhei com uma senhora de lanterna na mão, mesmo pagando a taxa de iluminação pública ela não tem direito a isso, parece comigo, mas é trágico o que a prefeitura está fazendo com as pessoas de Soledade” defendeu Evangelista.

Vereador Nilson aponta soluções para o problema no Bairro Baixa do Caic



O Vereador Nilson Fernandes iniciou o seu discurso no grande expediente falando que ficou emocionado com seu colega Chico de Marinete, que fez um relato sobre a perda irreparável de seu pai, fazendo um relato sobre essa difícil situação pela qual ele também já passou pela morte de sua mãe.

Ele parabenizou o Blogueiro Jânio Eduardo do ApoDiário, por matéria veiculadas em seu Blog que segundo o Vereador são de grande importância, criticando outros que fazem postagens muitas vezes sem conhecimento de causa, justificando que até gosta de alguns, mas que não concorda com a forma que os mesmos procedem.

Ele enalteceu a atitude do presidente Evangelista em citar a lei orgânica de nossa cidade, frisando que isso é bom, pois é a democracia, e que isso será bem discutido pela casa.

Sobre o problema do Bairro Baixa do Caic, ele disse que aquele problema é de fato gravíssimo, apontou que primeiro tem que buscar técnicos especializados, já que é preciso uma grande drenagem no local, e que após tem que se buscar recursos através do PAC 2, e ainda força política através do deputados que foram votados em nossa cidade, na última eleição.

Em um pequeno debate com o presidente Evangelista ele disse que entendeu a mensagem do mesmo, e que realmente a situação daquele povo precisa ser pensada, resolvida de forma urgente.

Arnaldo Costa critica médico que atende no hospital em Apodi


No grande expediente o Vereador Arnaldo Costa se congratulou com seu colega Chico de Marinete, disse ser realmente difícil a situação de perder um ente querido, que já passou pelo mesmo.

No tocante a saúde de nossa cidade, ele disse entender que é muito difícil que os médicos não querem vir trabalhar no interior, criticando a um médico que atende no hospital de Apodi, que trata funcionários e a população de forma mal educada, justificando que uma pessoa como esta não pode está atendendo as pessoas de nossa cidade.

“Esse médico que atende lá, ele ta mais doente que o povo, não pode ser assim, tem que tratar bem as pessoas como elas merecem” desabafou Arnaldo.

Requerimento 036/2011 – De autoria dos Vereadores Junior Carlos, Genivan Varela e Chico de Marinete


Pede envio por parte do poder público de informações sobre recursos da secretaria de agricultura de nosso município, tais como lista de beneficiários do programa corte de terra, combustível gasto pela secretaria entre outros.

REPROVADO por 5x3

Requerimento 039/2011 - De autoria dos Vereadores Junior Carlos, Genivan Varela e Chico de Marinete


Pede explicações sobre a aplicação dos royalties em nosso município, mais de quatro milhões de reais, onde foi aplicado esse montante.

REPROVADO por 5x3

Requerimento 040/2011 – De autoria dos Vereadores Junior Carlos, Genivan Varela e Chico de Marinete


Pede envio a casa informações sobre a compra de medicamentos que são oferecidos ao povo, detalhes dos remédios, questão de fornecedores, entre outros.

REPROVADO por 5x3.

Requerimento 041/2011 – De autoria dos Vereadores Junior Carlos, Genivan Varela e Chico de Marinete


Pede informações sobre gastos com folha pessoal no ano de 2010, em nosso município, gratificações, contratos com pessoas físicas e jurídicas.

REPROVADO por 5x3.

Requerimento 042/2011 – De autoria dos Vereadores Junior Carlos, Genivan Varela e Chico de Marinete


Pede ao poder público envido de informações com gastos em obras em nossa cidade, com relação de empresas executoras, valores aplicados, entre outras.

REPROVADO por 5x3.

Requerimento 043/2011 – De autoria do Vereador Ângelo Suassuna


Pede ao poder executivo que proceda com a continuidade da pavimentação em calçamento da Rua Ademar Leão da Silveira.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 044/2011 – De autoria do Vereador Ângelo Suassuna


Pede melhoramento no calçamento no inicio da Avenida Marechal Floriano Peixoto.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 045/2011 – De autoria do Vereador Paulo de Telécio



Pede recuperação urgente do complexo esportivo que fica ao lado do ginásio de esportes de nossa cidade.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 046-/2011 – De autoria dos Vereadores Genivan Varela e Chico de Marinete


Pede pavimentação em calçamento do Conjunto Dona Santosa, localizado próximo ao fórum de nossa cidade.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 047/2011 - De autoria dos Vereadores Genivan Varela e Chico de Marinete


Pede construção de calçamento em Ruas do Bacural II e Baixa do Caic.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 037/2011 – De autoria do Vereador Junior Carlos, Genivan Varela, e Chico de Marinete


Pede informações sobre a venda de camarotes no carnaval realizado no calçadão da Lagoa do Apodi, realizado no ano de 2011.

APROVADO por 5x3.