domingo, dezembro 13, 2009

Dired de Apodi realiza II Fórum Regional de Educação do Campo, em Caraúbas




Evento muito prestigiado



A diretora da Dired, com o secretário Ruy Pereira

“Por uma Política Pública de Educação do Campo: Construindo um projeto com identidade política e pedagógica” foi o tema das discussões do II Fórum Regional de Educação do Campo, encerrado ontem no município de Caraúbas. O evento, organizado pela Dired de Apodi contou com a participação de diversas entidades não-governamentais, Ministério da Educação, Governo do Estado e a Dired de Umarizal.

O fórum debateu, nos dias 11 e 12, a política de educação do campo em curso, oportunizando aos educadores, líderes sindicais e gestores públicos, e agricultores, capacitação e orientação no sentido de construir novas diretrizes e estratégias políticas regionais que contribuam com a construção de políticas públicas para educação do campo no Estado e, particularmente, no Território do Sertão do Apodi.

O evento teve como objetivo proporcionar espaços de diálogos, estudos, construção e sistematização de propostas com vista à implantação de Políticas de Educação do Campo para o sertão do Apodi, considerando o diagnóstico territorial local e o parâmetro legal das Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo - DOEBEC e o documento Carta do Rio Grande do Norte, além de elaborar e encaminhar para aprovação em plenária, o documento intitulado Carta de Caraúbas.

A programação teve conferências, palestras, debates e oficinas pedagógicas e contou com a participação dos diversos segmentos de direitos do campo, em meio às políticas territoriais locais voltadas para o semi-árido, tendo em vista a construção do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável que acene para a construção de um Projeto Pedagógico de Educação do Campo. A programação incluiu também uma noite cultural com apresentação teatral e musical, além de exposição de trabalhos artísticos de artistas locais.

A Diretora da Dired, além de coordenar o evento, também foi a responsável pela coordenação do debate sobre o “Plano de Ações para a Educação no Território Sertão do Apodi”, com o Dr. Ruy Pereira dos Santos, Secretário de Educação do Estado e a professora Maria Lucia de Souza e Silva, Coordenadora da CODESE. “Ficamos muito felizes com a realização de um evento desse porte, que contou com a participação de 600 pessoas, dos municípios que fazem parte do Território do Sertão do Apodi” relatou Raimunda Ferreira.

Representando as mães do campo, Antônia de Oliveira Torres, a poetisa conhecida como "Deusinha do Córrego", usou versos para saudar a todos os presentes e falar do respeito às mulheres e foi bastante aplaudida pela multidão que lotava o Arena Clube. Artistas locais, também participaram do evento, como o sanfoneiro Caçula Benevides, que tocou o Hino Nacional.

Autoridades presentes: Ruy Pereira (Secretário de Educação do Estado), Ademar Ferreira (Prefeito de caraúbas); Alcivan Viana (Vice-prefeito); professor Eduardo Góes (Consultor Técnico da Organização dos Estados Ibero Americanos - OEI -, e Coordenador Nacional de Educação do Campo); professora Ednaide de Souza Rêgo (Coordenadora do Comitê Gestor de Educação do Campo); professor Nilton Gomes da Silva (Coordenador de Educação do Campo /PE); professor Milton Marques (Magnífico Reitor da UERN); Manoel Cândido (FETARN); Sheyla Gurgel (Coordenadora da ATOS); professor Flávio José (Coordenador da COEP); professor Ivanildo Fernandes (Secretário Municipal de Educação).

Outras autoridades: professora Raimunda Ferreira Freire (Diretora da 13ª DIRED/Apodi); Raimunda Gomes (Diretora da 8ª DIRED/Angicos); professor Cícero Gomes (Diretor da 10ª DIRED/Caicó); professora Norma Rocha (Diretora da 11ª DIRED/Assu); professora Célida Maria Linhares (Diretora da 12ª DIRED/Mossoró); professora Maria Eunice de Oliveira (Diretora da 14ª DIRED/Umarizal); Zacarias Anselmo (CUT); Ednardo Moura (Secretário de Saúde de Patu); Evilásia Gildênia (Prefeita de Patu); Alex Maia (Representante dos alunos do campo); Antônia de Oliveira (Representante das mães de alunos do campo).

Nota do Blog:

No meio de tantas autoridades, sentimos a falta da prefeita de Apodi, Goreti Silveira, que parece não ter dado a menor importância para um evento tão grandioso. Aliás, o Fórum só não foi realizado em Apodi, por falta de interesse da prefeita, que não participou de nenhuma reunião quando ainda estava sendo discutido o local da realização. Mais uma vez, o prefeito de Caraúbas largou na frente e disponibilizou todas as condições para que o fórum fosse realizado na sua cidade.