quinta-feira, agosto 06, 2009

Pela primeira vez, requerimento é rejeitado em votação na sessão ordinária


O retorno das sessões ordinárias hoje pela manhã, após recesso de um mês, foi marcado pela discussão acalorada entre os vereadores Arnaldo Costa e Júnior Carlos, motivada pela rejeição, por 5 votos a 3, do requerimento que solicitava à prefeita Goreti da Silveira que enviasse à Câmara, informações sobre os valores repassados à Maternidade Claudina Pinto, através da APAMI.

O requerimento, de autoria do vereador Júnior Carlos, foi o primeiro a não ser aprovado, desde o início das sessões desta nova legislatura. Alegando estar defendendo os interesses do executivo, o vereador Arnaldo Costa ficou exaltado com o inconformismo do autor do texto, que ameaçou solicitar essas informações à promotoria pública.

“Qual o motivo de querer omitir uma simples informação solicitada ao executivo”? Questionou Júnior Carlos. “A sociedade tem o direito de saber quanto está sendo repassado à APAMI, assim como vocês têm o direito de não aprovar o meu requerimento, mas isso não vai me impedir de procurar meios para obter informações sobre esses valores”, disse.

Tentando acalmar os ânimos, o vereador Júnior Souza garantiu que essas informações serão repassadas pelo secretário de Saúde, Ivanildo Lima, em audiência pública a ser realizada para prestar contas da sua pasta. “Isso não é desculpa para não aprovar o requerimento”, observou o vereador Genivan Varela, concordando com o autor do requerimento.

“Não entendemos porque o medo de aprovar um requerimento que está solicitando apenas o que vocês garantem que será informado na audiência com o secretário de saúde”, indagou o vereador Chico de Marinete. Exaltado, Arnaldo Costa disse não existir nenhum motivo para sentir medo. “Como oposição, sua obrigação é cobrar da prefeita; como situação, a minha é defendê-la”, justificou.

Após as discussões, prevaleceu a rejeição do requerimento, que recebeu votos contrários dos vereadores: Júnior Souza, Arnaldo Costa, Ângelo Suassuna, Hélio da Ambulância e Paulo de Telécio. Votaram a favor: Chico de Marinete, Genivan Varela e Júnior Carlos. O presidente só vota em caso de empate.

Nota do Blog:

Numa postagem denominada “Na contramão”, o colega Assis Júnior, do Apodigital acusa este blog de manter bloqueados os comentários referentes à matéria sobre a reunião na SETHAS, da qual participaram o presidente da Câmara, João Evangelista e o vereador Paulo de Telécio.

Caro Assis, como blogueiro, quantas vezes você, na pressa de postar suas matérias, não deve ter esquecido algum detalhe? Acho estranho que somente agora tenha observado a ausência do link para postagem de comentários. Isso acontece com freqüência, mas nunca como uma forma de impedir que as pessoas expressem as suas opiniões.

Veja o comentário postado na própria matéria veiculada no seu blog: “Mas eles não deixarão de receber críticas por falta de espaço para comentários, quem quiser criticar é só comentar em outra matéria..Tãnnn!! Vc é que gosta de fazer polêmica, não é pq vc não está gostando do apoio que as pessoas tbm não vão gostar. Fale por vc”.

A opinião do leitor dispensa qualquer comentário.

O QUE DIZEM AS PESSOAS SOBRE OS POLÍTICOS E A CORRUPÇÃO


É dificil que uma denúncia siga adiante. A política brasileira foi tomada por gângsteres com um projeto bem montado de corruptos não farão leis para punir a si próprios.
VICTOR FREITAS PIRES, 70Aposentado - RS

Requerimentos aprovados na sessão ordinária de hoje


Três requerimentos de autoria do vereador Héliio Machado foram aprovados na sessão de hoje: a criação de um centro de reabilitação de dependentes químicos e jovens infratores; a construção de uma praça de eventos culturais na cidade; e, a revitalização do Balneário da Lagoa, em parceira com a FUNDEVAP, proprietária daquela área de lazer.

O vereador Genivan Aires, solicitou à prefeita Gorete Silveira, o envio da relação especificando todas as secretarias municipais, bem como os nomes dos respectivos secretários.



O vereador Ângelo Suassuna, através de requerimento, solicita à prefeita Gorete Silveira, estudo de viabilidade para a reforma da praça do Museu do lajedo de Soledade, por ser um local visitado por turistas de todo o mundo e que precisa oferecer melhores condições estruturais.

O vereador Arnaldo Costa, aprovou requerimento solicitando ao executivo estudo de viabilidade econômica para a construção de um mini-posto na rua Pe. José da Cunha, em frente à Escola Estadual Fereira Pinto.

Comunidades do Vale discutem segurança em Audiência Pública com vereadores e delegados


Jovem da comunidade diz que a falta de iluminação publica agrava situação de crimes. Outro ponto destacado pelos moradores, é a falta de iluminação publica e mais uma vez foi cobrado aos vereadores que vejam a situação das comunidades que pagam taxa de iluminação publica e não recebem os serviços. Os delegados concordaram que um ambiente sem iluminação contribui para a pratica do crime. Os vereadores lembraram que já enviaram requerimentos ao executivo cobrando a iluminação dessas comunidades.

O Vereador Angelo Suassuna, que recentemente foi assaltado na ponte de Sororoca, quando vinha com sua mãe, do município de Umarizal. Ele relatou o quanto é ruim ser vítima de bandidos e que gostaria de ter reconhecido os bandidos para denunciá-los à polícia. “O problema é grave, os delegados têm que agir, mas a sociedade também precisa colaborar, denunciando essas pessoas”, disse. Como os demais vereadores, colocou-se à disposição da comunidade para ajudar no combate à violência.


Presidente da associação do Juazeiro I, Genário agradeceu, dizendo ser inédita a ação provocada pelos vereadores. Acreditamos que essa atitude vai contribui muito para a paz nas comunidades e esperamos outras reuniões desse tipo na associação aqui na associação”, finalizou.

Genivan Varela aponta dificuldades de acesso ao Vale como problema de segurança, destacando que as estradas têm que estar consertadas no próximo inverno, pois é um fator de insegurança para os moradores, estradas ruins, sem acesso. Os delegados concordaram que esse problema é bom para os bandidos e péssimo para os trabalhos da policia, já que as comunidades constataram que no inverno, aumenta a criminalidade.
O presidente da câmara conversa com o agricultor Veverto Marinho sobre a falta de segurança na região do Vale. O agricultor destaca que o problema se agrava com a falta de trabalho e de perspectivas de jovens que estão constantemente envolvidos com farras e drogas, realidade, segundo Evangelista, também constatada na zona urbana.