quinta-feira, setembro 01, 2011

Vereadores promovem audiência publica sobre a greve do IFRN em Apodi





Como acontece de praxe nas sessões, foi feita a abertura pelo Presidente Evangelista, lida a ata da sessão anterior pelo secretário Genivan Varela, que foi aprovada sem emendas, e feita à leitura do expediente pelo secretário Chico de Marinete e logo após regimentalmente suspensa para o uso e debate por professores do IFRN em Apodi que discorreram sobrem a greve no instituto.

Como havia sido consultado e acordado por todos os Vereadores na última sessão, a sessão de hoje foi suspensa por 01 hora, para debate por parte de alunos e professores do IFRN em Apodi, com a participação de todos os senhores Vereadores em total de oito presentes a casa do povo.

O professor Samuel explicou os motivos que levaram os mesmos a deflagrar a greve, detalhando o real motivo do porque os mesmos lutando por melhorias nos IF´s, adjetivando como justa o movimento grevista.

O debate foi amplo e produtivo, por parte de Vereadores, professores e alunos, falando a importância do instituto, dos prejuízos da greve, e dos êxitos que podem ser alcançados através do movimento grevista.

“Peçam a prefeita pra não fazer mais nada pela Chapada” afirmou Evangelista


No grande e único expediente o Vereador Evangelista do PR foi o primeiro a usar da palavra, falando inicialmente sobre o trabalho que o poder legislativo apodiense está desenvolvendo, sobre sua satisfação de ver que a população começa a entender o verdadeiro papel da Câmara e dos Vereadores.

Ele lembrou das diversas classes presentes na casa do povo nesta quinta-feira, 01 provando que as pessoas entenderam que a Câmara é um caminho de debate, e que muitas vezes tem colhido frutos. O Vereadore saudou nominalmente o seu colega professor Pedro Bandeira seu contemporâneo, que hoje é professor do IFRN, e que o deixou muito feliz sua presença no auditório da casa.

Abordando outro tema, ele levantou as dificuldades de se morar na zona rural de nossa cidade, falando das dificuldades das estradas vicinais de nossas comunidades, frisando que a estrada que liga Soledade a Aurora da Serra foi piorada pela secretaria de obras de Apodi, e que a mesma ficou pior do que estava antes, e o pior vem causando acidentes e inúmeros problemas de saúde ás pessoas.

Evangelista desabafou e pediu aos colegas que fazem parte da base da prefeita Goreti Pinto para a mesma não ir mais lá fazer nada, pois quando a mesma faz deixa pior do que estava, por isso é melhor deixar como está, frisando que a prefeita deveria consultar o que a população queria, e não fazer de modo aleatório, causando uma revolta generalizada na população das comunidades.

Em apartes de Junior Carlos, Hélio Machado e Ângelo Suassuna os mesmos corroboram com o sentimento de revolta do Vereador Presidente, apresentando de igual modo sua solidariedade pela revolta apresentada na tribuna da casa.

“Como pode o poder público realizar uma ação que piore a situação da população? A prefeita vai ter que ouvir as pessoas!” Finalizou Evangelista.

Paulo de Telécio alerta para caos na educação e na saúde em nosso país


No grande expediente o Vereador Paulo Telécio do PPS trouxe sua palavra e abordou o tema do caos na saúde publica de nosso país, relatando que assim como a educação a mesma está a beira de um colapso.

Paulo criticou o serviço feito na Chapada do Apodi, onde a PMA passou apenas a patrol nas estradas, e deveria ter colocado material para de fato melhorar a estrada e trazer beneficio, sugerindo que a população não aceitasse que se fizesse esse tipo de trabalho que só traz malefícios a população.

“A população de Apodi foi e continua sendo enganada pela prefeita” desabafou Genivan Varela


O Vereador Genivan Varela do PC do B, inscrito no grande expediente trouxe sua palavra nesta quinta-feira, 01 falando a priori sobre a greve no IFRN, sobre as lutas dos professores se colocando a disposição dos grevistas para quaisquer embates.

Em mãos com a revista de propostas de governo da prefeita Goreti Pinto, ele foi até a pagina que trás propostas para educação, lendo o texto que diz que nenhum universitário pagaria para ir até a faculdade, perguntando aos universitários presentes se isso estaria sendo cumprindo, ouvindo um sonoro NÂO, dos mesmos, lamentando que a população tenha sido enganada, pois o motorista do ônibus que vai para Caraúbas está a cinco meses sem receber seu pagamento, o que o levou a paralisar as atividades.

“É lastimável que o governo de uma professora engane nossos universitários, dessa forma, pois somente ela pode resolver essa questão” finalizou Genivan Varela.

Ângelo de Dagmar volta a cobra conclusão e iluminação da Avenida Vinght Rosado


O Vereador Ângelo Suassuna do PV, saudou inicialmente os professores Keiber Roberto e Neto Romão, parabenizando-os pelo dia do profissional do educador físico, e em nome dos dois abraçando a todos os profssionais dessa área em nossa cidade.

Em seguida ele falou de um Requerimento seu apresentando no último dia 11 de agosto, onde pediu a copia das planilhas das obras das passagens molhadas no Vale do Apodi, pedindo que constasse em ata o seu pedido para que essas planilhas fossem enviadas a casa do povo mais uma vez.

O Vereador fez um paralelo sobre as administrações a nível federal, estadual e municipal, já que nas três esferas o poder está na mão de mulheres que tem deixado a desejar.

Ângelo voltou a lembrar de uma luta da sua mãe, e que é sua também, que á questão da conclusão da pavimentação e iluminação da Avenida Vinght Rosado, pois vem a dois anos e oito meses pedindo, clamando, mas nada ainda foi feito.

Junior Carlos lembra que revista de Goreti foi a maior enganação que Apodi vivenciou


No grande expediente, o Vereador Junior Carlos do PSB fez uso da tribuna da casa do povo, falando sobre a tal revista que apresenta inúmeras propostas da atual prefeita Goreti Pinto, e que em sua maioria não cumpridas, adjetivando a revista como mentirosa uma verdadeira enganação a população de Apodi.

Ele falou de pontos específicos que a revista apresenta, tais como infra-estrutura, educação já que o governo atual foi o que mais fechou escolas em nosso município, o que se caracteriza como uma enganação o que fez a candidata e hoje gestora como nossa população.

Junior Carlos foi solidário e se colocou a disposição dos professores do IFRN e dos alunos universitários que lotaram a casa, para o caos instalado nos níveis de educação em nossa cidade, se colocando inteiramente a disposição para seguir lutando por melhorias na educação de nossa cidade.

“Esse governo é desastroso” afirmou Chico de Marinete


Inscrito no grande expediente o Vereador Chico de Marinete do PC do B, trouxe suam impressão sobre os debates travados na casa no dia de hoje, sobre a greve legitima dos professores do IFRN, sobre a problemática dos universitários apodienses, enfim sobre todos os assuntos debatidos pelo poder legislativo.

Ele lamentou a falta de presença do poder público em uma questão tão importante que é o esporte, disse que se ver que as comunidades estão se movimentando nessa questão, mas que não se nota a presença da prefeitura em momento algum nesses eventos.

Chico criticou o trabalho feito pela PMA no tocante as estradas vicinais de nossa cidade, o trabalho mal feito que foi realizado na Chapada do Apodi, alertando também para o caos na educação já que alunos estão assistindo aulas debaixo de alpendres, em garagens, prestes a cair adjetivando essas situações como uma tristeza e descaso para nossa população.

O Vereador lamentou ainda que os universitários não tenham gratuidade no transporte para universidade, mesmo o município recebendo mais de 500 mil reais mensalmente oriundo dos royalties.

Arnaldo Costa compara maus políticos a falsos profetas


Último inscrito no grande expediente o Vereador Arnaldo Costa do PP, debateu sobre a contradição generalizada dos nossos governantes, que na campanha prometem uma coisa, mas na gestão fazem outra totalmente diferente, lembrando a gestão de Rosalba e de Lula, comparando esses políticos aos falsos profetas.

“O político que diz que não mente, já está mentindo, não existe ninguém que seja dono da verdade” afirmou Arnaldo Costa.

O Vereador indagou sobre a questão dos carros pipas, querendo saber o porquê dos carros não estarem mais abastecendo a algumas comunidades. Ele criticou alguns moradores da Baixa do Caic por não fazerem limpeza em seus terrenos, pois isso tem trazido inúmeros prejuízos a população que reside naquele bairro.

Requerimento 126/2011- De autoria do Vereador Chico de Marinete do PC do B


Solicita do poder publico recuperação da Praça na Lagoa do Clementino, comunidade rural de nossa cidade.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 127/2011 – De autoria de todos os Vereadores


Pede que o município proceda estudo de viabilidade aumentando o valor da emenda que concede auxilio financeiro aos universitários dos atuais 20 para 22 mil, segundo orçamento do município.

APROVADO à unanimidade.

INDICAÇÃO 018 – De autoria de todos os Vereadores


Indica que a PMA proceda estudo de viabilidade, para promover um rateio dos recursos repassados atualmente a AENTES que seja também rateado com o GAE, ou seja, haja equidade no repasse as duas instituições, ambas associações universitárias e que o valor seja repassado de forma dividida a ambas.

APROVADA à unanimidade.

Moção de Congratulação 003/2011 – De autoria do Vereador Evangelista



Concede moção de congratulação a todos os profissionais de educação física em nosso município, sendo homenageados através do professor Francisco Neto de Lima, o Neto de Romão, pelo excelente serviço prestado ao esporte de nossa cidade.

APROVADA de forma unânime.