quinta-feira, dezembro 02, 2010

Sessão tem clima tenso entre vereadores

A expectativa era de uma sessão tranquila, com foco nas explicações dos convocados para prestarem esclarecimentos à sociedade sobre o atendimento da agência do Banco do Brasil e sobre as ações dos agentes de saúde do município, mas os ânimos se alteraram em determinados momentos, mediante pronunciamentos exaltados.

O motivo da discórdia, inicialmente foram os discursos em defesa de Júnior Carlos, questionados pelo blog Marmota Apodiense quando à origem dos recursos das três quadras de esportes inauguradas pelo veereador. Apesar de ser um admirador do trabalho de Júnior, Chico de Marinete não gostou quando o vereador atribuiu as críticas a grupos políticos e deixou claro que discorda nesse ponto.

Em resposta aos pronunciamentos de Chico, Genivan e Ângelo, que acusaram a prefeita de fazer promessas mirabolantes à população, o vereador Arnaldo Costa acusou o presidente Evangelista e o grupo de oposição de prometer a construção de uma sede da câmara e da compra de um veículo, e fez ameaças veladas de ir ao Ministério Público.

O presidente da Câmara  disse que o vereador ficasse à vontade para investigar qualquer tipo de irregularidade na Câmara e Arnaldo demonstrou muita irritação, por entender que houve ameaças de nçao aprovação das suas contas na gestão passada. 

Voltamos com os posicionamentos de cada vereador, os discursos e os motivos da discórdia e da exaltação dos ânimos, que teve a intervenção do vereador Hélio Machado, pedindo calma a todos.


Vereadores de oposção rejeitam três projetos do executivo



Três Projetos de Lei de autoria da prefeita Gorete Pinto, solicitando autorização para abrir crédito adicional suplementar tiveram parecer desfavorável pela comissão de Orçamento e forma rejeitados por 5 votos a 4, com voto de desempate do presidente Evangelista Menezes.

A rejeição aos projetos se devem aos valores considerados superfaturados para aquisição de material de consumo das secretarias da Mulher, de Turismo e de Finanças,, além da não nomear a dotação de onde os recursos vão ser remanejado e a falta de nomeação da dotação que será anulada.

Os projetos solicitam recursos para a secretaria da Mulher ( 28 mil reais para vencimentos e vantagens fixas e 10 mil para material de consumo); secretaria de Turismo  (material de consumo 10 mil reais e 7 mil para pagamento de pessoal) e a secretaria de Finanças (10 mil para material de consumo, 15 mil para serviços de terceiros (15 mil reais) e serviços de terceiros pessoas jurídicos ( 15 mil reias).


Agente de Edemias presta esclarecimentos na tribuna



O agente e coordenador de Edemias no município, Damião Xavier de Paiva, convocado pelo vereador Genivan Varela, para esclarecer sobre denúncias de que os agentes de saúde do município,seriam os responsáveis pela apreensão de pássaros que vêm sendo feitas pela polícia ambiental.

"A polícia ambiental está realizando um trabalho no país inteiro e algumas pessoas creditam essas denúncias de irregularidades aos agentes de saúde, o que não tem nada a ver", explicou Damião, classificando o fato como "fofoca" . Ele disse estar à frente do programa há 07 anos e tem recebido elogios pelo trabalho dos agentes no município. 

Sobre as dificuldades para realizar o trabalho preventivo com relação às doenças, o coordenador explicou que já foi solicitada a contratação de 10 agentes, mas isso terá que ser através de concursos, mas apesar do reduzido número de  profissionais, "este ano, tivemos apenas dois casos de dengue registrados, no córrego, o que é considerado muito satisfatório, mediante o tamanho da população", acrescentou.

O coordenador aproveitou para pedir à população, mediante a chegada do inverno,  para que mantenham os cuidados básicos de prevenção ao mosquito da dengue, para manter esses índices quase zerados. Damião citou quais são esses cuidados, alertando a todos para manter o alerta, destacando que o uso da piaba nas caixas e tanques, é muito eficiente.

O município, segundo Damião, dispõe de 21 agentes, mas é o mesmo número que existia há 10 anos, quando o trabalho foi iniciado, o que dificulta as ações, porque o número de domicílios cresceu bastante. Para suprir  essa deficiência é feito um trabalho de prevenção, como palestras, para conseguir manter os índices exigidos pela secretaria de saúde.



Gerente do Banco do Brasil usou tribuna para falar sobre melhorias no atendimento




Atendendo a solicitação do vereador Nilson fernandes, o gerente da agência do Banco do Brasil de Apodi, Robson Namara, usou a tribuna para prestar esclarecimentos sobre o funcionamento da agência no município, que tem sido alvo de muitas críticas de clientes, pela demora no atendimento.

O gerente disse que desde 2007 que a agência vem se estruturando e recentemente passou por uma reforma, ampliando sua estrutura para melhor atender ao cliente. "Existe um projeto denominado 2.0, que vem modernizando o ambiente da agência e convocará novos funcionários, através de concurso, como forma de melhorar o atendimento ao cliente.

De acordo com o gerente,  atraves de ações como ampliação do espaço físico e capacitação dos funcionários da agência para ficarem mais preparados a oferecer o atendimento que o cliente merece. "Adequar o modelo de atendimento às necessidades dos clientes, com aumento da tecnologias e capacitação dos nossos profisionais, é o foco do programa", garantiu.

"Os canais de atendimentos também fazem parte do programa 2.0, reestruturando e integrando esses canais ao clientes, oferecendo mais opções de serviços a custos mais baixos", explicou Namara, adiantando que a agência terá  um funcionário específico para ouvir reivindicações dos clientes, além de outros canais alternativos, como atendimento on line e convênios para pagamentos fora da agência.

O vereador Nilson perguntou sobre a probabilidade com relação ao melhoramento no que diz respeito à instalação de banheiros para os clientes. "Não trata-se apenas de atendimento ao cliente. Como estituição financeira, o banco tem que obedecer as normas de segurança, determinadas pela polícia federal e o acesso interno a banheiros, pelos clientes, deixaria a agência vulnerável, colocando em risco clientes e funcionários, argumentou o gerente.

Para que não seja necessário a construção de banheiros, Namara explicou que o projeto 2.0, trabalha na perspectiva de acelerar o atendimento para que o cliente não precise ficar muito tempo na agência e que precise utilizar espaços internos da agência. "Oferecer café e água, é um serviço que já é feito no banco", completou.

O vereador Ângelo Suassuna questionou o péssimo atendimento da agência por meio de telefone, alegando que os clientes não conseguem ser atendidos ao fazerem ligações telefônicas. O presidente Evangelista citou a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e Júnior Carlos lembrou que às vezes, em feriados os caixas ficam indisponíveis para saques.

O gerente respondeu que houve uma infiltração nas instalações da agência que danificou os ramais e as linhas telefônicas. 'Já está sendo instalada uma nova central telefônica. Para que os terminais sejam  acompanhados e supervisionados para que as máquinas funcionem regularmente será feita a  terceirização destes terminais para que o cliente não fique sem o serviço em feriados, por exemplo", completou.


Política e Futebol se misturam



O vereador apodiense Genivan Varela (foto) pode ser encontrado, facilmente, usando meião, chuteira, calção e camiseta. Isso porque o político que recebeu 935 votos em sua primeira disputa eleitoral para a Câmara dos Vereadores em 2008, está atuando na Copa Oeste na equipe Cerâmica.

O meio-campista Genivan Varela garante que a rotina entre a Câmara dos Vereadores e os jogos não estão sendo difíceis de conciliar. “A distância entre o Sítio Santa Rosa e a zona urbana é muito curta, só gasto uns 15 minutos para chegar aos treinos e jogos. Além disso, só tem seção nas quintas-feiras. Então, dá para conciliar isso tranquilamente”, afirma.

Perto de encerrar a carreira, devido à idade e os quilinhos a mais, Genivan garante que dá conta do recado, mostrando domínio de bola e uns excelentes lançamentos.
 
Fonte: Apodiario