quinta-feira, março 08, 2012

Chico de Marinete envia Oficio a PMA cobrando informações sobre gastos no Carnaval de Apodi

Oficio 001/2012
Apodi/RN 08 de março de 2012

Excelentíssima Senhora
MARIA GORETI DA SILVEIRA PINTO
Prefeitura Municipal de Apodi
Palácio Francisco Pinto – Centro Apodi

Senhora prefeita,

O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Apodi, no uso de suas atribuições, legais determinadas, sobretudo pelo artigo 44 da Lei Orgânica do Município e pelo Inciso IV do artigo 63 do Regimento Interno, que dispõe: “ART. 63 – Compete a comissão de finanças e Orçamentos opinar sobre: IV Os balancetes e balanços da Prefeitura e da Mesa, para acompanhar o andamento das despesas públicas”; e, por isso vem a presença de Vossa Excelência, solicitar cópias da prestação de contas detalhada (balancetes e balanços) relativas as despesas com a realização do carnaval do ano de 2012.

Na certeza de que Vossa Excelência prima pelo cumprimento das Leis renovamos votos de estimas e apreço.

Francisco de França Pinheiro – Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da CMA.

Júnior Carlos lamenta situação de Apodi no tocante a saúde

O primeiro inscrito no pequeno expediente desta quinta-feira, 08 foi o Vereador Junior Carlos do PSB que falou sobre a qualidade de nossa saúde, onde essa semana foi noticiada na imprensa estadual que Apodi está quase na ultima colocação no índice de desempenho do SUS, ficando em 154 lugar, lamentando tal fato.

Ele ainda cobrou da PMA que resolva o problema de estradas vicinais do Vale do Apodi, onde a situação se encontra deplorável, praticamente comunidades estão sem acesso, sem ter como sair das suas próprias casas.

“Quem sofre com este abandono do poder público é a população mais pobre de nossa cidade” afirmou Júnior Carlos.

Genivan Varela parabeniza as mulheres por seu dia

No pequeno expediente o Vereador Genivan Varela do PC do B, trouxe sua fala parabenizando a todas as mulheres do nosso município, pelo seu dia, dia internacional das mulheres, afirmando ser de grande importância o papel delas na sociedade.

Ele falou de uma visita a uma associação do Vale do Apodi, onde seu novo presidente assumiu um mandato a frente daquela associação, destacando a importância dessas associações para Apodi.

Ele parabenizou Edjarles, Wesley e Claudio pela passagem do aniversario de ambos nesse dia 08 de março de 2012.

Paulo de Telécio cobra do secretário de educação providências urgentes

O Vereador Paulo de Telecio do PPS no pequeno expediente falou sobre sua preocupação com os alunos da comunidade de Melancias, onde nenhum carro está fazendo o transporte dos estudantes daquela comunidade, pedindo ao secretário de educação para resolver tal problema.

“O secretário precisa também explicar o que está acontecendo na escola da comunidade de Melancias, ele que tem que resolver isso, pois as famílias merecem uma explicação” afirmou Paulo de Telécio.

Em aparte o Vereador Arnaldo Costa disse que as crianças de Melancias estão estudando em um chiqueiro de porco, cobrando providencias urgentes sobre essa situação que se encontra os alunos de Melancias.

No pequeno expediente Nilson de João Lucas presta homenagem à família se Branquesa

O Vereador Nilson Fernandes do PMDB usou da palavra no pequeno expediente pedindo um minuto de silencio em prol da morte do senhor Branquesa, que faleceu esta manhã e que era funcionário da prefeitura municipal de Apodi, prestando essa homenagem ao mesmo e toda sua família.

Nilson lamentou a perca de um grande homem deixando seus pesares a família do falecido, a quem deve ser dado toda atenção.

Ângelo de Dagmar lamenta caos da saúde de Apodi

Vereador pelo PP, Ângelo de Dagmar usou da palavra no pequeno expediente onde falou sobre os relatos de seus colegas que o antecederam, dando foco a questão da saúde, a situação deplorável que se encontra a mesma, enumerando dezenas de falhas e pendências que existem na saúde apodiense.

“A saúde de Apodi está uma calamidade, por isso precisamos nos unir e fazer com que as coisas aconteçam, pois quem está doente não pode esperar” afirmou Ângelo.

Ângelo disse mais uma vez que Apodi é a única cidade que não tem nenhuma ambulância, e que a saúde em Apodi não é somente uma das piores do estado, mas sim do Brasil inteiro.

Ele fez uma homenagem às mulheres de Apodi em nome de sua mãe, Dona Dagmar frisando a recuperação da mesma, que já recebeu alta e que está de volta ao seio de sua família, e em breve de volta a Apodi.

Hélio da Ambulância aponta formas de como melhorar nossa saúde

No pequeno expediente o Vereador Hélio da Ambulância do PR afirmou que realmente a situação da nossa saúde é muito ruim, mas que já sabia que Apodi estava nessa colocação no ranking do SUS, devido a procura de pessoas de nossa cidade sua pessoa diariamente.

Hélio enumerou dezenas de formas de melhorar nossa cidade através de parcerias e convênios, pedindo que a prefeita acabe com essa burocracia que existe em nossa cidade e contrate serviços que venham beneficiar nossa cidade.

“Não posso resolver tudo, mas estou pronto para atender o que é possível pelas pessoas carentes de nossa cidade” afirmou Hélio da Ambulância.

Nilson de João Lucas aponta melhorias na região do pólo Góis

Na abertura do grande expediente o Vereador Nilson de João Lucas do PMDB, trouxe sua fala afirmando que ontem fez uma visita a comunidade do Sitio Pau dos Ferros, próximo a Sitio do Góis onde pôde rever vários amigos e ver o inicio de uma estrada que será feita beneficiando vários assentamentos e comunidades daquela região.

Nilson ainda relatou sobre o problema daquela região que era a falta de uma creche que deve iniciar nos próximos dias, beneficiando dezenas de crianças que precisam assistir aula mais próximos de suas casas.

Ele trouxe na tribuna na casa uma mensagem homenageando a todas as mulheres do mundo, lendo a mesma e prestando uma homenagem as mulheres pelo seu dia internacional, em nome de sua esposa Eleuza.

Genivan Varela cobra iluminação publica em comunidades rurais

No grande expediente o Vereador Genivan Varela do PC do B, falou de algumas visitas que fez as regiões da pedra e o do vale, onde mais uma vez comprovou o descaso do poder público no tocante a iluminação pública, frisando que as próprias pessoas estão comprando suas próprias luminárias, já que não têm assistência da municipalidade, que recebe por isso e não executa a reposição das luminárias.

Ele pediu ao secretario de obras que conclua o serviço da comunidade de Santa Rosa I, nas proximidades da fazenda de Luisão, onde foi feito segundo o Vereador um trabalho de qualidade, mas faltou cerca de 200 metros para atender as necessidades daquelas pessoas que ali residem, sem privar as pessoas dos direitos de ir e vir. “Esperamos que o secretário vá lá e resolva o problema daquelas pessoas” afirmou Genivan Varela.

Chico de Marinete diz ficar envergonhado com colocação de Apodi no ranking do SUS

No grande expediente o Vereador Chico de Marinete do PC do B, trouxe sua fala na sessão desta quinta-feira, 08 cobrando melhorias nas estradas da Chapada do Apodi, citando comunidades que estão praticamente isoladas devido às péssimas condições das estradas vicinais ali, comemorando a chegada de melhorias nas estradas do pólo Góis, anunciadas por seu colega Nilson.

Sobre a colocação de Apodi no ranking da saúde do estado, ele lamentou como agente de saúde, que nosso município se encontra nessa situação, que é no mínimo desastrosa. “Sinto-me envergonhado, triste com essa situação na nossa saúde” frisou Chico de Marinete.

Chico falou ainda sobre a situação que se encontra a educação em nossa Apodi, citando a situação de uma escola no Sitio são Bento na Chapada do Apodi, onde as crianças estudavam em um alpendre, isso devido a falta de assistência do poder público.

Falando sobre o dia internacional da mulher ele em nome de sua mãe Dona Marinete parabenizou a todas as mulheres do nosso município, adjetivando como sendo uma mulher lutadora e batalhadora que merece todo respeito.

Evangelista defende ações nas zonas, rural e urbana de Apodi

No grande expediente o Vereador pelo PR, Evangelista trouxe sua fala nesta quinta-feira, 08 comemorando o dia internacional da mulher, em nome de dona Dagmar Suassuna que recebeu alta hoje e que é um exemplo de uma mulher vencedora.

Ele citou a oportunidade que está tendo na casa de cultura popular de Apodi que está oferecendo bolsas aos jovens de nossa cidade, afirmando ser uma ótima oportunidade para nossa juventude, incentivando nossos jovens a irem até a casa de cultura e procurar se inscrever.

Evangelista relatou uma reunião promovida pelo secretario de educação na Escola Francisco Targino em Soledade, onde o secretário teoricamente agradou a todos os presentes, mas afirmou que está receoso com o anuncio de uma reforma por parte do secretario, ou seja, a escola pode parar por suas semanas, o que o deixa preocupado. “As pessoas estão atentas para ver se o que o secretário falou vai ser cumprido” afirmou Evangelista.

O Vereador lamentou a situação de um jovem que está há exatos dezesseis dias com o braço quebrado, sem ter como se resolver tal problema em Apodi. Ele afirmou de uma visita sua a Rua Valdemiro Barbosa em Soledade, onde ainda existem varias casas de taipas, onde dezenas de pessoas ainda sobrevivem em más condições de vida, frisando ser admissível que pessoas ainda convivam naquela situação, cobrando do poder público atenção àquela situação.

O parlamentar cobrou ações do poder público com relação à pavimentação do Conjunto Garilândia, onde as pessoas cobram do poder público, essa ação diariamente, por isso se faz urgente tão ação aquelas pessoas que precisam morar bem, ter condições de vida melhores.

Arnaldo Costa enaltece força da população de nossa cidade

Ultimo inscrito no grande expediente na sessão desta quinta-feira, 08 o Vereador Arnaldo Costa do PP falou sobre a indignação de cada colega Vereador, com as coisas que não acontecem em nossa cidade, relatando sua trajetória de vida fora de nossa cidade, mas afirmando que ama Apodi, e que nossa cidade merece muito mais.

“Nossos administradores sempre mentem quando estão no palanque, e as duas mentiras básicas são saúde e educação” afirmou Arnaldo Costa.

Arnaldo afirmou que se sente honrado por a marinha brasileira ter batizado um dos seus novos navios de “Apodi”, o que prova que nosso povo é forte, trabalhador, e que merece muito mais atenção da nossa administração.

Por fim ele parabenizou as mulheres de nossa cidade, em nome de sua esposa e de sua mãe, que são mulheres lutadoras que e que merecem todo respeito.

Requerimentos 015-016/2012 – De autoria do Vereador Chico de Marinete

No primeiro o Vereador pede recuperação de calçamento em um Rua do Bairro Caic e no segundo pede instalação de redutores em uma Rua também no Bairro Baixa do Caic, mais precisamente na Rua Severo Gomes.

APROVADOS de forma unânime.

Requerimento 017/2012 – De autoria do Vereador Genivan Varela

Pede que a prefeita envie a casa prestação de contas detalhas da arrecadação do ISS em 2011. Com planilhas detalhadas.

Aprovado por unanimidade.

Requerimento 018/2012 – De autoria dos Vereadores Evangelista e Ângelo de Dagmar


Pede que a prefeita proceda com a doação de um ônibus para uma viajem de jovens evangélicos de nossa cidade, da assembléia de Deus até Natal para um grande evento gospel.

Aprovado de forma unânime.

Projeto de Lei 007/2012 – De autoria do Vereador Junior Carlos

Dá denominação à Rua existente no Bairro de Lagoa Seca, de Francisco Batista de Oliveira apresentando suas limitações geográficas.

APROVADO de forma unânime.

Projeto de Lei 008/2012 – De autoria do Vereador Evangelista

Dá denominação à Rua existente no loteamento do Conjunto Bacural I de Avenida professora Maria Isabel de Assunção. Ela foi a primeira professora do Sitio Córrego, uma figura bastante conhecida na região.

Aprovado de forma unânime.

Projeto de Lei 009/2012 – De autoria do Vereador Nilson Fernandes

Dá denominação de Travessa Jose Valentim de Freitas, Rua localizada no Bairro Bico Torto, ao que dá outras providências.

Aprovado de forma unânime.

Projeto de Lei 006/2012 – De autoria do Vereador Ângelo de Dagmar

Dá denominações à Ruas existentes no loteamento Tabuleiro Grande em nossa cidade. O loteamento fica próximo a Avenida Vinght Rosado.

Aprovado de forma unânime.