quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Paulo de Telécio reitera disposição em servir ao povo mais pobre


No pequeno expediente o Vereador Paulo de Telécio usou da tribuna, ele começou dizendo que recebeu uma critica de uma pessoa de Santa Cruz, de um morador indignado com a situação da bomba que está quebrada a tempos, mas explicou que não depende infelizmente dos vereadores, que eles tem cobrado isso constantemente, pedindo ao secretário Junior Souza que se sensibilize com a situação daquele povo, inclusive do pai do secretário.

Ele ainda falou de problemas de estradas vicinais, disse que a revolta é do povo, não dos vereadores, pois o povo está vendo que eles estão cobrando, mas infelizmente os Vereadores não podem fazer do próprio, não podem realizar milagres.

“Eu quero dizer a todas as pessoas que votaram em mim, que podem confiar em mim, pois podem contar comigo, nesse um ano e dez meses que restam de mandato que é do povo” finalizou Paulo de Telécio.

Hélio Machado cobra postura da prefeita Goreti Pinto


O vereador Helio Machado em um aparte ao Vereador Paulo de Telécio cobrou postura administrativa da prefeita Goreti Pinto, que ela resolva o problema da bomba da comunidade de Santa Cruz.

Ele disse ser inadmissível que esta situação continue assim, que se fale todas as quintas na tribuna da casa, e nada seja resolvido. “Já cobramos demais, é hora de execução” disse Hélio Machado.

Junior Carlos fala da alegria de voltar às atividades legislativas


O Vereador Junior Carlos usou da tribuna da casa, dizendo da alegria de pode voltar a casa, após sua cirurgia, que mesmo estando em casa, acompanhou as sessões atentamente através das emissoras de rádio.

Em seguida Junior disse ter em suas mãos uma cópia do projeto da COEVAP, comunidade evangélica, pois essa classe precisa saber o que a prefeita tem disponibilizado para os evangélicos durante o período carnavalesco, pois se gasta 645 com o carnaval, e por isso tem que haver recursos para os evangélicos, que costumeiramente fazem seus retiros de carnaval.

Junior ainda falou da falta de transparência, da PMA, da falta de prestação de contas, pois os requerimentos que tratam disso, ou seja, de transparência, têm sido reprovados pelos vereadores da oposição. Será que o mandato da prefeita deixou de ser transparente? Indagou o Vereador!

Vereador cobra melhorias na estrada da Barragem de Santa Cruz


O Vereador Ângelo Suassuna iniciou o seu discurso na casa do povo, no pequeno expediente, primeiro saudando seu colega vereador Junior Carlos pelo volta a casa, após a cirurgia.

Ele pediu através de requerimento verbal a instalação de redutores de velocidade no cruzamento das Ruas Governador Dix Sept Rosado com Padre João da Cunha, frisando que é muito complexo o transito no local, onde têm acontecido vários acidentes.

O Vereador ainda pediu que fosse feito melhorias na estrada que liga a BR 405 a Barragem de Santa Cruz, visto o grande fluxo de pessoas durante o carnaval é enorme, por isso é necessário que se faça isso de forma urgente, para atender bem os turistas que vem para nossa cidade durante a festa de momo.

Presidente enaltece democracia, e prega independência da CMA


Na abertura do grande expediente o Vereador Evangelista, Presidente da CMA, falou de democracia citando o encontro partidário dos partidos que aconteceu em Aurora da Serra, informando que outro encontro será realizado no próximo domingo, na residência de Solon Regalado, presidente do PSDB local.

Evangelista frisou que essa mistura de experiência e juventude, é bom para Apodi, a experiência dos ex-prefeitos, com a juventude dos três vereadores Evangelista, Junior Carlos e Ângelo Suassuna, convidando aos demais colegas para se juntarem a este grupo, que busca o novo para Apodi.

Com dados em mãos, o Presidente prestou uma homenagem à equipe de endemias do município, por nossa cidade não está inserida em nenhuma lista de casos de dengue publicados em jornais da região, por isso essa equipe merece aplausos.

Ele reiterou a independência da Câmara, a nova postura da Câmara, pois ouviu algumas vezes essa semana, que logo o vereador Evangelista se venderia, pois isso jamais aconteceria, pois ele e seus colegas não são mercadoria de venda, que são do povo.

Continuando ele frisou que tem acompanhado diariamente os jogos carnavalescos, ressaltou que a casa está cheia todas as noites, adjetivou que o secretário Jairo Cesar é um homem que gosta de fato de esporte, é um herói, pois a prefeita lhe entregou 10 mil reais, e disse se vire, e o secretário tem feito de tudo para que os jogos sejam um sucesso, chamando a atenção da prefeita para olhar mais para o esporte de nossa cidade.

Em um aparte ele pediu ao poder público que resolva a questão da bomba da adutora, do Sitio João Pedro, um compromisso da prefeita, uma contrapartida, que infelizmente o povo tem que ter muita paciência com essa atual gestão, que sempre demora nas resoluções dos problemas, quando resolve, que infelizmente o povo é quem é prejudicado com tudo isso.

Nilson enaltece trajetória de Raimundo Cristino da Silva


No grande expediente o Vereador Nilson Fernandes iniciou seu discurso frisando das discordâncias que existem na casa, que isso é de praxe, pois cada tem sua opinião.

Nilson frisou que todos os secretários do município, têm vontade de fazer, que nota isso pela experiência de vida pública que tem, mas existem vários problemas, e alguns precisam ser resolvidos de forma mais urgente.

Ele ainda falou da nomeação da Rua que fica em frente ao Calçadão da Lagoa do Apodi, fez um relato da trajetória de vida, de Raimundo Cristino da Silva, exaltando todas as suas virtudes, usando todo seu tempo na tribuna para traçar detalhes importantes da vida de Raimundo Cristino.

Ao final ele pediu à prefeita que olhasse cada vez mais com carinho por nossa cidade, pois sabe que existem falhas, mas que o melhor está sendo feito em prol de Apodi.

“Se não tiver condições de realizar o trabalho com eficácia, saia” frisa Genivan Aires


O Vereador Genivan Aires usou da tribuna da casa no grande expediente, parabenizando a casa por escolher o nome de Raimundo Cristino, para a Rua no Calçadão da Lagoa do Apodi, disse que não teve o prazer de conhecer o mesmo, mas que conhece bem seus filhos e que é justa essa homenagem.

Continuando ele falou mais uma vez do corte de terras, a falta de combustível para as associações, para que sejam cortadas as terras, mas que até agora esse óleo não chegou até esses produtores, e os mesmos estão sendo prejudicados.

Ele falou das dificuldades dos secretários municipais que não têm autonomia para resolver os problemas das pessoas, frisando que se não tiver como resolverem o problema das pessoas, saiam, deixem a secretaria que é melhor.

Genivan ainda convidou os colegas para uma final de futebol que será realizado neste final de semana em uma comunidade rural da região da pedra, convidando-os ainda para uma outra competição que será iniciada na comunidade de Sororoca, lamentando a ausência do Poder público com relação a mesma, que espera sensibilidade da prefeita e de seu secretário.

Projeto de Lei - 005/2011 – De autoria do Vereador Evangelista

De autoria do Vereador Evangelista que dá nome a Escola Municipal do Assentamento Aurora da Serra, de Maria de Lourdes Sena.

O Projeto foi encaminhado às comissões.

Projeto de Lei 005/2011 – De Autoria do Executivo

Que autoriza o poder executivo a firmar parceria com o grupo de jovens católicos da comunidade de Rio Novo.

O projeto foi encaminhado às comissões.

Projeto de Lei 007/2011 – De autoria da Mesa Diretora


Dá nome a Rua que fica em frente ao Calçadão da Lagoa do Apodi, de Raimundo Cristino da Silva. Evangelista pediu dispensa das comissões o que foi acatado pela mesa, e em seguida colocado em votação.

Colocado em votação o projeto foi APROVADO à unanimidade.

Projeto de Resolução 001/2011 – De autoria do Vereador Evangelista


Autoriza a CMA a se filiar a ABRACAM, a mesma cobra uma taxa mensal de 300 reais, possibilitando assessoria e benesses a todos os vereadores.

O projeto foi colocado em discussão teve indagações de Ângelo Suassuna, Nilson Fernandes, e o apoio de Chico de Marinete, e ainda a explicação por parte do Vereador Evangelista sobre a funcionalidade do órgão.

Projeto APROVADO de forma unânime

Requerimento 009/2011 – De autoria do Vereador Ângelo Suassuna


Que seja requisitado informações sobre quantidade de mercadorias, alimentos da secretaria de bem estar social, pois segundo o vereador a secretaria recebeu uma grande quantidade de feijão, mas o mesmo não chegou de fato às pessoas carentes de nossa cidade, frisando que este feijão é pra ser distribuído com o povo e não para a plantação.

APROVADO de forma unânime

Requerimento 010/2011 – De autoria do Vereador Júnior Carlos


Seja solicitada a prefeita Goreti Pinto, informações sobre a construção da escola pólo do Vale do Apodi, como local, valor da obra, empresa contratada entre outras.

Em discussão Nilson informou que o local será na comunidade de São Lourenço.

Em votação o Requerimento foi APROVADO de forma unânime

Requerimento 011/2011 – De autoria do Vereador Evangelista


Solicita informações básicas da construção da obra da UBS, da Chapada do Apodi, que está sendo construída na comunidade de Soledade, pedindo que a prefeita fixe a placa com informações da obra.

Em discussão Ângelo afirmou que isso parece piada, pois quando se tem a obra não tem a placa.

Em votação foi APROVADO de forma unânime.

Requerimento 012/2011 – De autoria do Vereador Evangelista


Requer informações sobre os membros do PSF da Chapada, médicos, enfermeiros, funcionários e locais de atendimento as pessoas da Chapada do Apodi.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 0013/2011 – De Autoria do Vereador Evangelista


Solicita da prefeita Goreti Pinto informações da limpeza de Soledade, quem é o responsável, dias de coleta de lixo, entre outras informações.

Em discussão Evangelista frisou que um único gari que tinha na comunidade, foi retirado, deixando o lixo tomar conta do centro da comunidade, que segundo o vereador merece respeito.

APROVADO de forma unânime.